BIOPLASTIA NO NARIZ: O que é? Preços, Antes e Depois!

Na busca pelo visual perfeito, homens e mulheres estão cada vez mais mudando detalhes do visual da face. Um dos campeões de mudanças em mesas de cirurgia é o nariz, detalhe mais marcante do rosto. Há diversos procedimentos para chegar ao nariz perfeito, e um deles é a bioplastia no nariz, ela está na lista dos mais populares no Brasil.

O que é Biplastia no Nariz?

O bioplastia é a técnica de preenchimento da pele e pode ser realizada via profissional especializado em diversas partes do corpo. Existe o preenchimento de nariz, mas também o de glúteos, facial como um todo para preenchimento de rugas e esticar a pele, nas mãos para remover marcas da idade, nos lábios para aumentar o tamanho ou o formato da boca, no queixo para mudar a forma, dentre outros.


O profissional envolvido no tratamento estético é um dermatologista e o procedimento pode ser feito em seu próprio consultório por meio de anestesia local. Como não é uma cirurgia plástica, o tratamento estético pode ser feito a qualquer momento e a paciente poderá ir para casa e continuar suas atividades normalmente.

Como funciona a Bioplastia?

A bioplastia nada mais é que um preenchimento cutâneo, ou seja, das camadas da pele. Mas não é algo superficial, e sim nas camadas mais profundas da pele. Micro grânulos feitos de materiais biocompatíveis são inseridos na pele para que ela aceite aquela como uma parte natural do seu corpo.

Esses materiais responsáveis pelo preenchimento da região tratada podem ser definitivos ou temporários. Os mais comuns são o PMMA (polimetil-metacrilato) e o ácido hialurônico. Adiante falaremos mais sobre eles.

O tratamento foi inventado para corrigir imperfeições de amputações e eliminar a necessidade de uma plástica. Contudo, tudo o que torna as pessoas mais bonitas acaba entrando no universo da plástica e este tratamento foi muito positivo para a correção de imperfeições na pele.
Fotos de bioplastia no nariz antes e depois
A bioplastia é chamada de plástica sem cortes ou rinoplastia não cirúrgica. Requer uma anestesia local apenas porque envolve uma agulha, mas é considerado um procedimento seguro e o paciente estará acordado o tempo todo. Como é um preenchimento, normalmente serve para pessoas com nariz de tamanho normal, que desejam aumentar alguma parte dele.

A aplicação do material é  feita em uma região bem específica: perto do osso, para aderir a ele e no meio do músculo, para que este se reeduque no formato e faça o preenchimento funcionar. A aplicação é feita logo após uma anestesia e por isso não costuma doer. Todo o procedimento mais ou menos uma hora e o inchaço permanece na pele por no máximo dois dias. Não haverá dor depois.

A bioplastia do nariz não é reversível. Contudo, pode ser temporária, dependendo do material usado.

O produto adere a pele e é incorporado como uma parte do seu corpo e não dá para tirar. Por isso é preciso ter muita certeza se este é um procedimento desejado e estudar o visual após a correção do nariz e de outras partes visíveis com o método. A maior parte dos dermatologistas possuem programas de visualização via foto que fazem uma alteração na imagem e mostram uma prévia perfeita de como o rosto vai ficar após o tratamento.


Que casos podem ser tratados com Bioplastia no Nariz?

Este é um procedimento ideal para pessoas com giba no dorso do nariz (também conhecida por calombo), e é algo simples de entender: Afinal, que problema estético é esse? Não se trata de uma questão de tamanho ou largura, mas sim de irregularidade no dorso. Logo, para consertar este pequeno defeito, basta deixar o dorso reto. Para isso, há duas alternativas: reduzir o calombo ou aumentar o resto do dorso! E é justamente essa segunda opção que a bioplastia abrange: São feitos preenchimentos na raiz (região entre as sobrancelhas) e/ou na supraponta do nariz, de modo que todo o dorso fique mais alto, disfarçando a giba.

E é justamente por ser um preenchimento (ou seja, adição) que este não é um procedimento indicado para quem tem nariz grande. Mas essa questão deve ser bem esclarecida: Não é que quem tenha nariz grande não possa se beneficiar da bioplastia nasal, pode sim! Acontece que ela não corrige nariz grande, apenas corrige imperfeições, buracos e desvios.

Bioplastia em nariz grande antes e depois

Exemplo de bioplastia em nariz grande

Essa questão do nariz grande é importante porque as vezes não sabemos ao certo qual é nosso problema estético, mas apenas que “há algo errado”. Pode ser que você atribua o efeito (visual não estético) a causas erradas. Você pode, por exemplo, achar que seu problema está no comprimento do nariz, quando na verdade o que não lhe agrada é o calo ósseo. Nesse caso, a bioplastia pode lhe ser útil.

Pessoas com dorso muito baixo (característica presente em asiáticos), também podem melhorar sua fisionomia com a bioplastia, de modo a deixar o nariz com uma aparência mais fina e definida. Nesse caso, é feita uma elevação de todo o dorso.

Bioplastia para aumentar o nariz - fotos antes e depois

Elevação de dorso com bioplastia

Outra observação interessante é que este tratamento é bastante feito em pessoas que fizeram uma rinoplastia mal sucedida, ou seja, como substituto à rinoplastia secundária. Muitas vezes, por incompetência médica ou por uma “noção distorcida” do paciente, o nariz fica demasiadamente reduzido e desproporcional ao rosto ou com imperfeições gritantes. Se esse é seu caso, você pode fazer uma avaliação com um médico para saber se esta rinoplastia sem cirurgia lhe é indicada.

PMMA e Ácido Hialurônico: Qual é o melhor?

As duas substâncias mais usadas no preenchimento são o PMMA (conhecido por “metacril”) e o ácido hialurônico. A principal diferença entre as duas está na durabilidade.

A aplicação com PMMA é permanente, pois este material não é absorvido pelo corpo. Ou seja, uma vez feita a aplicação, não há como retirá-lo. Isso pode ser visto como uma vantagem ou desvantagem, dependendo do ponto de vista. Afinal, você não precisará se preocupar em refazer o procedimento todo ano, mas, por outro lado, em casos de complicação não há muito o que fazer.

Já o preenchimento com ácido hialurônico é temporário, tendo duração de 7 a 12 meses. É a substância mais indicada para preenchimentos faciais, visto que se trata de uma molécula produzida pelo nosso próprio corpo. Ou seja, é um material natural e o risco de rejeição é praticamente zero. Se o valor fosse baixo, não seria um problema repetir o tratamento anualmente. Acontece que o ácido hialurônico é caro, razão pela qual muitas pessoas acabam optando pelo metacrilato.

A Bioplastia no Nariz tem riscos?

Para falar de riscos, devemos dividir o assunto em dois, visto que são diferentes a depender da substância injetada.

Com Metacril

As opiniões sobre os riscos da bioplastia de nariz com PMMA são divididas entre os dermatologistas. Por não ter cortes, não é um dos procedimentos mais arriscados do universo da estética. Contudo, a alergia sempre é um risco e por ser um material estranho ao corpo, a rejeição é possível e as complicações dela decorrentes são difíceis de tratar, podendo resultar em anos de uso de corticoides.

A maioria dos casos relatados de problemas com a bioplastia envolvem a região das nádegas e dos seios e estão relacionados à grande quantidade de metacrilato aplicada. São áreas sensíveis e muitos dos casos envolvem super exposição da pele e não ter tomados os cuidados devidos.

Alguns médicos apenas alertam sobre a bioplastia de mama, que poderia alterar a detecção do câncer de mama. Contudo, devemos relembrar que a aplicação em grandes quantidades nunca é recomendada. O próprio Conselho Federal de Medicina se posiciona contra o uso do PMMA em regiões extensas. Logo, podemos descartar o uso em mamas e glúteos.

Além disso, é essencial que você faça a bioplastia nasal com um médico qualificado. Uma má aplicação pode resultar em danos físicos, podendo a substância inclusive se deslocar, comprometendo a estética facial.


Os cuidados tomados pelo médico são essenciais para evitar danos. O mais comum é fazer uma bateria de exames médicos pré operatórios, como de alergia à anestesia, aumento da pressão arterial e alergia ao produto usado.

Com Ácido Hialurônico

Por se tratar de uma molécula presente em nosso organismo, a rejeição é um risco praticamente descartado. Não há relatos de complicações decorrentes do preenchimento com este material e, em verdade, é tido como um procedimento extremamente seguro.

Os únicos “probleminhas” que podem acontecer são facilmente tratados e desaparecem em poucos dias – incluem vermelhidão, inchaço e endurecimento da região.

Bioplastia no nariz com metacril ou acido hialuronico

Bioplastia com ácido hialurônico para elevar o dorso nasal

A Bioplastia para combate ao envelhecimento

O tratamento sem cortes ficou famoso por conta de sua alta capacidade de remover rugas. Ao contrário dos preenchimentos de colágeno, o corpo não dissolve a substância, tornando-se um tratamento mais eficiente. Ele pode ser feito em mãos, no rosto e no bumbum para quem quer arredondar mais suas medidas. É considerado um método seguro e por isso está se tornando popular.

O preenchimento de rugas é um dos métodos mais comuns no Brasil e torna-se cada vez mais popular. Costuma ter como público mulheres e homens dos 40 aos 70 anos e é um dos mais queridos entre os novos tratamentos para eliminar sinais de idade avançando.

O realce de traços da beleza, como a própria bioplastia no nariz, também é um tratamento comum. É possível deixar as maçãs do rosto menos fundas, eliminar algumas marcas fundas na pele e diversos outros tratamentos fáceis de fazer e sem riscos.

Quanto custa uma Bioplastia de Nariz?

Depende da clínica, cidade e região e, principalmente, da substância a ser aplicada e de sua quantidade.

O preço da aplicação pode ir de R$ 300 a R$ 600, no caso de bioplastia com metacril. O preenchimento no nariz envolve uma pouca quantidade de produto, por isso não é dos mais caros.

Por outro lado, caso se utilize ácido hialurônico, o preço fica entre R$1500,00 e R$3000,00. A diferença é grande, não?

bioplastia no nariz preços

Vantagens da Bioplastia de Nariz

  • Não é uma cirurgia plástica e por isso não tem cores e mesas de cirurgia.
  • É um procedimento rápido, durando uma hora no máximo.
  • Caso se aplique metacril, não é preciso trocar ou remover o produto, é para a vida toda.

Vídeo de como é feita Bioplastia do Nariz – Antes e Depois

Abaixo temos um exemplo de como é feito o procedimento da bioplastia no nariz e em outras partes da face, bem como as fotos antes e depois do procedimento demonstrando o resultado:

17 thoughts on “BIOPLASTIA NO NARIZ: O que é? Preços, Antes e Depois!

  1. Rogério Carvalho

    Estou pesquisando médicos especialistas em Bioplastia [nariz] em minha região. (Goiás)
    Tenho muita vontade de realizá-la, mas fico muito inseguro ao ler tantas histórias e estórias de pessoas que tiveram a pele do nariz necrosada após o procedimento.
    Quais são as porcentagens de risco? Fumantes podem fazer o procedimento ??

    Reply
    1. Ana

      Rogério,

      NUNCA faça uma bioplastia! Já vi muitos casos de rejeição e pessoas que tiveram partes do rosto necrosado, especialmente quando utilizaram o metacrill. Muito cuidado com esse procedimento, pois ele é irreversível e, 98% dos casos que vi resultaram em algum dano para o paciente.

      Se voce quiser fazer algum procedimento, pesquise um bom médico, um bom cirurgião plástico para resolver seu problema, guarde dinheiro e vá em frente.

      Abraços

      Reply
    2. Eva Lobato Post author

      Olá Rogério.

      Não sei lhe informar a porcentagem, mas, de fato, a bioplastia com PMMA apresenta riscos.
      O mais recomendável mesmo é fazer o procedimento com ácido hialurônico. Porém, como comentei no post, é um procedimento mais caro e temporário.
      Não sei qual é a imperfeição que você quer corrigir, mas se o problema for uma protuberância no dorso, vale muito mais a pena fazer uma rinoplastia. Quanto a isso, pode ter certeza.

      Reply
      1. Grazi

        Tem o doutor Eduardo ele é de Brasília e atende ai e Manaus. Ele é muito bom vou passar o telefone do watzap da secretaria dele. 61 82452222

        Reply
  2. Guilherme Pereira

    ola isso e uma besteira cada um nasceu de um jeito vamos ficar velhos pra que tanta besteira com rosto o que adianta ter rosto é ser uma anta

    Reply
    1. Thaís

      Oshe. Que mal tem em querer dar uma ajeitadinha na aparência? Se as pessoas estão pesquisando quer dizer que estão querendo tomar os devidos cuidados para que ocorra tudo bem.

      Reply
  3. darque

    por favor m informe ql a diferenca do uso do fio na bioplastia obrigada!

    Reply
  4. darque

    fiz recentemente estava certo de por o fio e entao n puseram ql finalidade dele na estetica ?preciso urgentemente dessa resposta obrigada

    Reply
  5. Ana Carolina

    Gostaria de saber o indereço dessa clínica que fez essa bioplastia do nariz.porque eu também vou fazer a o preço está ótimo

    Reply
  6. ALexandre

    Ola, gostaria de saber em média quantos custa uma rinoplastia.

    Reply
  7. Magno Pimentel

    Acredito que cada um deve buscar viver de uma forma que se sinta bem . Quanto a procedimento deve ser pesquisado e bem pensado para não ocorre problemas Futuro . Pesquisar o tipo de procedimento no detalhe e o profissional é fundamental .

    Reply
  8. Flavia

    Otimo post.
    De fato com PNMA tem muitos riscos, mas com ácido hialurônico é seguro, e ainda tem vantagens como recuperação rápida, sem maiores hematomas ou dores, sem necessidade de cirurgias de retoque, que muitas vezes, o processo de cicatrização pode durar até um ano. Todavia, como o próprio post diz, há casos que só cirurgia mesmo.

    Reply
  9. deilson

    ola ! tbm gostaria de fazer bioplastia no nariz queria saber o endereço da clinica ,como faz pra marcar uma consulta . Não tenho tanta condições financeira mas pra realizar um sonho a gente da um jeito ,

    obrigado por em quanto.

    Reply
  10. Gisele Costa

    Um dos procedimentos mais realizados na minha clínica.. Com resultados surpreendentes.. @giseledra

    Reply
  11. Francisco Danilo

    No caso de um nariz prejudicado por acne, é possível um preenchimento das cicatrizes e partes fundas com esse procedimento?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *