O QUE É RINOPLASTIA: Como é? Dói? Indicações e riscos

Começaremos nosso site explicando o básico para quem está interessado neste assunto, ou seja, fazendo comentários sobre o que é rinoplastia de fato, além de outras considerações importantes sobre este procedimento.

Rinoplastia é uma cirurgia feita com o objetivo de remodelar o nariz, seja com fins estéticos: para mudar seu ângulo, torná-lo menor ou maior, mais fino ou mais largo, corrigir defeitos, desentortá-lo, etc; seja com fins funcionais: para corrigir funções prejudicadas, problemas respiratórios, traumas, etc. Pode-se afirmar que na maioria dos casos o paciente busca torná-lo mais harmonioso e proporcional em relação ao resto de seu rosto.


Além da parte estética, esta cirurgia pode ao mesmo tempo corrigir certos problemas, como o de congestão nasal crônica, por exemplo. Isso é comum de ser observado no caso de narizes tortos que são modificados para ficarem mais retos, pois neste caso há uma alteração no canal nasal.

Quem pode fazer a rinoplastia?

Esta pergunta é ambígua, não? Podemos considerá-la pelo polo passivo ou pelo polo ativo, ou seja, quem realiza a ação e também quem a sofre (já aqui eu garanto que não há ambiguidade, pois você não experimentará sofrimento algum com esta cirurgia, acredite).

Paciente – idade mínima para fazer rinoplastia:

Idade mínima para rinoplastia mulher

A formação total do nariz ocorre na adolescência

Este procedimento só pode ser feito por pessoas que já tenham o nariz completamente formado, sendo que isso ocorre pelos 15 ou 16 anos em meninas e pelos 18 anos nos meninos.

Lembrando que formação é diferente de crescimento. O nariz humano cresce durante toda a vida pois é formado por uma espécie de cartilagem que não se ossifica, ou seja, seu nariz será cada vez maior ao passar dos anos, sendo que esse crescimento varia de pessoa para pessoa, obviamente. A formação, por outro lado, diz respeito ao formato do nariz e à constituição de suas cartilagens. Uma vez formado, as cartilagens não se desenvolvem mais, apenas crescem.

Médico capacitado – especialização exigida:

Para realizar esta operação, os médicos devem ser especializados em cirurgia plástica ou otorrinolaringologia.

Vale mencionar que a plástica facial está contida dentro das competências adquiridas pela especialização em otorrinolaringologia, conforme explanado neste artigo. Afinal, o que é rinoplastia para quem é autorizado a realizar procedimentos bem mais complexos, como a rinosseptoplastia funcional?

O que é rinoplastia - melhores médicos e consulta

Médico explicando o que é rinoplastia e como a cirurgia no nariz é feita

Como é feita a cirurgia de rinoplastia?

Rinoplastia aberta - o que é e como é feita

Ilustração que mostra o que é rinoplastia aberta

Agora que você já sabe o que é rinoplastia, vamos entender como ela é realizada. Já adianto que, apesar de parecer assustadora, a cirurgia é bem tranquila e normalmente dura em torno de apenas 1 hora e 30 minutos ou 2 horas.


1 – Corte e desmontagem

Para realizar a rinoplastia, o médico-cirurgião realiza incisões com um bisturi de modo a ter acesso aos ossos e cartilagens que formam a base do nariz (pirâmide nasal). Ele poderá separar os tecidos da base, ou seja, “desencapar” o nariz, fazendo a chamada rinoplastia aberta, ou então operar sem descolar a pele, o que corresponde à rinoplastia fechada. Futuramente faremos um post explicando esses dois procedimentos com detalhes.

2 – Moldagem

Conforme o tipo de operação a ser realizada e o resultado esperado, o cirurgião poderá remover uma parte do osso e da cartilagem, lixá-los, e/ou adicionar novo tecido no local, o qual poderá ser sintético ou natural, retirado de outras região do corpo do paciente. Em alguns casos específicos, é provocada a fratura proposital do osso nasal, como forma de corrigi-lo.

3 – Remontagem

Recuperação, curativo para rinoplastia e tala

Paciente no 2º dia após a rinoplastia:
excelente recuperação

Depois de feito todos os procedimentos necessários para se atingir o formato idealizado, a pele e a carne são recolocadas no lugar a que pertencem (caso a rinoplastia seja aberta) e a cirurgia é assim finalizada.

Para que os tecidos fiquem bem acomodados sobre a nova estrutura, é necessário, na maioria dos casos, que o paciente utilize uma tala em seu nariz por cerca de 4 a 7 dias, a fim de imobilizar a região. O médico poderá, também, exigir que o paciente use um tampão nasal, se for o caso.

Retirada a tala, o paciente utilizará um esparadrapo simples por cerca de uma semana.

Como o intuito principal deste post é tecer comentários sobre o que é rinoplastia e como esta cirurgia é feita deixaremos para falar mais detalhadamente sobre o pós-operatório em um post específico.

Rinoplastia deixa cicatrizes?

Cicatrizes da rinoplastia: columela

Jolie foi usada apenas como modelo para ilustrar a columela, mas acredite, sua perfeição estética não é 100% natural: ela já passou por mais de uma rinoplastia

As cicatrizes da rinoplastia dependem do procedimento feito. Em grande parte das vezes, os cortes são feitos na parte interna da cavidade nasal, não deixando, portanto, cicatrizes visíveis. Por outro lado, há casos em que é necessário fazer cortes internos: na columela ou então nas asas do nariz (quando a rinoplastia é feita para reduzir a abertura das narinas e, consequentemente, a largura de todo o nariz).

Mas não se preocupe, as cicatrizes na parte externa do nariz  são quase imperceptíveis, sendo que em alguns casos ficam praticamente invisíveis a olho nu – perfeição esta que não depende exclusivamente do médico, mas também do processo natural de cicatrização de cada pessoa.

Aqui vai um exemplo de cicatriz na columela cujo processo pode ser considerado perfeito, já que é impossível dizer, pela última foto, que houve um corte no local.

rinoplastia-cicatrizes-nariz

Qual é a anestesia para Rinoplastia?

Esta é uma pergunta muito pertinente. A anestesia para rinoplastia pode ser geral ou local.

O tipo de anestesia será escolhido conforme cada caso, ouvindo-se a opinião do paciente e seguindo-a apenas se a situação permitir.

Caso você faça a sua cirurgia com anestesia local, é bom estar preparado para ouvir barulhos um tanto perturbadores, afinal, não é nada agradável ouvir o médico mexendo em seus próprios ossos e cartilagens.

Em alguns casos, principalmente quando o procedimento demanda várias horas, o paciente tem o sono induzido para ficar mais tranquilo e confortável.

Por outro lado, se a anestesia for geral, você será entubado e respirará com auxílio de aparelhos durante a operação. Além disso, deverá ficar internado por um certo período, que costuma ser de 24 horas.

Como se observa, ambos os métodos de anestesia apresentam vantagens e desvantagens que deverão ser ponderadas na hora da escolha (caso o médico lhe confira tal possibilidade, é claro).

Rinoplastia requer internação?

Normalmente o procedimento é ambulatorial, mas em alguns casos é necessário que o paciente fique metade de um dia ou um dia inteiro internado no hospital antes de retornar ao lar. O que vai determinar isso será o grau de complexidade da rinoplastia (caso seja funcional e estética, por exemplo) e o tipo de anestesia feita.

Quais os riscos da rinoplastia?

Toda cirurgia oferece riscos, afinal, trata-se de um procedimento invasivo. Contudo, nesta em especial, os riscos são relativamente baixos.

Além de hematomas e edema (inchaço) normais verificados no pós operatório, o paciente poderá apresentar os seguintes quadros: Sangramento, infecção, obstrução das vias nasais (em decorrência do próprio edema), necrose do tecido operado, sensação de dormência nos dentes, abertura no septo (cartilagem que faz a divisória entre as mucosas nasais) e complicações pós-anestésicas.


Apesar de ser de conhecimento geral, vale mencionar que há também o risco de o paciente ficar insatisfeito com o resultado ou a cirurgia ser má sucedida. Isso, contudo, depende mais da habilidade e qualificação do cirurgião e das expectativas do paciente do que da plástica em si.

A rinoplastia dói?

A recuperação da rinoplastia é dolorida?

Esta paciente sentiu forte dor de garganta por conta de uma infecção causada pela rinoplastia, o que não é comum

Uma das primeiras coisas que os pacientes costumam indagar é se a rinoplastia dói, afinal, humanos que somos, sempre temeremos a dor. Mas, apesar de ser algo bastante questionado, dificilmente esse fator tem um peso significativo na hora de decidir por realizar ou não a cirurgia em se tratando de pessoas que desejam profundamente alterar alguma parte do corpo. De qualquer modo, queremos saber mesmo assim, e nesse caso a resposta é um pouco confortante.

Felizmente, não é muito usual sentir dores fortes prolongadas – tanto durante a cirurgia (por conta da anestesia e sedação), quanto no pós-operatório, até mesmo por ser uma região com poucas terminações nervosas.

No entanto, não podemos afirmar terminantemente que isso não ocorre, pois algumas pessoas podem sim sentir eventuais dores chatinhas e incômodos durante alguns poucos dias após a plástica. Contudo, esse fato não deve ser motivo de grande preocupação, pois os médicos já receitam analgésicos para o caso de isso vir a ocorrer, e normalmente é o suficiente para sanar o problema.

Posso fazer rinoplastia com outras cirurgias plásticas?

Sim, você poderá associar esta plástica com a colocação de próteses nos seios, por exemplo, ou com a otoplastia. Enfim, não há impedimentos gerais quanto a isso, devendo o médico analisar a viabilidade da associação de operações em cada caso concreto, a partir da investigação da saúde do paciente.

Quanto tempo demora para desinchar e aparecer o resultado definitivo?

A rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos  cujos resultados finais mais demoram a ser obtidos. No primeiro mês após a cirurgia o nariz ficará bem inchado e desinchará bastante ao longo dos três meses seguintes. Contudo, ele só perderá completamente o inchaço após cerca de 1 ano ou mais contados da operação, e isso é ainda mais acentuado ao recém acordar. Veja aqui infomações completas sobre o pós operatório.

Deste modo, o resultado definitivo só pode ser visualizado após um período compreendido entre 8 meses a 1 ano da cirurgia.

Chegamos ao fim. Espero que, com este post, você tenha entendido o que é rinoplastia e tenha conseguido ter uma visão geral das informações mais importantes a respeito desta plástica. Nos próximos posts, falaremos com mais detalhes de assuntos pertinentes envolvendo este tema, fique de olho!

20 thoughts on “O QUE É RINOPLASTIA: Como é? Dói? Indicações e riscos

  1. Renata

    A rinoplastia, como qualquer outra cirurgia, requer cuidados no pré e pós operatório. Mas o resultado é compensador. Eu passei por uma na Montenegro Cirurgia Plástica (SP) e fiquei muito satisfeita com o resultado.

    Reply
  2. paula

    Alguém pode me indicar cirurgiões realmente bons em São Paulo-SP para fazer rinoplastia?

    Reply
  3. walter

    meu nome walter moro em Brasilia ja operei 3 vezes meu nariz ficou pior do que tava isso normal ,a primeira vezes fraturei o ossos as outras 2 fiz uma correcao com nestezia local com ponto que dor mais do que a primeira vez geral,gostaria de saber o que eu tenho que fazer,meu nariz ficou grande de mais,caindo isso normal, o dr falou que no organismo o que tenho que fazer pra tratar organismo,preciso de ajudar nao sei mais o que fazer,as pessoas fica rindo da minha cara,pareco um palhaco,meu tel 6186141805 mim ajudar,DEUS ABENCOE

    Reply
    1. axtro

      Walter, que pena que ocorreu isso com vc, há muitos médicos aventureiros procurando cobaias para treinar a parte estética do nariz. Não desista, procure algum centro de formação de residência médica em Otorrino, que também atue com cirurgia estética, pois talvez a solução p/ o seu nariz envolva implante de cartilagem, o que é feito por poucos Otorrinos. Pesquise na UNB se dentre os Otorrinos, há algum que também entenda da parte estética e implante de cartilagem.
      Em SP, conheço o HC, que tem médicos experientes que entendem de estética e ensinam os médicos residentes(Dr. Carlos Alberto Caropreso). O Dr. Perboyre Lacerda Sampaio não está mais atendendo no HC, pelas informações que obtive junto aos funcionários do hospital(atende na Clínica Faciall-particular). O atendimento dos médicos com essa especialização só está disponível no HC pelo SUS. Pelo convênio ou particular os Otorrinos que atendem não fazem estética.
      Outro local é no curso do Dr. Jurado(www.clinicajurado.com) na Vila Mariana. Se quiser gastar algum valor muito baixo ou talvez até nada, deverá passar em consulta e cirurgia através do curso, mas se passar no particular orçamento vai ficar pesado(p/ mim ficou + que $20).

      Reply
        1. axtro

          Não fiz com o Jurado, a consulta particular em set/16 deve estar uns 500/600, pq no início de 2014 estava 400. Não operei com ele pq ele queria operar o lado bom o meu nariz e me “esfaqueou”.
          Vc operou seu nariz?

          Reply
    2. Susy Brito

      Walter , seu problema deve ser bem triste mesmo, afinal o nariz é tipo um cartão de visita, em Brasília não conheço um excelente cirurgião para indicar, mas aqui em S Paulo, sim. Se vc puder venha a S Paulo e se consulte com a Drª Ana Helena Patrus, uma das mais renomadas cirurgiãs daqui.

      Reply
  4. manu

    Adorei esse site vai me ajudar muito na apresentação do meu trabalho…..

    Reply
  5. JANICE MONTENEGRO

    Gostaria de informação sobre um bom profissional nessa área, no RIO DE JANEIRO.

    Obrigada pela atenção

    JANICE

    Reply
    1. axtro

      Se for cirurgia complexa, envolvendo reoperação de nariz (rinoplastia secundária), me indicaram um nome do RJ, Dr Geraldo Augusto Gomes

      Reply
  6. Paulo

    Meu problema no nariz é aquele ossinho que parece que se chama “dorso” ,tenho ele elevado,e não gosto dele,muitas pessoas me falam para fazer a rinoplastia, sou homem,e digasse de passagem as pessoas falam que sou bonito(homens e mulheres),porém acho meu nariz feio,e eu acho que ele acaba comprometendo minha aparência, queria fazer,será que devo? sou de PE.

    Para vocês terem ideia,eu tenho vergonha de que as pessoas me olhem quando estou de lado,pois meu nariz com aquele osso elevado,acaba “sujando minha imagem”, e quando eu sorrio meio que minhas narinas sobem e a ponta de meu nariz fica para baixo, acaba se tornando algo constrangedor para mim,até já fui zoado por algumas pessoas. Queria saber preço, e se vale a pena fazer,é que tenho pouco de medo de o resultado piorar a situação,queria também saber se lá antes da cirurgia o cirurgião vai mostra fotos de possíveis resultados da operação,se ele vai tirar alguma foto minha e mostrar como vai ficar? Bom se possível me informem aí 😉

    Reply
  7. Juliana

    Existe algum cirurgião bom em rinoplastia em Goiânia? Me indiquem por favor

    Reply
  8. luzia shirley da silva e silva

    A minha situação e curiosidade é a mesma do Paulo acima

    Reply
  9. luzia shirley da silva e silva

    Quero muito fazer cirurgia, mas ao mesmo tempp tenho medo de alga complicação ou não sair como desejado

    Reply
  10. Lucas

    Alguém pode me recomendar um bom cirurgiao na região de jahu ou bauru ? Interior de São Paulo , sou de Bariri SP

    Reply
  11. Gabriela

    Não façam cirurgia com Dr. Arthur Barros Sorocaba/SP Clinica Futura péssimo profissional, negligente.
    Deixou sequelas na operação, cometeu vários erros primários, talvez se fosse mais qualificado e menos arrogante poderia ter evitado.

    Reply
  12. Juliana

    Boa tarde , alguém indica um bom cirurgião no Rio de janeiro , meu nariz é aquele batatinha . Tenho muita vontade de fazer , mas fico preocupada com a aparência não quero ficar com os buracos dá narina grande e não desejaria ficar com o nariz artificial.
    Desde já obrigada !

    Reply
  13. zenilda albuquerque aires

    gostaria de fazer uma rinoplasta .gostaria que alguem me indicasse algum cirurgiao plastico .moro em Pernanbuco desde ja agradeco de preferencia alguem que ja tenhapassado por este medico ok

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *