X

RECUPERAÇÃO E PÓS OPERATÓRIO DA RINOPLASTIA

O pós-operatório da rinoplastia é algo que assusta muitas pessoas que querem melhorar o nariz. No post de hoje falaremos com detalhes sobre tudo o que pode acontecer durante os meses que sucedem a operação, para que você fique preparado para o que der e vier! Em primeiro lugar, vale destacar que a recuperação da rinoplastia não é igual para todos. Contudo, há algumas situações recorrentes das quais é bom você estar ciente.

SINTOMAS DA RINOPLASTIA

Primeiramente, vamos falar sobre os principais sintomas da Rinoplastia, aqueles comuns à maioria das pessoas e esperados após uma cirurgia feita com sucesso e sem complicações.

1 – Dor

Independentemente do método utilizado ou do tipo de cirurgia feita, é comum que, no pós-operatório da rinoplastia, o paciente sinta uma dor relativamente forte no local e também dor de cabeça, mas isso dura pouco tempo, cerca de um ou dois dias. Durante este ínterim, grande parte dos pacientes fazem uso de analgésicos narcóticos. Passado esse período, a dor fica mais amena e os pacientes trocam os remédios fortes por outros mais fracos, como paracetamol.

Caso o paciente sinta dores intensas e insuportáveis, há grandes chances de que ele esteja com uma infecção. Portanto, caso isso ocorra durante a recuperação da rinoplastia, procure seu médico o quanto antes.

2 – Tala, tampões e esparadrapo

Como mencionado em nosso primeiro post sobre como é feita a rinoplastia, o pós-operatório da rinoplastia inclui o uso de uma tala por um período que varia de quatro a sete dias, aproximadamente, findo o qual ela é substituída por um curativo simples que deverá ser usado por cerca de sete dias. Tais artifícios são necessários para a imobilização e melhor acomodação da nova estrutura nasal.

Você sairá da cirurgia com um tampão de gaze em cada orifício nasal. Dependendo da cirurgia feita, o uso de tampões pode ser necessário por até três dias, mas na maioria dos casos eles são dispensados antes disso. Logo, não preciso nem mencionar que nos primeiros dias da rinoplastia pós-operatório você terá que respirar pela boca, certo?

3 – Sangramento após a rinoplastia

Não se assuste caso seu nariz sangrar. Isso é bastante comum na primeira semana de recuperação da rinoplastia e pode acontecer ocasionalmente após esse tempo. No entanto, caso o sangramento seja excessivo, consulte seu médico.

4 – Congestão nasal

É extremamente comum (e muito chato, por sinal) apresentar congestão nasal por algumas semanas após a rinoplastia. Isso é normal e fácil de ser entendido: o inchaço do nariz causa a obstrução das vias aéreas. A congestão é intensa nos primeiros dias e tende a ficar mais amena ao longo do fim da primeira semana.

Paciente após 1 mês da rinoplastia, com o nariz muito inchado

5 – Respiração melhor ou pior

Mesmo com o congestionamento nasal provocado pelo edema do nariz, os pacientes que sofrem de problemas respiratórios poderão experimentar uma melhora na respiração no pós-operatório da rinoplastia. Para alguns essa sensação boa é imediata e para outros leva mais tempo para ser percebida.


Todavia, caso sua operação não tenha sido feita por motivos funcionais, ou seja, você sempre respirou bem, é provável que se incomode mais com a congestão nasal do pós-operatório da rinoplastia do que aqueles que tinham dificuldades respiratórias anteriores à cirurgia, até por não estar acostumado a este quadro.

6 – Insônia

Uma das consequências diretas da congestão nasal, da piora na qualidade da respiração e também no uso prolongado de tampões nasais, são noites mal dormidas (a não ser que você seja acostumado a respirar pela boca). Portanto, pode ser que você tenha que usar remédios para dormir nos primeiros dias da recuperação da rinoplastia – sempre com indicação médica!

Para melhorar esta situação, o paciente deve ficar longe de ambientes com ar seco e, além disso, usar um spray nasal salino no nariz diariamente (e quantas vezes achar necessário durante o dia). Mas atenção: só assopre o nariz com o consentimento do seu médico! Essa frase soa estranha fora do contexto, mas é que todo cuidado é pouco… Não dá para sair da sala de operação e assoar o nariz, pois há suturas que poderão ser desfeitas.

7 – Hematoma e inchaço após rinoplastia

É normal apresentar inchaço e hematomas tanto na região do nariz, quanto na região das bochechas e dos olhos após a operação, principalmente se o médico provoca a  fratura os ossos nasais. Isso, contudo, varia de paciente para paciente. Alguns pacientes sequer apresentam hematomas e outros ficam com a região logo abaixo dos olhos bem inchada e escura.

Os hematomas costumam desaparecer após uma ou duas semanas. Para amenizar este quadro, o médico poderá receitar algum remédio ou planta medicinal, os quais, todavia, devem ser tomados apenas se prescritos… não tome nada por conta própria.

Mas afinal de contas, por que a região dos olhos incha e fica roxa após a rinoplastia? Isso ocorre porque durante a cirurgia é comum que o sangramento se espalhe sob a pele. Esse edema fica mais acentuado nos dois primeiros dias de pós-operatório da rinoplastia e no sétimo dia os hematomas normalmente já estão amarelados/marrons. Porém, em algumas pessoas essas bolsas nos olhos podem levar meses para sumirem completamente, conforme a predisposição genética de cada um.

A paciente das fotos ao lado apresentou acentuado edema na área dos olhos após a cirurgia feita com fratura provocada, ficando praticamente irreconhecível (se as fotos não estivessem juntas, você saberia que se trata da mesma pessoa?). No dia seguinte após o procedimento cirúrgico os hematomas começaram a surgir, embora fossem mais tímidos. Já no segundo dia o edema e a equimose atingiram o ápice e, a partir disso, começaram a regredir até ficarem como na foto à sua direita. A pergunta que não quer calar é: será que doeu? Veja você mesmo a declaração dada pela paciente:

Minha cirurgia foi feita há uma semana atrás! Foi indolor e eu simplesmente amei o resultado – mesmo após uma semana, a maior parte do hematoma sumiu e meu nariz está muito menor e definido, sendo que ele ainda deve estar inchado!

8 – Remoção da tala e dos pontos

Após cerca de uma semana à dez dias da cirurgia, eventuais pontos que restarem são removidos e o paciente é liberado do uso da tala. Passado esse período, você poderá lavar sua face delicadamente e, caso queira, usar um pouco de maquiagem para disfarçar as marcas da cirurgia ao sair de casa.

9 – Inchaço prolongado e dormência

Passadas duas ou três semanas da rinoplastia, você perceberá que o inchaço terá regredido bem, aproximadamente 70%. Os outros 30%, contudo, irão regredir aos poucos, ao longo de cerca de um ano. Além disso, você poderá notar um inchaço ao exercitar-se ou realizar tarefas que demandem esforço físico.

Nessas primeiras semanas após a cirurgia é normal que você se sinta meio “esquisito”, com pouca sensibilidade na região do nariz, com a sensação de que há algo errado nele e de que ele não lhe pertence, principalmente ao sorrir. Isso não é motivo para preocupar-se, pois é algo plenamente normal e esta dormência demora algumas semanas para ir embora.

Você também poderá sentir algumas pontadas e dores no nariz após certos movimentos e toques.

Nos dois primeiros dias do pós-operatório da rinoplastia, recomenda-se que se faça compressas de gelo nas regiões com edema descobertas (bochechas e área dos olhos).

10 – Nariz escorrendo

Nos primeiros meses seguintes à cirurgia plástica no nariz, pode ser que seu nariz escorra com mais facilidade, principalmente quando estiver irritado, como em ambientes secos. A rinite e outras alergias podem piorar ou até mesmo melhorar, dependendo do paciente (é a mesma lógica da melhoria na qualidade da respiração: quem possuía desvio de septo que foi reparado na cirurgia, possivelmente notará uma melhora).

Vale ressaltar que este quadro é temporário, ou seja, você terá que aguentá-los por apenas alguns meses, que passam num piscar de olhos.

11 – Mau cheiro no nariz após rinoplastia

Algo que muitos sites de rinoplastia e os próprios pacientes que fazem relato da recuperação da rinoplastia em blog não costumam mencionar é sobre um odor desagradável que pode ser exalado pelo nariz algum tempo depois da operação.

Se isso acontecer, não se preocupe, é algo normal que acontece com muitos pacientes. Mas por que isso acontece? Pois bem. A cavidade nasal possui um revestimento mucoso que atua propulsionando o muco (que é naturalmente produzido pelo organismo) até a garganta. Essa ação involuntária ocorre todos os dias e é indispensável para que as vias aéreas se mantenham limpas… afinal, nosso organismo produz cerca de 1 litro de muco por dia, bastante não?! Acontece que depois da rinoplastia o funcionamento do nariz demora entre 4 a 6 semanas para retornar à normalidade, e durante este período ocorre acumulação de muco, que é a origem do mal cheiro.


O pior disso tudo é que o mal cheiro pode  durar um mês ou mais e é algo extremamente desagradável pois, por se localizar no próprio nariz, não há como evitar senti-lo… E para piorar, não é apenas cheiro, mas gosto também, devido à interligação entre as vias dos sistemas respiratório e digestivo.

Para tentar evitar ao máximo este quadro ou acabar com o problema, você deve limpar o nariz diariamente com um spray salino.

Mas atenção: caso isso aconteça com você, a primeira coisa que deve fazer é procurar seu médico o quanto antes possível. Apesar de ser normal o surgimento de um mal odor após a cirurgia, isso também pode ser sinal de uma infecção. Portanto, se seu nariz está cheirando mal, não se desespere, apenas marque uma consulta com seu cirurgião e espere pelo diagnóstico.

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE RINOPLASTIA – PÓS OPERATÓRIO

Agora vamos responder algumas das principais dúvidas que os pacientes tem sobre a rinoplastia – recuperação. Lembramos que as respostas aqui dadas tem caráter tão-somente informativo e não substituem as orientações prestadas por médicos.

1 – Massagem no nariz ajuda a desinchar?

Talvez você tenha lido em algum lugar relato de alguém que tenha feito massagens no nariz durante a recuperação da rinoplastia como forma de amenizar o inchaço. A eficácia desta tática encontra divergência entre os especialistas. Alguns médicos sugerem aos pacientes que façam uma massagem leve a partir do primeiro mês após a cirurgia, já outros condenam intensamente a prática, alegando que isso não contribui em nada e ainda pode atrapalhar no processo de cicatrização do nariz.

Ao fazer a rinoplastia, você deve ter em mente que suas “novas” estruturas nasais são delicadas e merecem cuidado. Então, antes de decidir tentar a sorte e começar a massagear seu nariz como se não houvesse amanhã, consulte seu médico. Só ele poderá dizer se isso pode ser feito ou não.

2 – Em quanto tempo posso voltar a TRABALHAR depois da rinoplastia?

Após cerca de três dias ou menos provavelmente você estará se sentindo bem o suficiente para as atividades do dia-a-dia. Contudo, a maior parte das pessoas que passam por uma rinoplastia tiram pelo menos uma semana de folga, pois normalmente é o tempo que leva até a retirada da tala e dos pontos. Mas, isso não significa que você não possa ir trabalhar com a tala, caso queira e esteja se sentindo bem.

É possível afirmar que depois de uma ou duas semanas o paciente já estará com uma aparência boa o suficiente para sair pela rua sem atrair olhares curiosos.

Paciente no 4º dia após o procedimento cirúrgico

3 – Em quanto tempo depois da rinoplastia posso praticar EXERCÍCIOS FÍSICOS e academia?

Os médicos costumam liberar os pacientes para a prática de exercícios físicos após no mínimo duas a três semanas da rinoplastia, desde que com baixa intensidade. Isso se deve ao fato de que esforços físicos causam o aumento da pressão arterial que, por sua vez, poderá aumentar o inchaço e causar sangramento nasal.

Durante esse tempo de recuperação da rinoplastia, provavelmente o médico lhe dirá para fazer caminhadas leves.

4 – Em quanto tempo se pode TOMAR SOL depois da rinoplastia?

Nos primeiros meses da rinoplastia pós operatório, a pele de seu nariz apresentará maior sensibilidade e isso inclui uma maior propensão à manchas e descamação ao expor-se aos raios solares. Em razão disso, você não poderá tomar sol direto no nariz por três meses.

Note que estamos falando da incidência de raios solares diretamente na região operada, isto é, você não terá que viver num casulo por três meses, mas apenas proteger-se bem com chapéus e protetor solar e não sair nos horários com maior incidência de radiação solar.

Qualquer dúvida sobre esta questão poderá ser melhor solucionada por seu médico.

Adquira um sombreiro para andar pelas ruas após sua rinoplastia

5 – Em quanto tempo após a rinoplastia posso USAR ÓCULOS?

Há restrição quanto ao uso de óculos durante a recuperação da rinoplastia pelo fato de que um peso constante no dorso nasal poderia causar uma leve deformação no local ainda não recuperado totalmente. Via de regra, o paciente pode voltar a usar óculos após um mês da cirurgia plástica, em média.

6 – Posso encostar em meu nariz?

Não precisa ser tão bitolado quanto a isso. Seu nariz é delicado sim, mas não é qualquer toque que o “desmontará”, portanto, fique tranquilo. Apenas siga as instruções do médico e alerte-o de qualquer sinal estranho que eventualmente surgir no pós-operatório da rinoplastia.

7 – Afinal, a recuperação da rinoplastia é suportável?

Como dito no início do post, cada recuperação da rinoplastia é diferente. Tudo que citamos até agora são apenas alguns pontos em comum entre a maioria dos pacientes, mas isso não significa que você apresente todos ou somente estes sintomas. Logo, o melhor a se fazer é ouvir a opinião de várias pessoas… Converse com outros pacientes e procure por mais de um blog de rinoplastia para obter informações.

Além disso, é importante frisar que os períodos de duração das situações descritas neste post levam em consideração apenas a rinoplastia sem retoques. Caso o paciente venha a fazer retoques, os sintomas, obviamente, perdurarão por mais tempo e a recuperação da rinoplastia será mais chatinha e demorada.

Agora, o que realmente importa, no fim das contas, é saber se o pós-operatório da rinoplastia é suportável ou não. Afinal, todos nós sabemos que se trata de uma cirurgia e, como tal, não daria para esperar só alegria e total bem-estar. Quem vai atrás de um procedimento cirúrgico como este está disposto a sacrificar um pouco de sua comodidade (e de seu dinheiro) em prol de algo maior: um novo rosto e/ou uma maior qualidade de vida.

Pois fique sabendo que, apesar dos pacientes não afirmarem que a recuperação da rinoplastia é uma delícia, eles sempre dizem que é suportável e que valeu a pena (quando bem sucedida, logicamente). Portanto, tenha em mente que este é um caminho necessário e praticamente insignificante para atingir seu objetivo.

View Comments (258)

  • Gostei muito das dicas deste site! Estou no 4o dia após a operação e as descrições aqui sao bem coerentes, no meu caso o pós operatório esta bem tranquilo, o incomodo maior é realmente par dormir de barriga e rosto para cima. De resto estou tirando de letra!

  • Gostei muito!fiz uma rinoplastia há um ano e há um mês fiz o retoque, gostei do resultado só que senti muita dor no retoque e os pontos ainda não cairão

    • Olá Rosana, fiz minha cirurgia a 20 dias, eu tinha um desvio de septo em S, muito acentuado e já noto que será preciso um retoque, as narinas ficaram bem diferentes, aconteceu isso com vc?? Estou bem preocupada Pq tenho medo de não ficarem assimétricas. Obrigada

      • Olá Aline, de acordo com a médica que irá fazer a minha rinoseptoplastia, a cicatrização total é em 1 ano e a parcial em 2 ou 3 meses. Seu nariz ainda irá mudar bastante. Suas narinas podem estar assimétricas agora mas daqui a alguns meses voltarão ao normal. Se depois de 1 ano ainda estiverem "tortas" terá que fazer um retoque. Fique tranquila, já vi muitos casos iguais ao seu na internet e voltaram ao normal com o tempo.

    • Fez o retoque por erro médico ou insatisfação com o resultado? Pagou o preço de uma rinoplastia normal no retoque?

      • ola também fiz a cirurgia de septo ha um ano e minhas narinas ficaram assimétricas, vou fazer retoque porem não vou pagar

  • Olá! Pretendo fazer rinoplastia para fins estéticos, entretanto, tenho rinite e sinusite e meu nariz está constantemente congestionado. É provável que, após eu relatar isso ao otorrino cirurgião, ele me peça exames e me recomende uma cirurgia estética e também funcional?

    Outra dúvida, o medico com quem eu pretendo realizar a cirurgia atende de segunda-feira e fica muito distante e difícil de chegar. Para não atrapalhar meu serviço (é complicado eu faltar), será q eu posso passar com outro otorrino e pedir pra ele me encaminhar para realizar todos os exames necessários para a rinoplastia, só pra eu economizar uma consulta q possa atrapalhar meu dia de trabalho?

    Ultima dúvida! Se por acaso meu nariz ficar torto ou não tiver uma melhora significativa e eu precisar de retoque por não estar satisfeita, o cirurgião cobrará novamente?

    Muito obrigada e parabéns pelo seu excelente trabalho!

    • Boa tarde, Karoline. Obrigada pela visita!

      Quanto à primeira pergunta: Sim, é provável que ocorra exatamente isso.

      Quanto aos retoques, normalmente funciona assim: você só paga as despesas do hospital e da anestesia, ou seja, o médico não cobrará honorários. É estipulado um período para retoques, que normalmente vai até 1 ano após a cirurgia. Converse sobre isso com seu médico para saber mais detalhes.

      Por último, em relação à consulta com outro otorrino, você até pode fazer isso, mas pode ser que o cirurgião peça exames a mais. Cada médico trabalha de uma forma.

  • Olá! Estou começando a pesquisar sobre rinoplastia e implante de silicone das mamas. Encontrei blogs dizendo que o otorrino é a melhor indicação para se fazer rino, devido ao seu conhecimento da parte funcional, e não apenas estético. Porém, como quero colocar silicone tudo junto, o custo de dois cirurgiões seria muito maior que apenas um que fizesse tudo. Gostaria de opiniões e indicações de bons cirurgiões plásticos que resolvesse ambas as coisas em apenas um dia de cirurgia (se possível, gostaria de ver fotos de antes e depois). Muito obrigada!!! Beijos

    • Fiz a cirurgia de redução de mama e colocação de prótese de silicone, a doía anos atrás e a 35 dias fiz uma ri tido plastia. E agora no próximo dia 24 do 9 vou realizar uma cirurgia de rinoplastia tudo os procedimentos com o mesmo médico. Gostei muito do resultado.

  • gostaria de tirar uma duvida. Desdo dia que fiz a rinoplastia com desvio de septo tirei os pontos e fiquei com uma pequena abertura do lado esquerdo do nariz isso é normal?

    grata .

  • Oi pessoal,fiz a rino e a septo,foi bem tranquilo, Anestesia assistida .Bem uns 10 dias antes da cirurgia o médico mandou tomar arnica q é um anti-flamatório natural,e que era para continuar depois pq iria ajudar com os hematomas tbm.É muito desconfortável, mas pra quem já estava acostumada a respirar só pela boca ate q foi tranquilo,estou no 6 dia pós-cirurgia, já consigo respirar pelas 2 narinas mesmo com um pouco de secreção, o rosto esta um pouco inchado e amarelado,no geral valeu a pena!

  • Achei boas as dicas. Fiz há uma semana e não tive nenhuma dor e fiquei com muito pouco hematoma.