Cirurgia de Desvio de Septo – Septoplastia

A obstrução nasal é um dos problemas mais comuns da população e faz com que muitas pessoas procurem uma solução médica para o problema. A cirurgia de desvio de septo nasal, chamada de septoplastia, é um dos procedimentos mais realizados no Brasil. Geralmente ela é realizada para melhorar a qualidade de vida do paciente.

A septoplastia é um procedimento cirúrgico para corrigir o desvio de septo nasal. Algumas pessoas perguntam se esta técnica pode afinar o nariz, a reposta é não. O que pode ser feito é combinar ela com a rinoplastia: também chamada de rinosseptoplastia, isso também irá melhorar a aparência do nariz conforme você deseje, fazendo com que ele fique mais harmônico. O septo é uma parede composta de osso e cartilagem que divide o nariz em duas narinas separadas.

Septoplastia

As vezes se confunde este método com a turbinectomia, no entanto, eles não são a mesma coisa.

A turbinectomia é o procedimento cirúrgico parcialmente ou completamente remover os ossos do corneto inchados que causam a obstrução das vias nasais em razão to tamanho dos cornetos, um dos principais causadores deste sintoma é a rinite alérgica. A septoplastia, por outro lado, corrige o deslocamento do septo, permitindo um melhor fluxo de ar através do nariz.

Nariz com desvio de septo e normal

Na esquerda um nariz normal. Na direita com desvio de septo

O desvio de septo ocorre quando o septo é deslocado para um dos lados do nariz. A maioria das pessoas com um desvio de septo tem uma passagem nasal significativamente menor do que a outro. Este é o defeito muito comum e o procedimento cirurgico é a única maneira de corrigi-lo.

Preparação

Seu médico pode ser solicitar que você pare de tomar certos medicamentos uma semana antes da sua cirurgia, como por exemplo, aspirina e anticoagulantes. Isto irá reduzir o risco de sangramento excessivo durante a operação. Seu médico pode tirar fotos de seu nariz antes da cirurgia. Uma comparação “antes e depois” pode servir como um marcador útil de resultados.

Na maioria dos pacientes é realizada uma anestesia geral, portanto, isso significa queo que significa a pessoa estará dormindo durante a cirurgia. Não coma ou beba nada após a meia-noite antes da cirurgia. Desta forma, se você ficar enjoado devido à anestesia você diminui as chances de vomitar.

Pergunte se você pode levar junto um membro da família ou amigo para te levar para casa após a septoplastia. A anestesia geral pode fazer com que você sonolento.

Procedimento

Resultados antes e depois da cirurgia de septo

Uma septoplastia leva cerca de 60 a 90 minutos para ser completa. O cirurgião fará uma incisão de um lado do nariz para acessar o septo. Após isso ele irá levantar a membrana mucosa – parte que serve como cobertura protetora do septo. Em seguida, o cirurgião irá colocar o septo na posição adequada. Obstruções extras como pedaços de osso ou cartilagem serão removidas. A etapa final é o reposicionamento da membrana mucosa.


Você pode precisar de pontos para manter a estrutura da membrana e septo nos locais apropriados. Às vezes fazer um curativo com algodão é o suficiente para manter as estruturas nas suas posições adequadas.

Riscos

Alguns pacientes que já fizeram a septoplastia pode experimentar uma recorrência da obstrução nasal e necessitam de uma segunda cirurgia. Outros riscos são raros, mas podem incluir:

  • Sangramento
  • Diminuição da sensação de cheiro
  • Descoloração do nariz
  • Perfuração do septo
  • Cicatrizes
  • Alteração na forma do nariz

O sangramento excessivo e infecções são riscos sempre presentes em qualquer tipo de cirurgia. Manter o nariz limpo e lavar as mãos com frequência ajudam a reduzir esses riscos.

Pós Operatório e Recuperação

Antes e depois da septoplastia com rinoplastia

Resultados: antes e depois da rinoplastia com septoplastia

A septoplastia é geralmente realizada como um procedimento ambulatorial; Você pode ir para casa no mesmo dia, depois de tem passado os efeitos da anestesia. Seu nariz ficará dolorido e inchado e com bastante algodão para controlar o sangramento (hemorragia). O curativo pode ser removido de um ou dois dias após a cirurgia.


Se manter em repouso é muito recomendável, não pratique atividades físicas durante algumas semanas. Isso fará com que a sua recuperação seja mais rápida e o inchaço se minimize. Seu médico poderá prescrever medicação para dor conforme necessário.

Outras dicas para uma recuperação mais rápida:

  • Deixar a cabeça numa posição um pouco levantada para manter o inchaço menor
  • Tentar não assoar o nariz
  • Vestir camisas com zíper ou botões na frente para evitar machucar o local

Embora a cicatrização após uma septoplastia possa ser rápida, o processo de cura total pode ser lento. A cartilagem e outros tecidos nasais podem demorar até um ano para se ajustarem a suas novas formas. A respiração é normalmente melhorar logo após a cirurgia e continua a melhorar conforme o tempo.

Preço

Este procedimento pode ser realizado gratuitamente pelo SUS. Em clínicas e hospitais particulares o preço varia em média entre R$ 2.000,00 a R$ 4.500,00. Para valores mais exatos entre em contato com o seu médico.

117 thoughts on “Cirurgia de Desvio de Septo – Septoplastia

  1. Bruno francisco

    Eu tenho renite alérgica e meu nariz só vive entupido,já tomei vários tipos de remédios e não melhora, i eu tenho desvio de septo.me muita dor de cabeça e não consigo dormir direito.

    Reply
    1. Aureliano da Silva

      Bruno,
      Fiz a Septoplastia e a Turbinectomia há 11 dias, durante anos sofri com a rinite e congestionamento nasal. Usei vários medicamentos, para reduzir o congestionamento, cheguei a pingar remédio a cada uma hora e meia.
      Isso me deixava muito desconfortável, quando participava de eventos e reuniões a cada uma hora e meia tinha que pingar remédio pois congestionava e como aquilo me incomodava.
      Na segunda noite dormi muito bem, já não tenho congestionamento.
      Consulte seu otorrino, mantenha o repouso adequado e felicidades.

      Reply
      1. Então faça a cirurgia, pois a sensação depois da retirada das placas – que são usadas apenas quando há muito desvio de septo, é MARAVILHOSA! Recomendo a cirurgia e vida nova!;-)

        Reply
    2. Então faça a cirurgia, pois a sensação depois da retirada das placas – que são usadas apenas quando há muito desvio de septo, é MARAVILHOSA! Recomendo a cirurgia e vida nova!;-)

      Reply
  2. Joao luiz nogueira

    Eu tenho desvio gostaria de operar no frio doe e tapa

    Reply
    1. Gabriela Marques

      Eu fui operada ao septo (septoplastia) no mês de Agosto de 2015. Nas primeiras semanas da cirurgia fiquei bem, conseguia respirar bem normalmente senti alguma diferença, entretanto entrei para a escola em setembro na qual levei uma pancada no nariz ficou enchado e começou-me a doer mas passado una dias voltou ao normal. Passado uns meses em setembro, levei outra pancada mas esta muito mais forte onde tive de fazer gelo durante a noite e medicacao para as dores fiquei umas semanas com algumas dores, depois foram diminuindo. Desde então tenho reparado que tenho sangramento do nariz cada vez que me assou-o da narina esquerda na qual onde tenho as costuras da operação. não respiro muito bem. Em Dezembro fui a uma consulta e tinha muita obstrução no nariz estou a fazer um tratamento, melhorei mas o sangramento continua, apesar de não sair para fora mas saí quando me asso-o ou mesmo quando lá vou limpar com um papel porque é desconfortável nao conseguir respirar entao ando sempre a mexer. E alguma das vezes tenho um mau cheiro no nariz, parece ser a sangue , é horrível. Será me deva preocupar com isto? ou o que deva fazer? Aguardo resposta. Obrigado.

      Reply
  3. denise saturnino ramos

    gostaria de saber o que é esporao no nariz tem haver com o desvio e causa mau halito?obrigada

    Reply
  4. EDSON

    Boa tarde,
    Eu tenho discreto desvio do septo ósseo nasal para direita e quando estou dormindo respiro pela boca só que no epiglote fica todo machucado será que tenho que fazer cirurgia.
    att:
    Edson

    Reply
  5. Elton

    Eu fiz uma Septoplastia tá com 3 semanas, a recuperação está indo bem, porém, ainda não senti uma grande diferença na respiração, é normal? E também estou com um mal cheiro terrível.

    Reply
  6. Elton Henrique

    Bom dia, eu fiz uma cirurgia de desvio de septo e hoje está com 33 dias de pós cirúrgico, o meu médico disse que atividade física só após 1 mês, então lhe perguntei se poderia jogar bola, ele disse que eu deveria primeiro fazer um trabalho de recondicionamento físico e voltasse a jogar depois de 3 semanas dos 30 dias que já haviam passado, o que aconteceu! Com exatos 30 dias eu achei que estava bem e fui jogar bola, joguei sábado passado e joguei ontem, tava tudo normal, porém, hoje pela manhã eu espirrei bem forte e saiu sangue, isso é normal sair sangue após um espirro forte? Estou preocupado…

    Reply
    1. Daniel

      Olá,e hoje em dia,você já si recuperou? pode fazer exercícios sem sangramento?

      Reply
  7. aurelio

    Acabei de fazer a cirurgia, confeso que ta foda, os efeitos pos operatorio é terrivel no meu caso, não quero assustar ninguem mar no meu caso ta foda, estou no quarto dia, faz 4 noites que não durmo, o nariz ta todo intupido, tenho que respirar pele boca, é orrivel, fica pingando uma agua junto com sangue o empo todo, enjuado, sem fome ta ruim mesmo
    e acabei de ler umas informaçoes e elas dizem qye pode demorar de 2 ou 4 semanas esse sinoma. ta dificil. não tem nada o que vc. possa fazer,,a nçao ser aguenar, estou rezando para que quando passars tenh valido a pena.. porque eu ja tou arrepedindo de ter feito. simto muito dizer isso mas é a real no meu caso. boa sorte para vcs de narizes intupidos.

    Reply
    1. Gilmar

      Boa tarde Colega,
      Faz 4 noites que não durmo depois de fazer cirurgia de septo igual á sua, nariz obstruido, quando vou dormir, acordo assustado minutos depois, olhos ardendo; tontura quando levanto; sem fome.
      Como foi continuação de sua recuperação, estou pensando seriamente em tomar calmante para poder dormir, não aguento mais.

      Reply
  8. Roberto

    O preço é apenas esse, que consta no site??? Fiz em 1991, e acho que na época, paguei bem mais. Cuidado com médicos pilantras e oportunistas. porque acho que fui explorado. Na época, não tinha convênio médico, mas acho que saiu bem mais do que isso. Naqueles tempos, o dinheiro era outro, e a inflação estava muito em alta. Não vou colocar o nome do médico, porque não sei se corro o risco de que ele me processe, mas quem merecia ter sido processado seria ele. Melhorei muito com a cirurgia, mas depois voltei nesse doutor, para acompanhamento, e não gostei do jeito que ele me tratou, então não voltei mais. O consultório dele é no centro de São Bernardo do Campo – SP. Cuidado com esses otorrinos oportunistas, que amam mais o dinheiro do que prezam a saúde dos pacientes.

    Reply
  9. Ademir da Silva

    Eu fiz uma Septoplastia tá com tres dias , e ainda não senti uma grande diferença na respiração, é normal? E também estou com um mal cheiro terrível? e bem inchado

    Reply
  10. Gabriela

    Eu tenho desvio de septo, nao tenho nariz entupido e nem nada desses sintomas, mas quero fazer cirurgia pq acho meu nariz grande. Então posso fazer a septoplastia pelo sus? E quanto custa se for ter que pagar??

    Reply
    1. Lenny

      Gabriela, a septoplastia não consiste numa cirurgia plástica do nariz. É só um reparo interno, com intuito de melhorar a qualidade de vida de quem sofre com os sintomas descritos aqui, e não externo. Pelo que vc disse, o que vc tem vontade de fazer é rinoplastia e pelo que eu saiba, o SUS não disponibiliza a rinoplastia gratuita, a menos em casos de reconstrução, que seria no caso de uma deformidade grave, fora que até mesmo a septoplastia pelo SUS, vc só faz se tiver realmente uma indicação médica.
      Quanto a rinoplastia, que é cirurgia que vc tem vontade de fazer, eu não faço idéia do valor, mas vc pode pesquisar em clínicas especializadas, porém acredito eu que só te dirão, depois de uma consulta com o médico cirurgião, pq cada cirurgia exige um grau de dificuldade, então pode variar de pessoa pra pessoa.
      Boa sorte!

      Reply
      1. katia

        No hospital de clinica toda a sexta feira tem marcação para rinoplastia pelo sus..uma amiga fez e ficou linda!!

        Reply
    2. jaque

      Bom Gabriela minha cirurgia de desvio de septo esta marcada para janeiro, e foi tudo pelo sus, foi super rápido minhas consultas e exames , com excelente profissionais.
      Peça encaminhamento a um otorrino e veja se vc realmente precisa fazer.
      Aqui em minha cidade foi bem rápido , espero que vc tenha a mesma sorte 😉

      Reply
  11. João Ricardo

    Fiz a cirurgia faz 3 dias. Não senti nada durante o procedimento. O chato é o pós operatório, pois sinto muita canseira, to enjoado, não tenho fome. Ainda está bem entupido meu nariz, mas não me arrependi de ter feito, pois tenho certeza que esses sintomas irão desaparecer, e que ficarei livre desse problema que me causou tanto mau durante anos. Para quem está com esse problema e precisa fazer a cirurgia, pode ir sem medo e fazer, os efeitos pós-operatórios são um pouquinho chatos, mas isso é transitório. Força e coragem para quem precisa fazer.

    Reply
    1. Ely Almir dos reis junior

      E hoje João Ricardo. vc já está melhor, tenho esse desvio também, gostaria de tirar uma dúvidas antes de fazer a cirurgia.

      Reply
  12. Jorge

    Tem 5 dias que fiz a cirurgia. O pós operatório é vomplicado. Dores no nariz e na cabeça e respirar só mesmo pela boca. O incomodo é grande, mas espero que possa desfrutar dos resultados. Quem fala que não dói é mentira. Eu caí nessa e sinto dores até hj no quinto dia.

    Reply
    1. Sonia

      Eu fiz uma septoplastia + turbinectomia bilateral e desde que sai do bloco operatório que tenho umas dores de cabeça horriveis na parte frontal e lateral da cabeça. Já passaram 9 dias após a operação. Você continua com dores de cabeça?

      Reply
  13. Luisa

    Boa noite narizes entupidos,
    São 4 horas da manhã , estou no meu 5o pós operatorio de septoplastia + rinoplastia.
    Não consigo dormir, não senti dor nenhuma até agora , mas sinto tontura toda vez que levanto , boca seca, mal estar MESMO. Estou hiper arrependida e rezando para passar logo.
    Meu rosto está bem inchado , principalmente olheiras e nariz , com uma coloração meio amarelada roxa esverdeada ( sem exageros ).
    Septoplastia, não corrige a estética do nariz e é 100% coberta pelo convênio, no pre op você tem que fazer tomografia de seios da face, avaliação cardiológica e exames de sangue.
    Rinoplastia é o procedimento estético , no meu caso saiu bem caro , o hospital cobra em media R$ 1,300 pelo dia de internação ( contando com o centro cirúrgico) , o anestesista Tbm cobra à parte (R$ 850) , fora o cirurgião plásticos , que é o mais caro ….
    Ainda não vi nenhum resultado, estou cansada , sem dormir há tantos dias … Esgotada mesmo !
    Espero ter ajudado algum ex narigudo zumbi … Boa sorte ! ????

    Reply
  14. Daniel

    Boa tarde Luisa, eu também fiz a cirurgia, mas a minha já faz 10 dias e até agora meu nariz continua entupido. Ta dificil, nao durmo nada, passo o dia de boca aberta com a garganta seca…e o medico diz que esta tudo certo….nunca vi alguem demorar tanto pra voltar a respirar, ja estou arrependido

    Reply
  15. aline

    Hj e o meu terceiro dia ta mt dificil nariz mt intupido gosto ruim ainda sai um poko de sangue o nariz doi um pouco e mt ruim fico um pouco com medo sei la mais acho q e assim mesmo tomara q passa rapido esses dias d que vale apena pq n e facil boa sorte p quem vai fazer

    Reply
  16. Tiago

    Fiz a cirurgia a 6 dias. Hoje tirei os splints e ainda sinto meu nariz congestionado. Por quanto tempo é normal sentir essa sensação? Achei q após a retirada dos splints eu iria respirar normalmente.

    Reply
  17. mirela

    Fiz a cirurgia do septo ontem, minha recuperação está sendo ótima…meu nariz só sangrou ontem não estou com o nariz dolorido…consigo respirar pouco pelo nariz..só na hora de dormi que me sinto incômodo pois não acho posição pra dormir…fora isso tudo bem.

    Reply
    1. Marya

      Mirela, quando lia os post anteriores estava ficando apavorada, com mais medo do que eu já tava…, mas lendo o seu fico pouco mais tranquila… estou com cirurgia marcada para mês que vem, desvio de septo, estou fazendo exames pré, mas até agora tudo certo … Minha preocupação maior é que não sei respirar pela boca!! Como vai ser.. parece que entope os ouvidos se fechar o nariz!! Como foi a sua cirurgia? Ficou com aqueles curativos enormes (tampões)? Dói? Incha muito? Obg pela atenção

      Reply
  18. alane

    ola pessoa tenho desvio de septo e renite tenho que fazer a cirurgia confeco que lendo o que vocês postaram fiquem com medo eu não sei respirar pela boca.

    Reply
    1. Gleice

      Mas você precisa fazer a cirurgia por conta só da renite? Ou você tem outras dificuldades respiratórias?

      Reply
  19. Erikka

    Oi pessoal. Fiz septoplastia há 20 dias e estou respirando maravilhosamente bem, nunca senti tanto ar assim. Tive um incomodo durante os 6 primeiros dias, depois que voltei ao consultório para retirar os splints foi um grande alívio. Estou me sentindo muito bem mesmo. Fica a Dica: lavem bastante as narinas com soro fisiológico, ajuda muito, a minha médica recomendou lavar 10x por dia.

    Reply
  20. Juliesley

    Boa Madrugada pra vcs… Estou postando essa mensagem em plena 4 horas da manhã, pq até agora não consegui dormir. Fiz minha cirurgia de Septoplastia + tubnectomia no sábado, dia 30, hoje já se passaram 3 dias e meio da cirurgia, e INFELIZMENTE, meu nariz sangra muito. Não consigo entender o real motivo disso, e ainda mais pelo fato que apenas um dos lados do meu nariz que sangra (direito). Hoje retornei ao médico, que me prescreveu mais alguns remédios e dentre eles tem um coagulante, que não me lembro o nome, estou super confiante que mais tarde esse sangramento vai diminuir e gozarei dos prazeres da cirurgia. Enfim, não está sendo fácil! Mais os benefícios são maiores que os danos… Boa Sorte para os próximos narizes consertados. Hehe

    Reply
  21. Luiz

    Fiz a cirurgia ja tem 3 semanas e ainda sai catarro escuro e com sangue e sinto muito mal cheiro.

    Reply
  22. Sancler F.

    Boa Noite, eu fiz a minha cirurgia de septoplastia e retirada das amigdalas hoje tem 19 dias, vou relatar minha historia, fiz a cirurgia pelo SUS em um hospital de referencia aqui em Goiânia – Goiás, olha eu fiquei admirado com o atendimento no pre-cirurgico e no pós-cirurgico tudo muito organizado, limpo, do hospital e do medico nada a reclamar, mas as dores da cirurgia de retirada das amigdalas essa sim perdi 5 kilos em uma semana, vc toma remedio para dor e parece que ele não funciona, comer, beber dormir, isso esquece, da septoplastia a minha ouve sangramento apenas no primeiro dia, inventei de levantar da cama fora da hora, mas com repouso o sangramento diminuiu, pois ainda vejo manchas de sangue na secreção, acho que por ter um dor maior a septoplastia nao senti muito apenas no ultimo dia antes da retirada dos splints, pois incomodavam muito, sobre a respiração, obtive muita melhora, mas ainda não conforme o esperado, creio que ainda esteja inchado, vou retirar minha duvidas na proxima consulta com o medico, pois eu tenho rinite alergica e ela esta atacada por esse dias, creio que eu respirar melhor com o tempo, agora consigo dormir de boca fechada, mas ainda estou em recuperação torcer para ficar melhor a cada dia.

    Reply
  23. Marilia

    Oi boa noite a todos, eu fiz a 10 dias a septoplastia, nossa no primeiro dia já consegui respirar bem, não fico com o nariz entupido mais, durmo bem e não acordo cansada mais. O ideal é lavar as narina com um isotônico chamado maresis e pro pio para essa cirurgia, e um spray eu lavo de 2 em 2 horas, e para dormir durma com um travesseiro que eleve um pouco sua cabeça.
    Fiz direitinho oque o meu médico indicou, estou ótima esse spray e para lavar as narinas para não deixar formar crostas, espero ter lhe ajudado, não me arrependo de ter feito respiro muito bem agora não tenho mais falta de ar.

    Reply
    1. Gabriella

      Fiquei feliz em ler o seu comentário , Marilia. Espero que após a minha cirurgia eu esteja com satisfação próxima a sua.
      Tudo de bom p vc!

      Reply
    2. Vieira

      Marília quando vc usa o Maresis, vc só lava às narinas ou inspira fundo até sair pela garganta?

      Reply
  24. Felipe V.

    Boa tarde, pessoal! Tenho 25 anos e fui viciado em neosoro nos últimos 10 anos da minha vida. Cheguei a usar de 3 a 4 vidros por semana, acordando, inclusive, de madrugada para usar o remédio. Meu nariz vivia completamente obstruído. Noites mal dormidas, dificuldade de concentração, falta de ar constante. Já cheguei a sair no meio de uma reunião do trabalho, fingindo falar ao telefone, mas na verdade fui à farmácia comprar neosoro para conseguir respirar… Até que cansei dessa vida! Fui a um otorrino e, ao ser examinado, o doutor disse:
    – “Nossa, você tem um desvião! Esse nariz está aí de enfeite. Não vou nem pedir pra você parar de usar neosoro, se não você realmente não consegue respirar. Seu caso é totalmente cirúrgico!”

    Fiz a tomografia computadorizada dos seios da face, além do exame de sangue, raio-x do tórax e eletrocardiograma.

    Ao levar os exames para o doutor, ele disse que além do mega-desvio de septo, eu tinha os cornetos inflados e sinusite crônica. Logo, os procedimentos cirúrgicos que realizei foram:
    1. Septoplastia (correção do desvio).
    2. Turbinectomia / Turbinoplastia (diminuição dos cornetos).
    3. Sinusectomia (limpeza da sinusite).

    Dia da cirurgia: 7 horas de jejum de completo (nem água). Tomei um tarja-preta e fui para sala de cirurgia. Colocaram aquela máscara de anestesia em mim e 3, 2, 1… Acordei operado. Foram 2 horas de cirurgia. Acordei sem sentir dor NENHUMA. Nadinha mesmo.

    Os primeiros dias só foram horríveis porque fiquei com o nariz totalmente congestionado. Após 3 dias da cirurgia, estava na hora de ir ao consultório médico para retirar os splints nasais. (Cara, essa parte é muito incômoda. Parece que ele vai tirar o teu cérebro junto rsrs, mas não dói! Só dá muito nervoso!) Muito sangue escorreu! Tive que ficar usando aqueles bigodinhos de gase por 5 dias até que parasse de sangrar! Nesse meio tempo, meu melhor amigo foi o Rinosoro JET. Lavava meu nariz com isso de 1 em 1 hora pra tirar resíduos de sangue. Depois passava papel higiênico de leve pra tirar o sangue grosso… E depois espirrava Rinosoro de novo pra não deixar o nariz ressecado!

    Durante esses dias, cheguei a achar que a cirurgia havia sido um fracasso, pois ia fazer 1 semana de cirurgia de eu ainda respirava muito mal!

    Hoje faz 14 dias de operado e posso dizer que foi a melhor decisão da minha vida. Comecei a respirar benzinho a partir do décimo dia. De lá pra cá tem ficado cada vez melhor!!! Estou respirando muito bem!!!!!!!!!

    Para quem sofre com neosoro, recomendo fortemente que façam essa cirurgia. MUDOU MINHA VIDA.

    Abs e boa sorte à todos!!!!!!!!!

    Reply
    1. Tania Cristina deSouza

      Oi, meu nome é Tania. Vou fazer esta cirurgia, a septoplastia e a turbinectomia. Gostaria de saber, na verdade, quais eram os sintomas dos cornetos inflamados que você sentia? Sentia dores de cabeça?

      Reply
    2. Nubia

      QUE BOM LER SEU RELATO FELIPE. SOFRI UM ACIDENTE EM 1991 E QUEBREI FEIO O NARIZ. DE LÁ PRA CÁ SÓ PIOROU MINHA RESPIRAÇÃO. EU TINHA 17 ANOS NA ÉPOCA DO ACIDENTE. MAS SÓ DEPOIS DOS 40 (TENHO 42) ME SINTO MUUUITO MAL. E DECIDI PROCURAR UM OTORRINO PRA FAZER A CIRURGIA. TENHO MEDMO MAS VOU TENTAR SUPERAR,
      OBRIGADA PELA FORÇA.

      Reply
  25. Daniel Freitas

    Olá pessoal, fiz a cirurgia de septoplastia faz um dia e meio. Confesso que a recuperação fosse um pouco melhor. Em um lado do nariz ainda contínua sangrando. Meu médico optou por não colocar os tampões. Só respiro pela boca, a primeira noite foi osso para dormir.
    Espero q melhore nos próximos dias.

    Reply
  26. Helder

    Pessoal que está temeroso com alguns comentários: Tudo é relativo!

    Seu diagnóstico, seu médico, procedimento, fisiológica e etc… Minha experiência é a seguinte:

    Fiz septoplastia hoje pois nao conseguia respirar direito em uma das narinas e logo após sair do centro cirúrgico ja percebi a diferença, mesmo estando um pouco entupido ainda.

    Nao senti e nem estou sentindo dor alguma, inclusive não estou tomando remédio para dor.

    Tudo na vida passa, e pir mais que você possa ter algum problema no pós entenda que no médio/longo prazo é só vantagem. Inelizmente nós, brasileiros, focamos apenas no curto prazo, PRA TUDO, mas assim como uma mãe sofre na gravidez e após o nascimento do seu filho, porém não se arrepende de nada após ver o rostinho do neném, nós tambem estaremos bem mais felizes e até esquecerenos das dores. Espero poder ajudar alguém. Abraço.

    Reply
  27. Josy

    farei rino septo turbulenciaplastia dia 17 de agosto, estou um pouco tensa com medo do pós operatório, mas creio em um Deus de milagres que me fará passar por este período com sucesso, parte farei pelo SUS e parte particular, ficou um pouco carinho a rinoplastia, mas valerá a pena. Sou forte sei que conseguirei suportar, se Deus abriu as portas para eu fazer este procedimento é porque Ele sabe que suportarei.

    Reply
  28. adilson

    bom dia pessoal!
    fui assaltado 2 anos atras e reagi a um assalto,por sorte tive apenas o nariz quebrado. fui atendido na emergencia de um pronto atendimento e la eles entupiram meu nariz com algodao para conter o sangramento e me receitaram remedios pra dor. apos isso fui pra casa e passei por tudo que vcs relataram aqui em comentarios ,nao procurei ajuda nenhuma e meu nariz calcificou de forma errada pois nao reposicionaram meu septo no local correto entao fiquei com esse desvio e todos esses sintomas desagradaveis antes e pos a cirurgia de vcs. e agora terei que fazer a cirurgia de correçao do desvio do septo e terei que passar por tudo isso novamente. porque aqui onde eu moro a saude publica é precaria e pelo SUS levarei anos na fila de espera e com isso terei k continuar usando o tal do sorinan k é o unico remedio que resolve meu congestionamento nasal porem causa reaçoes de stress,taquicardia,depressao e etc.. entao aconselho quem pode e tem condiçoes de fazer a cirurgia que façam e resolvam esse problema que com o tempo se nao tratado podera prejudicar mais ainda sua saude de varias formas. obrigado pela atençao!

    Reply
  29. Eliezer

    Vou fazer a minha em algumas semanas, assim que fizer compartilho aqui os resultados.
    Se seu medo é maior do que o desconforto que vc tem para respirar então não faça. Agora no meu caso já não aguento mais esse meu nariz

    Reply
  30. Francisco

    Hoje fechou 7 dias da minha septoplastia + turbinectomia. Realmente a recuperação é doloroso e chata. Sempre com sensação de corisa e só respirando pela boca. Tirei as placas e pontos no 6° dia e estou respirando melhor desde então e sem grandes desconfortos. Ainda não está melhor que antes. Não tive grandes inchaços e nada de roxo. Lavo o nariz várias vezes ao dia com soro. Usei muito gelo e tomei omega 3 que é um super cicatrizante. Além disso usei hídrocin e trofordemin. Valeu a pena e me arrependo de não ter feito antes.

    Reply
  31. Gabriella

    Gente, confesso que fiquei um pouco incomodada c umos comentários, mesmo entendendo que quem faz os procedimentos fica ansioso e impaciente pelos resultados.
    Existem n fatores para o inchaço, sangramento, demora na cicatrização…
    O clima seco, que infelizmente se torna mais constante dificulta muito a respiraçao (creio que todos tenha noção disso), o sangramento varia de acordo com o seu cuidado pós operatório e obviamente o tempo que o seu corpo demora p coagular o sangue. E por ultimo, cada um tem o seu tempo de cicatrização… Quem já fez procedimentos de modificação corpital como uso de alargadores, piercings e tatuagens tem uma noçao de como é o seu proprio periodo de cicatrizaçao.
    Ahhh, quase esqueço… Quem opta ou realmente precisa da rinoplastia sabe muito bem que o pós operatório é bem difícil e que as chances de ficar com a região das olheiras inchadas são grandes.

    Eu estou prestes a fazer a minha cirurgia de septoplastia e não me deixeu amedontrar pois conheço as reaçoes quanto cicatrizaçao e incômodo referente ao mal tempo e tenho sido acompanhada por médicos que n me deixam c nenhum tipo de duvidas… Depois de anos convivendo c a doença, também devemos aprender alguns truques p respirar pela boca hehe.
    Ainda estou considerando fazer a rinoplastia, pois sei que a recuperação é mais complexa do que a da septoplastia.

    Tomem cuidados c os seus relatos, muitas vezes vocês podem assustar uma pessoa. Como já que fizeram.

    A busca por informações atraves de médicos (cardiologista, otorrino e próprio cirurgião especialista), artigos médicos e de sites especializados sao muito importantes. Nao deixem de fazer desta busca uma etapa do pré operatório!!!!

    Reply
  32. Alex

    Olha lendo os depoimentos aqui morri d rir, foi oq me consolou em alguns momentos. Fiz a cirurgia de correção de septo e corneto, estou indo p terceiro e nda d respirar. Da uma agonia pq n sei respirar pela boca. Mas podem fazer pessoal pq e p isso q.procuramos o médico, para respirar melhor. O pós cirurgico não doi, porem ficar uma semana respirando pela boca e osso. Qse pinguei neosoro. Abraço a todos e boa sorte.

    Reply
  33. Priscila

    Boa noite, eu fiz a cirurgia na segunda feira, do desvio do septo. Mais retirada de um esporão, e cisto, o primeiro dia realmente não foi fácil, vim pra casa a noite foi mais acordada que dormindo, tive hemorragia e voltei a clínica aonde foi ccolocado o tampão, que antes vim com Springer após cirurgia, mas com toda as dores e hemorragias, hj está fazendo 5 já não estou mais tão enchada e roxa, a receita e muito gelo no rosto, a cabeça doi, mas estou fazendo compressas de gelo na cabeça e no rosto, quem me viu na quarta hj ficou super feliz como mudou nem parece que fiz cirurgia, e ontem tirei o tampão, eu recomendo não estou sentindo cheiro e nem gosto, mas recomendo a todos, fax muito bem.

    Reply
  34. Nanda

    Fiz septoplastia a 4 dias, a recuperação está sendo infernal, não sinto dor alguma só de vez em quando que da tipo umas fisgadas em uma das narinas. Meu nariz ainda sangra um pouco, não consigo comer, não consigo dormir a 4 dias o que me deixou com umas olheiras terríveis, até ontem não respirava absolutamente nada pelo nariz. Mas agora eu respiro bem pouco por uma das narinas, mas o que ta quase impossível de aguentar eh que estou sentindo um cheiro realmente horrível e insuportável.. Pior que não eh nem só cheiro eh gosto tbm. Chego a gorfar com o cheiro e gosto. Sinto tontura e mal estar sempre. E estou tento problemas com um dos splints que está saindo sozinho do nariz, tirando que esses splints incomodam horrores. Mas se alguém aí está preocupando em relação a dor. Fiquem tranquilos, de dor eu não sinto absolutamente nada !.. Não vejo a hora de tirar os splints,conseguir respirar pelo nariz, esse cheiro horrível passar e comer e dormir como qualquer pessoa. Pois estou esgotada e confesso que um pouco arrependida…

    Reply
  35. Alessandra

    Fiz Septo e Turbinectomia ontem pela manhã, estou bem não esta roxo só inchaço e pouco sangramento…e sem dor..

    Reply
  36. Bruno

    Bom dia!

    Gostaria que me tirasse uma duvida eu tenho desvio de septo nasal para a esquerda com o nariz torto
    para o mesmo lado.
    Eu tenho convênio fiz todo o procedimento para fazer a cirurgia mais nos exames finais
    a doutora que me encaminharam me disse que a cirurgia só faz o desvio de septo não indireita o nariz que já seria uma
    cirurgia estética que seria por fora e seria cobrado o valor de R$4,500 e o primeiro encaminhamento que tive o otorrino me informou
    que na cirurgia ja corrigia, na cirurgia do desvio é possivel corrigir isso ou normalmente é a parte a da correção do nariz torto ?
    O valor tambem esta dentro da média ? ou voce me orientaria a procurar outro otorrino ?
    Me tira essa dúvida estou preocupado e gostaria de tomar a decisão certa.

    Reply
  37. Flávio Ferreira

    Boa noite pessoal! Tudo bem com vocês?

    Meu médico solicitou todos os exames para fazer a cirurgia de Desvio de Septo Nasal (com anestesia geral), já estou com todos os exames em mãos e amanhã (11/01) vou leva-los para que o médico possa ver os resultados e marcar o dia da cirurgia. Ansioso, já pesquisei bastante material, li muita coisa e vi vários vídeos no YouTube, gostaria de ter contato com alguém que já fez, qualquer coisa adicionem facebook Flávio Ferreira

    Ótima recuperação para quem já fez e sucesso para quem vai fazer.

    Abs,

    Flávio Ferreira

    Reply
  38. Felipe

    Boa tarde!

    Fiz minha cirurgia dia 14/01/2016 (hoje é o 4º dia). Estou achando tranquilo, depois de tudo que li sobre o pós-operatório de outras pessoas. Lógico, o nariz está doido, está congestionado e o coriza não para nunca (isso é normal). É chato, vc dorme mal (como se estivesse gripado), mas vc tem que pensar que por enquanto as coisas são assim. Dores são normais numa cirurgia. Vc tem que ficar de repouso e pronto, nada de ficar com tédio de nada. Vc não é um objeto pra ficar pronto da noite pro dia. Não é a toa que vc ganha atestado, né? Ou queria sair pra jogar bola e ir pra balada?
    Já senti melhoras na canseira dos meus olhos, umas das coisas que mais me incomodavam. Não podia nem assistir um filme inteiro. Não conseguia captar a história do filme direito só por causa do cansaço. Era um saco. Agora já sinto mais facilidade. E isso que nem estou respirando ainda, imagina quando ficar bom.
    Enfim, estou só com pensamentos positivos. SEM pensamentos negativos, galera! Vcs vão ficar bons, pensem nisso!

    Abraço!

    Reply
    1. Augusto Martins Silva

      Boas Filipe
      Vou fazer essa cirurgia estou com bastante receio principalmente o ter que respirar pela boca durante uns tempos, podes me contar como se passou contigo .
      Muito obrigado.

      Reply
  39. Marcos Alencar

    Fiz a septoplastia à 6 dias e não senti dor nenhuma tanto no pós quanto na cirurgia, só sangrou um pouco no dia da cirurgia depois não sangrou nenhuma vez, não perdi a fome nem o sono, graças a Deus estou conseguindo dormir com exceção do segundo dia qie foi o pior, nariz muito entupido e não conseguia respirar, mas depois saiu alguns aliens do nariz que me aliviaram muito.
    A parte chata é ter que ficar lavando com soro fisiológico umas 10 vezes por dia e não poder assoar o nariz com ele todo entupido 24 horas por dia, porque na hora que jogo o soro fluidifica as secreções e vira um fuá a situação.
    Amanhã tenho retorno no médico para ver como está.

    Reply
  40. Bruno

    Fiz a cirurgia de desvio de septo e conxas nazais e o céu da minha boca está dormente e não sinto gosto nem cheiro de absolutamente nada hoje está com 10 dias de cirurgia, estou com medo de ter perdido o paladar e o olfato!

    Reply
  41. Bruno

    Fiz a cirurgia de desvio de septo e conxas nazais e o céu da minha boca está dormente e não sinto gosto nem cheiro de absolutamente nada hoje está com 10 dias de cirurgia, estou com medo de ter perdido o paladar e o olfato! Meu nariz ainda desentupiu apartir do quinto dia mais ainda não está bom ele entope e desentope aleatoriamente. Estou preocupado com meu olfato e paladar e a dormência no céu da boca alguém sabe me informar sobre esse problema se irá voltar se é normal???

    Reply
  42. Flávio Ferreira

    Fiz minha Septoplastia ontem 05/02/16 às 14h30, ocorreu tudo bem e foi super rápido! Neste momento que vos escrevo, ainda estou no hospital, mas com previsão de saída às 9h

    Reply
  43. Eduardo Romualdo

    Fiz a cirurgia tem 1 semana e hj tirei o curativo nasal e sai sangue com catarro mas nada tão abundante mas quando olho meu nariz no espelho eu vejo a cartilagem septal estou assustado com isso é normal? devo ir ao PS ou espero a próxima consulta marcada com o médico?

    Reply
  44. Joyce

    Hj é o 3 º dia depois da minha cirurgia; confesso q esperava q fosse um pouco mais fácil, meus lábios estão desidratados, só respiro pela boca, dificuldade em comer, dormir, um mal-estar (por causa do nariz inchado), mas é normal, afinal é uma cirurgia.
    Do mesmo modo que tem problemas a curto prazo, também tem muita vantagem depois. Tem que ter paciência e lembrar que é por pouco tempo.
    O pior, pra mim, é encontrar um jeito confortável pra dormir, mas sempre tive dificuldade por respirar mal, então o jeito é esperar passar.
    Dicas importantes: NÃO ASSOEM O NARIZ, podem deslocar os ”splits” ou romper um vaso do nariz;
    É muito importante lavar ”esguinchando” soro, muitas vezes (eu faço com seringa sem agulha);
    Não abaixar a cabeça e fazer repouso;
    Comer coisas q vc gosta ajuda, desde que sejam macias e não pode ser quente, por causa do sangue dá falta de fome;
    SE vc tem problemas de estômago (facilidade pra vomitar, gastrite ou algo do tipo) é bom tomar um medicamento pra isso, por que os sangramentos (que são normais) pioram isso.
    Espero ter ajudado e boa sorte para todos nós!

    Reply
  45. Mário

    Olá pessoal. Hoje fazem 12 dias que fiz septoplastia com correção dos cornetos inferiores(carne esponjosa). Foi anestesia geral, duas horas de cirurgia. Gastos com a cirurgia: 4.000,00 com equipe médica, 2.900,00 com hospital e 1.500,00 exames para risco cirúrgico.
    Os três primeiros dias foram mto difíceis por causa do nariz total/te congestionado. Não conseguia dormir. Não sente dor em momento algum. Usei soro fisiológico de 2 em duas horas para limpeza. Não tive sangramento. A única coisa que ainda incomoda bastante é que a narina esquerda ainda continua entupida. Não senti dor na retirada dos splints. Agora só espero que com o passar dos dias irei melhorando minha respiração.
    Boa sorte a todos.

    Reply
  46. Madruga

    Fiz a cirurgia a uns 40 dias! A sensação de alívio para respiração é indescritível. Não tive problemas com nada, médico pediu que não praticasse nenhuma atividade física durante os 30 dias, de praxe, esperei ansioso pra retomar minhas atividades. Voltando no 31º dia a qualquer esforço que eu faço desde então imediatamente passo a sentir dores na lateral da cabeça! Isso me faz me arrepender de ter feito, mas tenho esperança de que logo isso passará! Quase procurando um neurologista. Alguém faz ideia se é passageiro?

    Reply
  47. Mário Antônio Ribeiro

    Hoje faz um mes que fiz septoplastia e minha narina esquerda continua totalmente entupida.
    Daqui a 10 dias tenho o terceiro retorno no médico, vamos ver o que ele vai falar. Chego a pensar que houve alguma falha na cirurgia.
    Gastei 8.500,00 com a cirurgia.

    Reply
  48. Clara

    ola. fiz minha cirurgia de desvio de septo dia 8/12/15. e tenho vontade de furar o septo. sera q posso furar ou terei q esperar mais um tempo?

    Reply
  49. Samia

    Boa Noite!

    Hoje fez 14 dias da minha cirurgia. Os 3 primeiros dias foram massacrantes, não pela dor, pq não doeu, mas o desconforto de respirar somente pela boca, sensação de nariz entupido e olhos lacrimejantes… ah, além de dormir 2 horas por noite com 4 travesseiros…
    Hoje não dói e ainda sai secreções espessas… Minha narina direita (a qual era obstruida) ainda sinto obstruida… Será que não vai melhorar?

    Boa sorte pessoal!

    Reply
  50. Rozana de Paula Zanon

    Olá!! Hoje estou no 3 dia pós cirúrgico, estou respirando maravilhosamente.Só sinto o desconforto dos pontos, me arrependo de não ter feito antes,pois sofri muito com renites.
    Recomendo a cirurgia ,pois a qualidade de vida melhora muito.Abraço à todos.

    Reply
  51. dionisia

    Gente
    Boa Tarde

    Meu irmão está esperando há um ano para liberação de Septoplastia turbinectomia e amigdalectomia pelo SUS.
    Ele é do interior de BH e está muito mal. Já tentou vir para capital para ser atendido pelo SUS, sem sucesso, já esta na fila também á quase um ano.

    Vi acima alguns comentários de preços, alguém tem algum medico em bh para indicar?

    Alguem sabe

    Reply
  52. Raissa

    Oi gente, hoje faz 21 dias Q fiz minha cirurgia! Septoplastia+ turbinoplastia + rinoplastia+ retirada de siso no seio nasal + retirada de cisto infeccioso!

    Nos primeiros dias sangrei bastante, o Q é bastante normal.. Inchaço.. Edemas, hematomas.. Respirar pela boca não era problema, pois já estava acostumada de tanto Q nunca respirei. Apesar da cirurgia ter sido grande, dormi perfeitamente todos os dias!!! Comi normalmente apesar da gengiva operada também…
    O pós operatório é chato.. Muita dor de cabeça, muita secreção! Mas o segredo está na limpeza do nariz a todo instante, seguir direitinho todas as recomendações médicas e ter muita paciência! É um breve período para resultados ótimos! Já voltei a respirar normalmente e estou mto feliz!

    Abraço

    Reply
  53. LCR

    Olá bom dia , hj é domingo ,estou acordado desde a manhã de quinta feira quando internei para realizar o procedimento cirúrgico septoplastia , este tempo todo estou com tampão , é uma agonia só ,é um desespero pra poder respirar com o nariz ,enfim não vejo a hora de chegar logo segunda feira pra poder retirar este tampão , claro se ei não ficar louco antes e não tirar eu mesmo …..

    Reply
  54. Leo Pimentel

    Fiz ontem cirurgia estou aqui no quarto realmente não dá pra dormir passei a noite acordado vou embora assim que amanhecer espero que em casa eu consigo tirar um cochilo ?

    Reply
  55. Hide

    Boa tarde! Fiz a minha cirurgia de correção do desvio de septo, e retirada das amígdalas e adenoide no dia 10/05.
    Adianto para quem for fazer de amígdalas, se preparem!!! A dor é 10X pior que uma amigdalite, por exemplo. Estou no 4 dia após a cirurgia, contudo ainda está difícil de comer, beber, respirar…até engolir saliva. Como fiz tudo junto, o nariz não “serve pra nada” neste momento de recuperação. Não dói, mas também não ajuda pois não sinto cheiro, não sinto sabor da comida, me dá um pequeno trabalho para lavar de 2 em 2 horas…
    A retirada da amígdalas é o pior. Muita, muita, muita dor. Lembrem-se desde a alimentação até a respiração é feita pela boca. Neste caso, pense bem antes se fazer as duas cirurgias ao mesmo tempo. A recuperação é difícil, chato e dolorido…

    Reply
  56. guinho

    Olá quebrei meu nariz jogando bola e ele ta torto essa cirurgia resolve??

    Reply
  57. guinho

    Já faz um ano que isso aconteceu mas eu olho no espelho e vejo tá muito torto tenho vergonha até de olhar pra alguém

    Alguma resposta? ?

    Reply
  58. Sueleen

    Bom Gente lendo todos esses comentários me despertou em compartilhar como esta sendo meu pós-operatório .
    Fiz Desvio de Septo
    Dps Da Cirurgia Jaah No Quarto Do Hospital Me Sentia Bem Porem Jaah Sentia Algo No Meu Nariz …
    A Noite Foi Horrível Ia Dormir Acordava Cm O Sangue Escorrendo…
    Mas No Final Do Segundo Dia Jaah Não Tive Mais Sangramentos Graças A Deus .
    Nos primeiros Dias Ee normal A Sua Face Ficar Inchada Ter Dores De Cabeça …
    Hoje Estou No Meu 6 Dia Estou Melhor Mas Ainda Não Respiro Pelo Nariz Pois Ainda Estou Cm O Curativo No Nariz Incomoda Bastante Mas Para Aliviar Lave Cm Soro daah Um Grande Alívio .
    E A Voz Kkk Fica Estranha Pooq Voce Esta Cm O Nariz Intupido Mas Er Isso Gente Otima Recuperação Para Tds Nos E Para Quem Vai Fazer bjs
    Fiquem Cm Deus

    Reply
  59. Bruno

    3ª Noite após septoplastia e estou cheio de dores no nariz juntamente com ardor.
    Faz 3 noites que não durmo.
    Nariz seco, completamente obstruído e inchado. Sinto que vou enlouquecer.
    Horrível

    Reply
  60. Rosangela

    Operei dia 23/6, cirurgia tranquila, pós sem dor. Primeira noite dormi bem, na segunda o nariz entupiu, horrível dormir com a boca seca.
    Quero deixar umas dicas que me foram muito úteis.
    Lavar com soro ao menos 3x ao dia, use uma seringa de 20ml (sem agulha).
    Passar nebacetin no nariz pra cicatrizar e hidratar
    Hidratar os lábios com manteiga de cacau
    Beber muita água, pra desintoxicar e descongestionar
    Usei adesivo Respira Bem pra dormir
    Repouso, alimentos saudáveis, chás, medicamentos receitados pelo médico.
    E paciência, que vai passar e melhorar.

    Reply
  61. Gabriela

    Gente alguém pode me tirar uma duvida? fis a cirurgia septoplastia, estou no 2dia pos operatório , parece que meu nariz ta com ponto, só que meus pais engraçadinhos me fazem rir para tentar me animar , e eu acabo rindo e DOI muito o nariz, arde pra caramba sera que prejudica em alguma coisa ??obg

    Reply
  62. Maria Eliane de Souza Silva

    Pessoa gripo duas a três vezes por semana e com isso fico irritada não dormo direito aqui na minha cidade e difícil um otorrino fui pra um pelo o plano só que agora não posso mas pagar o que faço gente estou desisperada não posso trabalha pois encomoda de mas não quero nem falar com ninguém tudo Cossa garganta ,ouvido, olho,nariz mi ajudem não posso pagar uma cirurgia na minha casa ta todo mundo desempregado por favor por onde começo e horrível viver com isto desde pequena que tenho as vezes pessoas que e melhor morrer do que viver com isto estou desisperada hoje estou bem mas amanha posso não esta socorro

    Reply
  63. Maria Eliane de Souza Silva

    Já foi no otorrino e tomo medicamento a muito tempo e queria poder para pois esta mim fazendo muito mau

    Reply
  64. Nubia

    Eu tenho desviu de septo e hipertrofia de corneto,tenho coriza quase todos os dias será que se eu fizer a cirurgia melhora da coriza?

    Reply
  65. Walter

    Fala Pessoal,

    Eu fiz a cirurgia a 2 dias e me sinto super bem, tive sangramento apenas no dia da cirurgia, mas nada absurdo…disseram que minha coagulação ajuda bastante, mas acho que o repouso é essencial nos primeiros 3 dias. Hoje já respiro bem por uma narina a outra ainda está entupida, sem dor alguma e sem usar analgésicos….apenas lavagens de 2 em 2 horas!!!! A única coisa ruim é ter que comer comida fria kkkkk….mas de resto é bem tranquilo!!!

    Reply
  66. Patrícia Luz

    Fiz a septoplastia com turbinectomia hj faz quinze dias… a cirurgia foi super tranquila, o que mais doeu foi o tubo, pois como foi anestesia geral eles me entubaram durante a cirurgia, acordei com muita dor na garganta, porém sem dor alguma no nariz.
    Fiz a cirurgia as 7:30 da manhã e tive alta as 20:00 da noite, apesar de ter passado mal por conta da anestesia geral, tive alta no mesmo dia. Meu pós operatório foi melhor do que achei que seria… passei três dias com o nariz totalmente entupido e sangrando, respirava apenas pela boca, nada insuportável… dava pra dormir de boa… tive muito enjoo durante os cinco dias pós cirurgia…
    No meu caso o médico não utilizou tamponamento nasal nem os splints… o meu foi ponto interno, por conta disso passei três dias com o nariz sangrando o tempo todo, porém o conforto de não ter o tamponamento nasal “apesar do congestionamento presente” não tem preço…
    Uma semana após a cirurgia voltei ao consultório para retirar os pontos, o que não doeu e foi um alívio imenso, quando o médico tirou os pontos nem acreditei, parecia que tinha um retroz de linha dentro do meu nariz rs… acredito que o repouso absoluto que fiz segundo orientações médicas me ajudaram muito no meu pós operatório… passei uma semana de repouso absoluto, proibido de sair, levantar pesos, andar muito, tomar sol, comer alimentos quentes e coisas do tipo… segui certinho e não tive problemas… amanhã volto a trabalhar… vida normal…
    Achei muito bom ter feito a cirurgia… Faria novamente sem a menor dúvida se preciso fosse… Minha narina esquerda está perfeita, a direita um pouquinho entupida, mas creio que em breve estará tão perfeita quanto a esquerda…
    Escolha um profissional competente e capacitado de sua confiança e faça pois vale muito a pena, uma cirurgia simples por uma qualidade de vida e benefícios grandiosos.

    Reply
  67. Thatiane

    Boa tarde
    Já constatei que tenho o desvio de septo, mas minha dúvida é que esteticamente quando dou risada meu nariz fica torto para um dos lados. Se eu fizer só a cirurgia do desvio de septo meu nariz por fora fica reto ? Se não qual cirurgia junto com a desvio de septo tendo que fazer ?
    Desde já grata pela resposta

    Reply
  68. Sandra

    Olá pessoal!
    Fiz sinusectomia e septolastia pelo Sus. Foi um sucesso! Uma dica, lavem bastante o nariz com soro, e no principio do pós operatório, hidratem os labios e a região da boca com bepantol derma. Além de evitar o desconforto, auxilia na reconstituiçao da pele. Espero te-los ajudado.

    Reply
  69. KAMILA

    BOA TARDE EU FIZ ESSA CIRURGIA A UNS 13 ANOS QUASE MORRI COM O POS OEPERATORIO ,NAO ME LEMBRO COMO CONSEGUI RESPIRAR SO PELA BOCA E INFELISMENTE JA ESTOU FAZENDO OS EXAMES PARA NOVA CIRURGIA DE DESVIO,SO PEÇO A DEUS QUE ME AJUDE E ME ENSINE RESPIRAR NOVAMENTE PELA BOCA PORQUE DA UM DESESPERO QUE SO DEUS MESMO.
    BOA SORTE

    Reply
  70. Rodrigo

    Pessoal, fiz ontem a cirurgia de désvio septo e turbectomia, logo quando acordei da anestizia já fiquei com a respiração livre não tive dor, dormi bem está noite, estou usando antibiótico e rinossoro a cada 3 hrs, não precisei tamar nada para dor. A diferença desta cirurgia é que a maioria das vezes é feita com bistury pelo fato dos convênios não autorizar o procedimento com laser, no meu caso paguei para o médico o custo da fibra do laser para ser utilizado(R$ 3.000,00) usando o hospital do convênio., pois o pós operatório fica menos desconforto com sangramento e dores. Obs; conversem com seu médico a possibilidade de fazer com laser.

    Reply
  71. Gustavo

    Há exatos 25 dias fiz minha cirurgia 17/10/16.
    1° semana:sono interrompido por preocupação com o nariz, inchaço, nariz totalmente obstruído, respiração só pela boca, eu tinha de limpar meu nariz a cada hora(usando uma seringa eu injetava 20 ml de soro fisiológico em cada narina), gelo 3x por dia 15 a 30 min. por sessão
    2°semana: inchaço reduzido, nariz ainda obstruído(minha médica retirou uma proteção de silicone que tinha dentro do meu nariz pra desobstruir ,limpeza 9x ao dia(3 de manhã, 3 à tarde, 3 à noite),
    3°semana:o sangue começou a coagular criando “aliens” (geram um mal cheiro horrível) uma mistura de sangue coagulado e catarro que saía quando eu assinava(tudo previsto pela minha médica), comecei a respirar pelo nariz, parei de roncar e agora estou no aguardo da minha doutora para começar as atividades físicas.
    Ps.:meu nariz pouquíssimas vezes sangrou, só no primeiro dia e quando comecei a assoar mas já parou.
    Ps2.: Recomendo a todos a fazerem a cirurgia o pós operatório pode ser chato mas pra quem sofre pelo desvio de septo e outras complicações respiratórias eu te garanto que não vai se arrepender.

    Reply
  72. Odair Aparecido de Seixas

    Olá eu fiz essa cirurgia ontem desvio de septo .estou com muita dor e sangrando muito ,estou fazendo repouso não posso abaixar a cabeça e nem olhar pro chao que sai sangue

    Reply
  73. Cleide

    Boa Noite pessoal,

    Hoje esta fazendo 13 dias que fiz a cirurgia desvio do septo, esporão e hipertrofia dos cornetos, ontem comecei a sentir dores de cabeça e já estou assim a dois dias, fora os incomodos no nariz, mais o que esta incomodando são dores de cabeça, alguém sabe me informar se é normal ter dor de cabeça e se alguém já sentiu?

    Reply
  74. Gabriele

    Gente eu fiz uma septoplastia a uns 2 anos, sempre me reprimi, mas há alguns dias todos vem me dizendo para buscar justiça, eu fiz a cirurgia simplesmente para corrigir um desvio de septo, mas o resultado que tive quando acordei foi horrendo, meu nariz ficou horrível, deformado, parece quebrado, na época eu era criança, sofri, muito bullying, por que meu nariz era “escroto”, o que eu faço, vou atrás do médico que fez isso comigo, eu falei com pessoas da minha família mas ninguém me apoiou a ir atrás desse cretino

    Reply
  75. Anderson

    EU fiz hj a cirurgia de desvio de septo+ uvulopalatofaringoplastia( retirando as amígdalas)
    Gente como é que vcs conseguiram dormir? To aqui as 3 da manhã, não consegui dormir até agora respirando somente pela boca, sem contar que a garganta dói com a boca aberta, realmente essas primeiras 24h estão terríveis, tomara que melhore logo ?

    Reply
  76. Daniel

    Uma dúvida, quais são os exames solicitados para a cirúrgica, desde de nasoscipia ate raio x do tórax e teste ergométrico. Obrigado

    Reply
  77. roberto

    eu tenho septo nasal desde pequeno,quando espirro sai um cheiro forte e minha mulher reclama,tomo antialergico pra aliviar,na epoca o medico disse que nao precisa fazer cirurgia,mas agora sei que é necessario,sera que pelo o sus eles fazem esse procedimento cirurgico e é confiavel.

    Reply
  78. Rafael Videira

    Fiz essa operação há mais de 25 anos….na epoca eu tinha 14 anos…retirei carne esponjosa e corrigi o desvio de septo….o pós operatório foi de boa….so q uma semana depois fui no médico para retirar os curativos.. achei q não seria nada, mas ele tirou de cada buraco do nariz uma gaze em espiral q me fez chorar…parece q nos dias de hj não é mais assim….mas o médico não me avisou q eu iria expelir placas de sangue por mais de um mês…tentei tirar com o dedo..mas como meu septo ainda estava mole acabei enterrando de novo o nariz…..mas era moleque e não tive a orientação necessária pra não mexer e esperar consolidar o septo…q isto sirva de alerta pra quem vai fazer a operação.. ..deixe o nariz como está até ter certeza de q o septo vá estar totalmente cicatrizado

    Reply
  79. Jefferson Andrade

    Boa noite a todos. Alguém que possa me indicar um local que faça esse procedimento cirúrgico por um preço acessível ? Pois pesquisei em alguns locais e o valor esta muito alto. Se alguém puder me indicar alguma clinica ou hospital que faça o procedimento, a um preço acessível, ficarei muito grato.

    Reply
  80. Fernanda Ribeiro da Silva

    Gente faz ou não pelo sus ? Pois li e vi em outros sites que não fazem pelo sus pois veem a cirurgia como estética….

    Reply
  81. Michele Carla

    Pessoal boa tarde!
    Eu preciso fazer a septoplastia mas estou com muito medo. Gostaria de saber de vocês que fizeram se sentiram alguma coisa na retirada do Tubo Respiratório.

    Reply
    1. Rafael

      Não senti nada. É apenas a agonia de ver o médico tirando o sprint mais não dói. Pelo menos no meu caso não doeu.

      Reply
  82. Edivaldo

    Bom gente li praticamente todos os comentários da página e tenho que reconhece que também não está nada fácil . Hj fas 6 dias que fis cirurgia de desvio de septo e cornetos . Realmente esperava que fosse menos aguniante .mas realmente espero que vai valer a pena .meu nariz 100% entupido bastante tontura mal posso comer por conta de respirar pela boca mas apesar de tudo estou muito confiante que vai acabar tudo bem melhor mas ainda tem que tirar o Tanpao isso dizem ser meio doido para tirar será verdade

    Reply
  83. Silas Procópio

    Fiz a cirurgia para correção de desvio do septo nasal, bom faz 04 dias, o medico abençoado retirou o tampão depois de um dia e me deu alta, respirei muito bem no dia q retirou o tampão, estava tão alegre q até dei uma saidinha para comemorar, fui ver um filme no cinema, claro o nariz sangrava um pouco mas aquele sangramento não era de nada para mim mas, na noite seguinte eu comessei a ter muitos desconfortos respiratórios porque não respirava mais pelo nariz porque os dois se fecharam não sei se é com sangue coagulado ou com catarro mesmo, porque eu tento lavar ou retirar com contonete e não consigo desobestruir as narinas, tento assoar para fora e nada, para dentro e nada, posso lhes dizer q sou uma nova criatura q está aprendendo a respirar pela boca nestes 04 dias pós cirurgia, eu tenho colocado uma balinha de halls na boca há cada hora porque ela me dar uma sensação de frescor e também estou usando uma pomada de diclofenaco no nariz para v se ajuda a desinchá-lo, e o que estou fazendo é: tendo paciência e crendo q isso vai passar o mais breve possível e q daqui uns dias vou olhar para trás e vai ser só história para contar porque tudo isso vai ter passado e vou estar totalmente recuperado e respirando 100% com meu nariz, se o bom DEUS assim permitir, obrigado e tenha paciência para vencer um dia pós o outro.

    Reply
  84. Silas Procópio

    Que DEUS sauve os estados unidos do Brasil e todos os narizes entupidos, melhora a todos porque pode ter certeza q esses desconfortos vão passar e todos nós iremos gozar de uma nova qualidade de vida.

    Reply
  85. Rafael

    Antes de operar li os comentários e hoje, 13 dias depois da cirurgia pude perceber que tudo é relativo. Operei sob anestesia geral, não senti nada. Passei uma noite no hospital em observação e no outro dia pela manhã tive alta. Os três primeiros dias são chatos, porém, não senti dor em nenhum momento. Existe o desconforto de estar com o nariz congestionado, ter que dormir com a cabeceira da cama bem alta que dificulta bastante o sono. É verdade que o nariz fica sensível e você precisa lavar bastante com soro fisiológico inúmeras vezes. No quarto dia voltei ao consultório para retirar os splints nasais o médico limpou disse q estava tudo correndo bem era só manter p repouso e as orientações dele. Os dias foram passando e aos poucos uma pequena respirada entre secreções com gotas de sangue ou alaranjadas. Como eu disse lá em cima hoje faz 13 que operei e já sinto uma boa melhora. Ainda sai catarro bem grosso, às vezes com aquele sangue que costumam chamar de sangue pisado.
    Para os que estão na dúvida, acho que toda cirurgia visa melhorar a qualidade de vida e que o pós operatório e só um meio de chegar a essa melhora. E não é porque fulano teve uma recuperação dolorosa que a sua também vai ser, isso varia de um indivíduo para outro. Não me arrependi em nenhum momento já me sinto respirando beeeem melhor e ainda vai melhorar bastante.
    Nota: Não senti dores fortes em nenhum momento. Meu médico passou o antibiótico e analgésico para dor. A única coisa que senti foram leves dores de cabeça é vista cançada que melhoravam com a dipirona, mas acredito ser por ficar muito tempo no celular já que é preciso ficar de repouso era um passatempo.

    Reply
  86. Marcos Sampaio

    Consegui juntar R$ 5000, vcs acham que é um valor suficiente para realizar a septoplastia, moro em Brasília, preciso fazer urgente essa cirurgia, pois tenho a narina esquerda totalmente obstruída. Além que mexe com a auto estima e a qualidade de vida da gente, pelos relatos que vi, terei que juntar mais dinheiro, quando eu tinha plano de saúde tentei fazer nad sempre esbarrava en varias burocracias e no final acabava não conseguindo e desistindo, espero colocar meu depoimento da septoplastia aqui en breve

    Reply
  87. Luciane valadao

    Ola eu fiz a cirugia de septoplastia tem 15 dias meu nariz tinha desvio muito grande por dentro só respirava pela boca, confesso que nos três primeiros dias e muito incomodo pra dormi os splint incomoda muito, tirei os splint com oito dias depois foi uma alívio já estou respirando muito bem e fiz o repouso não tive nenhum sagramentô super indico pra quem precisa fazer já está mudando minha vida.

    Reply
  88. Luciane valadao

    Olá eu fiz a cirurgia de septoplastia a quinze dias tinha uma desvio muito grande por dentro só respirava por uma lado do nariz confesso que os primeiros dias do pós operatório e muito incomodo pra dormir, depois de oito dias tirei os splint foi um alívio já comecei respirar melhor graças a deus correu tudo bem não tive nenhum sagramento hoje já estou conseguindo dormir melhor quem precisa fazer super indico.

    Reply
  89. vinicius castelo

    Tem duas semanas e meia que fiz a minha cirurgia. Ela é tranquila, indolor e vc não precisa mais usar tampão, vc já acorda respirando bem. Depois de algumas hrs de operação começa a entupir tudo, chega a ser um pouco desesperador nos primeiros 2 dias, para quem não é acostumado a respirar pela boca. Isto acontece por causa do acumulo de sangue que coagula junto com catarro nas vias respiratórias e por causa de uma placa de plastico que o medico coloca dentro do naiz, mas isto vc tira em dois dias. Nos dias seguintes é normal ficar entupido por causa do acesso de sangue e catarro então vc tem q ficar lavando com muitaaaaaaaa frequencia para desentupir. Já ouve vezes que de tanto lavar saiu um coagulo imenso do meu nariz, achei até q era um bicho de tão grande rs, ai deu um super alivio, mas até hr ainda rola isso comigo, pq vai acumulando casquinha de sangue, mas com uma boa limpeza vai ajudando e aos poucos vai desentupindo. Os retornos ao médico é super importante pq ele da uma olhada e tambem ajuda na limpeza mais profunda. Resumindo, quem não fez faça, é outra vida, tem essses desconfortos que eu falei mas só de não ter mais de usar neosoro já é uma vitória… rsss

    Reply
  90. Thainá

    Oi boa tarde, vou realizar a cirurgia de septoplastia este mês, dia 30.
    Eu gostaria de saber se na cirurgia eles podem corrigir uma pequena imperfeição que tenho por causa do desvio, sabe aquela elevação parece um ossinho meio erguido.
    Mais é bem pouquinho.

    Reply
    1. Adriana

      Esse ossinho só é minimizado em rinoplastia, somente essa cirurgia é capaz de modificar a estrutura nasal externa.

      Reply
  91. Adriana

    Alguém poderia indicar um otorrino cirurgião que atenda na Grande Vitória e que atenda pela Samp?
    Fiz cirurgias pra corrigir desvio de septo mas, mesmo após os procedimentos contínuo com desvio de septo comprovado em tomografia.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *