TURBINECTOMIA: Como é Feita, Indicações, Pós Operatório

Uma turbinectomia é um procedimento cirúrgico que é usado para ajudar a aliviar a congestão nasal crônica. O procedimento pode ser realizado em conjunto com outros tipos de cirurgia como rinoplastia e septoplastia. Existem várias técnicas diferentes para este procedimento e cada um deles é útil em diferentes situações.

Indicações

  • Acesso cirúrgico durante a cirurgia endoscópica nasossinusal
  • Congestão nasal subjetiva devido à hipertrofia de corneto que falhou a terapia médica apropriada
  • Pode ser feito em combinação com outra cirurgia de vias aéreas como  septoplastia e tratamento  multinível para apnéia obstrutiva do sono.



Há várias razões por que uma turbinectomia pode ser recomendada. Pacientes que sofrem com inflamação nasal constante ou freqüente inchaço das adenóides são bons candidatos para este tipo de operação. Se houver um desvio de septo nasal, uma turbinectomia inferior pode ajudar. Deve haver tumores ou outros crescimentos presentes nas passagens nasais, este tipo de cirurgia pode muitas vezes trazer algum alívio.
Quem pode fazer uma turbinectomia
Estruturas nasais dos cornetos

Com pacientes que sofrem de apnéia do sono, uma turbinectomia pode muitas vezes facilitar o descanço suficiente para se sentirem mais revigorados ao acordar. No entanto, conforme citado anteriormente este tipo de cirurgia para esses problemas de saúde geralmente não são recomendado depois que medidas menos invasivas forem experimentadas.

Contraindicações

Pacientes que vivem em um ambiente  com muito pó ou seco podem não ser bons candidatos, entretanto cada caso é um caso. A diminuição da área de superfície devido a perda da mucosa inferior do corneto pode possivelmente predispor os pacientes a ter um quadro de mucosa nasal seca. Isso pode levar a formação de crostas e obstrução.

Como é feita a turbinectomia

A forma mais comum do procedimento envolve a remoção parcial ou total do osso conhecido como o cornetos nasais – pode ser realizada uma turbinectomia bilateral ou parcial. A turbinectomia parcial é um método de cirurgia de redução de corneto para reduzir a área inferior que às vezes é muito grande. Este osso encontra-se nas laterais do nariz. O corneto é protegido por uma membrana mucosa fina. Pessoas com alergias muitas vezes resolvem o problema depois de serem submetidos a este tipo de operação. Este procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia geral.

Estrutura normal e recomandada para turbinectomia

Durante uma turbinectomia parcial, a frente do corneto inferior é ressecada e removida com uma tesoura cirúrgica, incluindo a mucosa e osso. A parte da camada mucosa do corneto inferior medial e lateral são removidos. Alguma hemorragia secundária pode ocorrer. Este procedimento cria uma superfície grande ferida ao longo do corneto inferior e normalmente não preserva a aerodinâmica do corneto inferior.


A turbinectomia a laser surgiu nos últimos anos. Esta abordagem torna possível cauterizar as incisões causadas pela cirurgia, isso minimiza as chances de desenvolver infecções. O paciente muitas vezes pode conseguir a recuperação em um curto período de tempo.

Foto de nariz perfeitoTurbinoplastia

Duas técnicas principais caem sob a categoria de turbinoplastia. Numa das técnicas utiliza-se um instrumento para o reposicionar corneto lateralmente e aumentar a permeabilidade das vias aéreas. Na técnica de ressecção da submucosa, uma incisão é feita na cabeça do corneto. Uma parte do tecido corneto é removido e posteriormente a mucosa é reaproximada para se curar sobre o corneto menor. A perfuração do retalho da mucosa ou má aproximação da incisão pode resultar em crostas, sinéquias e sangramento.


Preço

Os valores podem variar bastante, entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00, pode depender também se é feita em conjunto com a septoplastia e rinoplastia. É possível também que ela seja feita pelo SUS de forma gratuita.

Pos operatorio

Geralmente isto não é mencionado pelos cirurgiões e algo muito importante:

  • Muitas pessoas submetidas a este procedimento podem ter uma melhora na respiração, entretanto mais tarde, pode haver um efeito reverso, talvez devido a aerodinâmica nasal alterada e que consequentemente causa atrofia e uma má climatização nasal.
  • Os sintomas incluem sangramento, formação de crostas,  rinite atrófica secundária e uma sensação de respiração congestionada, que na verdade é causada por uma cavidade nasal muito vazia. Outro ponto a se observar é que a inervação dos cornetos é afetada pelo tecido cicatricial. O tecido de cicatriz é um tecido de substituição de baixa qualidade com sangue ruim e quantidade de nervos.

66 thoughts on “TURBINECTOMIA: Como é Feita, Indicações, Pós Operatório

  1. anaias gonçalves ferraz

    preciso fazer uma turbinectomia parcial inferior bilateral.gostaria de saber se vou poder respirar normalmente,poder nadar,dormir.sem ter que usar medicação e anti-alergicos,ja pensei em me matar.é muito ruim ficar sem respirar,nenhuma medicação resolve mais.

    Reply
    1. Laura

      Ananias, se vc nao consegue mais respirar enquanto dorme, se fizer a cirurgia, o pos operatorio só vai durar 7 dias. Pra quem ja esperou a vida toda, dá pra esperar mais 7 dias.

      Reply
    2. Marcos

      E horrível fiz a turbinoplastia e septoplastia e estou em recuperação mas ainda sinto falta de ar pois estou com curativo nariz ,é uma sensação péssima pois as vezes falta ar até pela boca e ainda assim percebi melhora e ainda fará uma semana da cirurgia .

      Reply
  2. Alfredo

    Anaias, sem dramas. Eu estava também como tu. Fiz a cirurgia há 10 dias e já me sinto muito bem. É rápida e de fácil recuperação. Procure um bom otorrino e boa sorte.

    Reply
    1. Simone

      Alfredo vc fez pelo convenio?Qual convenio? Vc fez somente a turbiniplastia? Se olfato e sua respiraçao melhorou?

      Reply
  3. lara

    Fiz minha cirurgia sabado pela manha.. Meu nariz estava pingando sangue mais frequente mas agora ja passou.. Quando eu estava internada o medico veio me explicar que nos primeiros dias vai tampar completamente e que depois passa. Levando em consideração que fazendo ou não a cirurgia eu ja não respirava, optei por fazer, e nao me arrependo de modo algum. Externamente ja é perceptível a mudança q teve no meu nariz.

    Reply
      1. sergio

        vc fez a cirurgia com qual medico como foi o seu pos operatorio hj alem da rinite alergica adiquiri a rinite medicamentosa. mas so a noite de dia nem uso remedio mesmo assim o medico pediu a cirurgia mas nao sei se realmente e necessaria

        Reply
        1. Herik

          Seguindo orientação de meu otorrino (Dr Ocar Loyola), pra me livrar do vício em descongestionantes, passei um mês usando NEOSORO H, que é basicamente solução salina a 3% numa bombinha aplicadora. Arde, mas funciona muito bem, e tem que aplicar algumas vezes ao dia.

          Depois disso foram 15 dias usando antibióticos até marcar a cirurgia, pois a crise aguda atrapalha o procedimento.

          Fiz a cirurgia há 18 dias, os primeiros 7, 8 dias da cirurgia foram da pior crise que já tive, com dor, sangramento e inchaço, até a retirada dos splints (apoios de silicone pra posicionar o nariz), AI COMEÇA A MELHORA REAL.

          Daí pra frente, obstrução melhora, o ronco diminui (agora minha mulher consegue dormir), e o ar começa a passar pelo nariz quase que normalmente…

          E olha que fiz três procedimentos de uma vez: septoplastia, turbinectomia e sinusectomia.

          VALE A PENA FAZER A CIRURGIA.

          Reply
  4. yara

    Oi’h, To pra fazer (turbinectomia e Adenoidectomia) em março e gostaria de saber se nessa cirurgia colocam Splints nasal???

    Reply
  5. Patrícia.

    Boa tarde, preciso fazer a turbinectomia , mas trabalho em um local que contém muito pó, corre o risco de causar a hipertrofia dos cornetos novamente?

    Reply
    1. Tomás

      Corre o risco sim, pois aconteceu comigo. Após 2 anos tive que fazer de novo a cirurgia pois hipertrofiou novamente.

      Reply
    2. Simone

      Patricia vc ja fez a cirurgia? por qual convenio? Vc fez somente a turbinoplastia? Seu olfato e sua respiraçao melhorou?

      Reply
  6. Lucia Beraldo

    Fiz turbinectomia e septopladtia há 6 dias.Ainda tô meio entupida,mas a recuperação tá sendo tranquila.Como é bom respirar…..devia ter feito antes.

    Reply
  7. Rayla

    Boa tarde, estou com dúvidas em relação à cirurgia de turbinectomia. Tenho rinossinusite crônica e meu médico me chama de “super alérgica”, pois é realmente muito forte. O ideal seria a cirurgia para diminuir a hipertrofia dos cornetos (vejo eles “inchados” pelo espelho, quase encostados no septo) e também tenho bastante coriza. Entretanto, li que algumas pessoas, ao contrário do que deveria acontecer, apresentam piora no quadro de obstrução nasal e fiquei receosa. Ao ler essa matéria, vi que pacientes que vivem em ambientes com muito pó não são candidatos a essa cirurgia. Minha dúvida é nesse sentido, pois moro em apartamento sem forro, apenas telhado, e sem outros prédios ao lado. Dessa forma, qualquer vento derruba muita poeira do teto e tudo vive empoeirado, por mais que se limpe todos os dias. Essa cirurgia apenas diminui o tamanho dos cornetos, sem influenciar na coriza? E, no caso de cornetos que incham e desincham quase todo dia, a cirurgia é recomendada?
    P.S.: Já tentei tratamento com corticoide e sprays nasais.

    Reply
  8. Sueli Benedita Wenceslau Marqueti

    Eu me chamo Sueli a quase dez meses fiz uma rinoplastia com desvio de séptico e a úvula , e agora fiz uma Tomografia da face deu que tenho que fazer uma turbinectomia estou com muito medo. o que devo fazer pois vão mexer na minha úvula que caiu novamente . Muito obrigada. Que Deus nos abençoe.

    Reply
  9. Sueli Benedita Wenceslau Marqueti

    Bom dia eu fiz a quase um ano uma rinoplastia com desvio de séptico e úvula e agora fiz uma tomografia da face, O resultado deu que tenho que fazer uma turbinectomia estou com medo pois vão mexer na minha úvula que caiu. Mas estou com muito medo. Obrigada que Deus nos abençoe.

    Reply
  10. Simone

    Meu inchaço nos cornetos esta causando ressecamento nas vias respiratória, ressecou minha mucosa, sinto pressão no ouvido e olfato bem diminuído. Sera que a cirurgia resolve?

    Reply
    1. Igor

      Simone, estou com o mesmo problema que você. Por quanto tempo você ficou assim? O seu olfato melhorou? Estou preocupado com isso.

      Reply
  11. Karin Correia Gaspechach

    Meu filho de 10 anos só respira pela boca… não aprendeu a usar o nariz! Já levei em vários otorrinos que só fizeram tratamento para rinite alérgica que não adiantava de nada!! Até que me falaram sobre essa redução dos cornetos… Na idade dela já pode ser feita?? O pós operatorio é mto sofrido??

    Reply
  12. Fabio

    Acabei de sair do hospital, não tive sangramento, já posso perceber a melhora na respiração, mesmo com gasse na narina, recomendo sempre, qualidade de respiração é tudo.

    Reply
  13. Fabio

    Fiz septoplastia e turbinectomia a 4 dias me Sinto hiper bem n tive inchaços nada estou começando a respirar de verdade

    Reply
  14. wallace

    olha gente,eu fiz o desvio de septo e turbinectomia,o pos operatorio e horrivel,ninguem merece e muito sofrimento,eu operei ja faz 3 anos e ainda sofro com dificuldade pra respirar,nao resolveu em nada e as vezes parece que esta pior.ja nem sei o que fazer mais.

    Reply
  15. Thiago

    Fiz a cirurgia a dois dias sem qualquer tipo de problema! Pouco sangramento entretanto estou com um lado tampado por conta de secreção, mas a melhora é perceptível desde o início. Recomendo a quem sofre de nariz entupido e vive sobre efeito de remédios como afrin nardrin etc…

    Reply
  16. Sérgio luis

    Fiz turbnectomia e septoplastia há 2 dias. A única coisa incomoda é o curativo que usei por 24hs. Estou tendo uma ótima recuperação. Apesar da formação de crostas, já sinto melhora na respiração.

    Reply
  17. Aparecida Melo

    Fiz a cirurgia de turbinectomia já tem um mês, lavo as narinas mais ou menos umas dez vezes ao dia, tem uns 8 dias que estou sentindo um fedor horrível no nariz, parece que tem bicho morto dentro. Estou sentindo até vontade vomitar.

    Reply
  18. Aline Ferreira

    Fiz uma turbinectomia + Septoplastia há 3 meses, o pós operatório foi um pouco difícil, mas após uma semana já estava bem e o resultado foi maravilhos, os benefícios foram inúmeros, respiração, voz, sono, pratica de atividade física enfim só coisas boas.
    Quem tiver na dúvida eu recomendo.

    Reply
  19. Valdir

    fiz uma turbinectomia em 14/11, após 03 dias começa a sentir uma melhora na respiração, faço uso de soro direto para limpar as crostas, espero que tenha feito a escolha certa, meu maior receio é ter algumas das complicações que algumas pessoas postam, boa sorte a todos que optarem em fazer este tipo de cirugia. e que Deus nos ajude.

    Reply
  20. Fabiana

    Aparecida, procure o otorrino para que ele retire as crostas do nariz, o cheiro ruim e por isso. Eu também tive. Ele espirra um soro com anestesico local e retira a crosta com uma pinça, processo rápido e indolor. So não pode deixar essa crosta ai por mais tempo para não ter problemas de infecção. Boa recuperação.

    Reply
  21. César

    Fiz a septoplastia, a turbinectomia e a sinusectomia há 5 dias, e os resultados não poderiam ser melhores! Aquela sensação de nariz congestionado já melhorou demais e é perceptível ainda nesses primeiros dias. O pós-operatório é um pouco complicado, mas no final de tudo, vale muito a pena. E mesmo que ainda não esteja 100% da cirurgia, já me sinto com uma melhora bem superior em relação a antes da cirurgia. Recomendo a todos que sofrem com essas congestões nasais frequentes e crônicas, é um investimento na sua qualidade de vida.

    Reply
  22. Anderson

    Bom caso vc viva com nariz entupido, use Aturgil descongestionante nasal e seja feliz, não use neosoro pois vicia. Cada caso é um caso, eu fiz não pelo meu nariz viver entupido pois isso se tira de letra com descongestionante, claro se não for uma congestão que nem isso resolva ai faça cirurgia. Fiz devido a quadros de sinusites crônicas, enfim, me arrependo e muito por enquanto com 4 dias de cirurgia, sério é horrível! Pavoroso! Mas como cada um é diferente derrepente tiraria de letra eu não, nunca sofri tanto fiz essas duas aí e mais maxilar não lembro o quê. Então é isso que tenho a dizer, se pensa em fazer só pq o nariz entope vez em quando. Não valhe o sofrimento agora se não tiver jeito mesmo faça e pede forças a Deus pq só ele mesmo pra lhe ajudar no pós operatorio

    Reply
  23. Luiz Felipe

    Fiz a Septomastia e turbino a 3 semanas tinha desvio muito grande e roncava muito. Melhorou muito estou respirando de verdade agora. O único incomodo é que as vezes fica congestionado como se estivesse resfiado e quando assoa o nariz sai a secreção normal mas um pouco amarronzada de sangue e forma bastante crosta É Normal ?e se for por quanto tempo é normal?

    Reply
  24. Marcia

    Fiz Septoplastia e Turbenectomia está com 15 dias. Estou sentindo um cheiro horrível que sai do nariz. Achei que uma semana estaria bem .mas me enganei deu infecção com muita febre espero que passe logo .foi bom ler os post tirei algumas dúvidas. Breve voltarei dizendo sobre os resultados.

    Reply
  25. Kallebe Marklyton

    Fiz septoplastia + turbinoplastia a 2 dias. Na narina esquerda tem uma bola de sangue gigante coagulada, e o médico disse que não posso tirar, tem que aguardar ser expelida pelo corpo naturalmente. Os curativos minha Mãe tem que trocar a cada 1h, 40m, ou até menos, pois ele enxarca de sangue e da uma impressão de afogamento. Entretanto sinto que aos poucos está melhorando. A cirurgia em si foi bastante simples, mas o pós-operatório que está sendo desumano. Durante a última madrugada acordei mais de 20x pra trocar os curativos, tomar antibióticos e remédios anti-vômitos.

    Reply
  26. Iara Melo

    Fiz Septoplastia, Amigdalectomia e Turbinectomia há 18 horas e o nariz não tem me causado problemas, ao contrário da garganta que dói muito e o fato de apenas conseguir respirar pela boca causa maior sensação de ressecamento. Estou com um splint no septo é gaze colada com esparadrapo entre o nariz e a boca para conter a secreção e o sangue que escorrem frequentemente. Não sinto dor no nariz, a não ser que encoste, porém ele está completamente entupido, impedindo a respiração. Por estar muito recente não posso tirar grandes conclusões mas estou otimista. Confio muito na médica e ela diz que vai melhorar drasticamente minha qualidade de vida, já que respirava de boca aberta e era extremamente alérgica. Amanhã recebo alta e daqui uma semana retiro o splint. Pós operatório doloroso, mas só quem sofre de problemas respiratórios sabe o quanto uma cirurgia assim se faz necessária.

    Reply
  27. Marcos

    Se Eu fizer a Cirurgia de Turbinectomia (para diminuir os cornetos nasais), com quanto tempo posso praticar atividades fisicas sem nenhum problema???

    Reply
  28. Jaime

    Dicas do recém operado Jaime espero que contribua para muitos que sofrem com problemas de respiração.
    Fiz nesta última quarta feira no Hospital Otorrinos Recife uma cirurgia feita pela dra Marcia, os procedimentos foram ETMOIDE+SEPTO+TURBI+UVULO sem bandagem nas narinas hoje dois dias depois estou me sentindo bem e desde ontem a noite respirando pelo nariz isso porque só fiz a limpeza com rinossoro ontem a noite. Quase zero o sangramento praticamente um pouquinho somente quando lavo com este produto. Havia feito uma cirurgia há 20 anos atraz e em uma narina voltou a desenvolver pólipos somente após 14 anos e na outra somente 17 anos e somente agora fiz uma geral. Então se esses procedimentos forem feitos por um bom profissional tem outras técnicas inclusive que meu plano Unimed não liberou mas mesmo pelo que foi feito o resultado foi acima do esperado. Para ter sucesso duradouro o segredo é cuidar com o pó, mofo e aplicar constantemente um spray hoje para isso o melhor é o Nasonex, em outros tempos usei o Beclosol, mas os médicos são unanimes ao afirmar que depois da cirurgia respeitados pelo menos 30 dias tem que usar sempre para que não volte.

    Reply
  29. Lisiane Sathler

    Olá pessoal, há 7 dias passei por uma septoplastia + turbinectomia, fiquei com tampões nas primeiras 48 hs e ainda não respiro nada bem. Dormindo muito mal á noite. Amanhã vou retirar os splints, que são as talas de silicone e espero que minha respiração melhore daqui pra frente. A cirurgia foi tranquila e o pós não é doloroso. Os tampões você tira de letra. Precisamos ter paciência para o período de cicatrização do organismo. Não precisam ter medo e crer que tudo dará certo e o resultado será melhor que o esperado! Assim eu creio que será comigo!

    Reply
  30. Fábio jr

    Estou no 4° dia de recuperação após o pós é realmente já dá pra perceber que vai ficar bom um lado ainda está entupido mais o outro já dá pra respirar , tiro os corativos daqui 5 dias não vejo a hora chega de sofrer nessa vida kkk

    Reply
  31. Vicente

    Fiz turbinectomia e septoplastia, não recomendo fazer turbinectomia apenas façam septoplastia. Essa coisa ai acima acabou com minha respiração de vez. Sintoma quase constante, principalmente a noite, nariz congestionado e tampado. Não façam isso e outra coisa não aceita que o dentista coloque aquele maldito aparelho no céu da boca para abrir sua boca de dentro para fora aquela merda acabou com minha respiração, dentista é o médico burro e que só quer ganhar dinheiro e usar cobaias humanas para experiencia. Não confie em dentista. ….aquele maldito aparelho acabou com minha respiração, turbinectomia só fazem essa droga em último caso, depois de todos os remedios não funcionarem, e depois da septoplastia não lhe der resultado aí já que você não tem mais nada a perder façam isso e contem com a sorte.

    Reply
  32. Ana Aguiar

    Fiz turbinectomia e septoplastia há 3 meses e estou tendo dores de cabeça terríveis, todos os dias tenho dor , sem falar no nariz seco e garganta seca.
    Fiz para melhorar a qualidade de vida e o efeito foi oposto.
    Gostaria de saber o que fazer para melhorar ? .

    Reply
  33. Ana Aguiar

    Houvi falar sobre Síndrome do Nariz Vazio, preciso de algum artigo cientifico falando sobre o tema. Alguma indicação?

    Reply
  34. Ana Aguiar

    Houvi falar sobre Síndrome do Nariz Vazio, preciso de algum artigo cientifico falando sobre o tema.

    Reply
  35. Loiva de Oliveira

    Olá

    Fiz turbinectonomia e septo na sexta-feira dia 7 de abril. Procedimento indolor. Estou ótima e já consigo respirar melhor. Sugiro que o procedimento seja feito por um otorrino de referência. O médico que me acompanhou é excelente!

    Reply
  36. Renan Sillva

    Fiz tubinectomia+Septoplastia+Cauterização a 2 dias.. o Pós operatório é muito difícil,
    meu rosto está completamente inchado estou com olheiras roxas e muita dor de cabeça o Nariz sangra de 15 em 15 minutos (ou até menos).. espero que passe logo tudo isso, quero resultados satisfatórios sobre tal..

    Reply
  37. Junior

    Fiz turbnectomia e septoplastia, 15 dias depois eu estava muito bem daí voltei ao trabalho, namorei e encerrei a dieta. Tive hemorragia e fui operado para conter o sangramento, a dica que dou e: não bote força, não faça esforço e não namore! Foi a pior experiência do mundo voltar ao centro cirúrgico em tão pouco tempo. No mais estou com muito medo mas bastante otimista.

    Reply
  38. Elias neto

    Não sou de comentar em blogs, mas achei importante ajudar aqui . A turbinectomia+ septoplastia é ótima mas É OBRIGATÓRIO q seja feita por médicos de bom nível . Fiz a minha com Dr walid ramon nasr no rio, ontem de manhã(pela unimed, no hospital da própria Unimed, cirurgia utilizando câmera) e já estou em macaé comendo maçã vendo TV. Sem sangramentos,sem dormências ,sem rosto roxo, sem dor . Ele operou meu sogro + dois conhecidos dele.e TodOs com ótimos resultados. Li aqui varios relatos q me deixaram triste. Quando li a moça comentando acima sobre a síndrome do nariz vazio me entristeci na hora. Percebo q várias pessoas sofrem com cirurgias mal sucedidas. Por isso meu conselho é : PESQUISEM MUITO é só operem com médicos de bom nível. Parece ser uma coisa óbvia mas as pessoas acabam por conveniência procurando um médico mais próximo. Peguem ônibus , aviões, gastem suas férias e tentem operar nas capitais com médicos mais qualificados . Não se iludam, é uma cirurgia delicada e merece todo um planejamento

    Reply
  39. Elias neto

    Sei q moramos em um país pobre,está tudo muito
    Difícil, mas quem não tem acesso a um plano
    De saúde PRECISA Juntar alguma grana e pagar um bom médico pra realizar o procedimento pois essa cirurgia se for mal sucedida pode acarretar SÉRIOs problemas ( pesquisem sobre síndrome do nariz vazio)

    Reply
  40. Rogério

    Fiz corneto e desvio de septo a uma semana, não tive dor nenhuma e muito menos sangramento, já respiro melhor e até agora nem caca sai do nariz.. Lavo com soro todos os dias umas 5 6 vezes… Ótimo resultado até agora.. Nunca fiz uma cirurgia tão tranquila… Sem dor alguma…o segredo é um bom otorrino e lavar bastante o nariz… Operei pela Unimed com um médico R.E.E (residente e especialista)..

    Reply
  41. Adriana

    Essa cirurgia pode fazer com que o nariz deixe de aquecer o ar durante a respiração e resseca as mucosas nasais?
    Pq depois que fiz essa cirurgia às vezes respiro e isso acontece, o ar entra gelado como se tivesse aspirado mentol e fico com tontura…agora é só Deus pra ajudar!
    Obs.: dizem que uma vez realizada a tubernectomia nunca mais os cornetos se regeneram.

    Reply
  42. Shy

    Fiz rinoseptoplastia +turbinetocmia dia 16/06/2017 e o pos operatório e simplesmente terrivel…ainda estou com os splints nasais que estao me deixando louca com a obstruçao nasal….hj falei com o medico e ele ja me avisou que nao irei retirar os splints com 7 dias apenas com 15 devido ter mexido nos corentos…informação que me causou um baita desespero….meu marido e filho dizem sentir mal cheiro no meu nariz eu nao consigo sentir nem cheiro nem gosto de nada! !! Me sinto sufocada e acordo me afogando em secreçoes…estou na fase do arrependimento, quem sabe apos essa fase eu goste mas ate agora foi um sacrificio diario respirar

    Reply
  43. Diego

    Eu fiz a cirurgia de tubernectomia + septoplastia. Eu recomendo a todos que tem esse problema . Alguns profissionais por falta de conhecimento dizem que o corneto fica grande novamente , foi por ouvir essas mentiras que passei mais de 30 anos tento um infecção respiratória atras da outra . Estou me sentindo muito bem hoje ! A cirurgia e indolor não custa nada passar 1 semana com o nariz entupido no pôs operatório . Procurem um médico competente para fazer !

    Reply
  44. Diego Carvalho

    Eu fiz a septoplastia e a tubernectomia ! Foi Deus que colocou o médico no meu caminho . Hoje consigo respirar e resgatei a minha dignidade .
    É necessário procurar um médico experiente .
    Não tive sangraremos . Apenas senti um incômodos nos pontos . O procedimento é validado pela ANS. Incentivos todos a fazerem . Nariz vazio hoje sim , pois antes era lotado de afrin , allegra, busonid e por aí vai .

    Reply
  45. Jessica

    Ola eu fiz a turbinoplastia e a septoplastia a exatos 17 dias , bom meu relato é : nao tive muito sangramento e tive alta no mesmo dia me internei as 8:00 e sai as 17:00 .
    Sò que o split (tipo de uma aste de silicone) encomoda demais ele assa o Nariz e deixa “entupido” sensassão horrivel eu achei o pòs operatorio horrivel pior que minha cesaria mais somente nos 7 dias que eu estava com o split depois que tirei na sala do medico mesmo eu fiquei muito alegre por respirar pela primeira vez chega ardia o nariz porq o ar passava livremente rs . Depois de 11 dias percebi que aonde foi retirado o corneto criou uma especie de bola de carne parece uma crosta sei la que nao sai por nada tentei retirar com cotonete mais nao sai e me encomoda , estou com medo de ter inflamado e voktado sei la mais tenho retorno dia 6 agora . Estou anciosa p saber oque é isso porque depois da cirurgia sinto dor de cabeça todos os dias ?

    Reply
  46. Meg

    Fiz minha operacao de septoplastia, turbinectomia e sinusectomia. Na primeira semana tive sangramentos, nariz entupido e dor de cabeça. Senti a melhora na respiracao logo a pos operação, mesmo com o nariz entupido.
    É bom para recuperação ficar em repouso absoluto, limpar o nariz com soro fisiológico e tomar o remedio no horário certo, seguindo as recomendações médicas.
    Hoje no décimo terceiro dia, já sinto muito bem na respiração. O nariz não está mais entupido, já durmo melhor a noite e sinto mais disposta. Antes não respirava nada, meu médico disse que era 5%. Hoje indico sim a operação, para aqueles que tem serios problemas de saúde. Eu tinha sinusite crônica, só fui diagnosticada com um medico bem experiente e por indicação de colegas de trabalho.
    A minha qualidade de vida mudou para melhor, minha respiração melhorou bastante.
    Fica dica: procure um medico renomado, e com bons históricos e questione se sera necessário a cirurgia.
    E respirar bem é vida!!!!
    Beijo

    Reply
  47. Livia

    Fiz a septomia e turbinectomia dia 18/07, ainda estou no pós operatório, mas ja me sinto bem. Tirei os tampões 48hs após cirurgia e minha respiração ja está melhor. O primeiro momento apos acordar da anestesia achei que morreria , mas s médica conversou comigo e me tranquilizou. Não senti dor de cabeça, nem náusea nada…… Acho que vai ser um sucesso. CONCORDO COM TODOS QUE DISSERAM SOBRE PROCURAR UM MÉDICO QUALIFICADO.

    Reply
  48. Hedgard Oliveira

    Olá, eu me submeti a cirurgia de Septoplastia, sinusectomia e turbinectomia há 16 dias. Não há mais sangramento, apenas quando lavo sai bem pouco. Contudo, há uma mal cheiro em uma das narinas já há 4 dias, é normal isso? A lavagem com o soro resolve?

    Reply
  49. Adriano Pereira

    Olá pessoal, tinha crises de sinusites frequentes, era só a rinite piorar e lá vinha ela, minha otorrino sempre me passava antibióticos e corticóides (BOMBA RELÓGIO).
    Ela não me ajudou em nada, sempre perguntei da cirurgia e ela dizia ainda não era necessário.
    Um belo dia me cansei depois de 12 meses com a mesma história, fui a farmácia e comprei o IMUNOFLAN , e tomei.
    Foram 3 frascos e lá se foi a sinusite, eu estava com a imunidade baixa pelo excesso de antibióticos e minha otorrino dizia que não era isso.
    Nunca mais voltei a clínica.
    Muito feliz com ida da sinusite e iniciei a luta contra a rinite vasomotora (RINITE CONSTANTE).
    Fico com o nariz entupido constantemente e por isso estou decidido a fazer a cirurgia, o novo otorrino já na primeira consulta já me sugeriu.
    A minha insegurança está no fato que eu trabalho com moto e estou esposto a poluição constantemente.
    Será que iria me ajudar?
    Obrigado pela ajuda.

    Reply
  50. Gessica

    Fiz turbinequitomia + desvio de septo estou no 3 dia estou vendo os resultados operei pela Unimed em vitória ES com o DR. Gustavo dos Santos Salgado ele é maravilhoso, ainda estou com o nariz cheio de pontos e com formação de crostas espero que passe logo .

    Reply
  51. MONICA

    Fiz septoplastia e a tubernectomia há 2 dias….não tive dor e meu nariz já parou de sangrar, só sangrou bastante no dia da cirurgia mesmo. No dia da cirurgia estava respirando maravilhosamente bem, mas ao chegar em casa a noite meu nariz entupiu e o médico disse pra eu usar o descongestionante por mais uma semana, ir tomando os antibioticos e um corticoide leve, que até bebê pode tomar….enfim,ainda não tenho o resultado final do meu processo, mas quero muito me livrar do naridrin, foi por isso que operei.
    Meu médico fez o processo à laser tb, então não estou usando tampões e foi tudo cauterizado.
    Vamos ver, quand tiver mais notícias volto aqui, porque esses fóruns ajudam muito.

    Reply
  52. Marcos Nunes

    Bom dia galera, vou ter que fazer uma turbinectomia, pois os cornetos do meu nariz é pequeno, e ronco muito. Alguém pode me passar os valores dessa cirurgia, sou do interior de sp, quero fazer na capital SP.obrigado e sucesso ?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *