X

Cirurgia de Desvio de Septo – Septoplastia

A obstrução nasal é um dos problemas mais comuns da população e faz com que muitas pessoas procurem uma solução médica para o problema. A cirurgia de desvio de septo nasal, chamada de septoplastia, é um dos procedimentos mais realizados no Brasil. Geralmente ela é realizada para melhorar a qualidade de vida do paciente.

A septoplastia é um procedimento cirúrgico para corrigir o desvio de septo nasal. Algumas pessoas perguntam se esta técnica pode afinar o nariz, a reposta é não. O que pode ser feito é combinar ela com a rinoplastia: também chamada de rinosseptoplastia, isso também irá melhorar a aparência do nariz conforme você deseje, fazendo com que ele fique mais harmônico. O septo é uma parede composta de osso e cartilagem que divide o nariz em duas narinas separadas.

As vezes se confunde este método com a turbinectomia, no entanto, eles não são a mesma coisa.

A turbinectomia é o procedimento cirúrgico parcialmente ou completamente remover os ossos do corneto inchados que causam a obstrução das vias nasais em razão to tamanho dos cornetos, um dos principais causadores deste sintoma é a rinite alérgica. A septoplastia, por outro lado, corrige o deslocamento do septo, permitindo um melhor fluxo de ar através do nariz.

Na esquerda um nariz normal. Na direita com desvio de septo

O desvio de septo ocorre quando o septo é deslocado para um dos lados do nariz. A maioria das pessoas com um desvio de septo tem uma passagem nasal significativamente menor do que a outro. Este é o defeito muito comum e o procedimento cirurgico é a única maneira de corrigi-lo.

Preparação

Seu médico pode ser solicitar que você pare de tomar certos medicamentos uma semana antes da sua cirurgia, como por exemplo, aspirina e anticoagulantes. Isto irá reduzir o risco de sangramento excessivo durante a operação. Seu médico pode tirar fotos de seu nariz antes da cirurgia. Uma comparação “antes e depois” pode servir como um marcador útil de resultados.

Na maioria dos pacientes é realizada uma anestesia geral, portanto, isso significa queo que significa a pessoa estará dormindo durante a cirurgia. Não coma ou beba nada após a meia-noite antes da cirurgia. Desta forma, se você ficar enjoado devido à anestesia você diminui as chances de vomitar.

Pergunte se você pode levar junto um membro da família ou amigo para te levar para casa após a septoplastia. A anestesia geral pode fazer com que você sonolento.

Procedimento

Uma septoplastia leva cerca de 60 a 90 minutos para ser completa. O cirurgião fará uma incisão de um lado do nariz para acessar o septo. Após isso ele irá levantar a membrana mucosa – parte que serve como cobertura protetora do septo. Em seguida, o cirurgião irá colocar o septo na posição adequada. Obstruções extras como pedaços de osso ou cartilagem serão removidas. A etapa final é o reposicionamento da membrana mucosa.


Você pode precisar de pontos para manter a estrutura da membrana e septo nos locais apropriados. Às vezes fazer um curativo com algodão é o suficiente para manter as estruturas nas suas posições adequadas.

Riscos

Alguns pacientes que já fizeram a septoplastia pode experimentar uma recorrência da obstrução nasal e necessitam de uma segunda cirurgia. Outros riscos são raros, mas podem incluir:

  • Sangramento
  • Diminuição da sensação de cheiro
  • Descoloração do nariz
  • Perfuração do septo
  • Cicatrizes
  • Alteração na forma do nariz

O sangramento excessivo e infecções são riscos sempre presentes em qualquer tipo de cirurgia. Manter o nariz limpo e lavar as mãos com frequência ajudam a reduzir esses riscos.

Pós Operatório e Recuperação

Resultados: antes e depois da rinoplastia com septoplastia

A septoplastia é geralmente realizada como um procedimento ambulatorial; Você pode ir para casa no mesmo dia, depois de tem passado os efeitos da anestesia. Seu nariz ficará dolorido e inchado e com bastante algodão para controlar o sangramento (hemorragia). O curativo pode ser removido de um ou dois dias após a cirurgia.


Se manter em repouso é muito recomendável, não pratique atividades físicas durante algumas semanas. Isso fará com que a sua recuperação seja mais rápida e o inchaço se minimize. Seu médico poderá prescrever medicação para dor conforme necessário.

Outras dicas para uma recuperação mais rápida:

  • Deixar a cabeça numa posição um pouco levantada para manter o inchaço menor
  • Tentar não assoar o nariz
  • Vestir camisas com zíper ou botões na frente para evitar machucar o local

Embora a cicatrização após uma septoplastia possa ser rápida, o processo de cura total pode ser lento. A cartilagem e outros tecidos nasais podem demorar até um ano para se ajustarem a suas novas formas. A respiração é normalmente melhorar logo após a cirurgia e continua a melhorar conforme o tempo.

Preço

Este procedimento pode ser realizado gratuitamente pelo SUS. Em clínicas e hospitais particulares o preço varia em média entre R$ 2.000,00 a R$ 4.500,00. Para valores mais exatos entre em contato com o seu médico.

View Comments (141)

  • Eu tenho renite alérgica e meu nariz só vive entupido,já tomei vários tipos de remédios e não melhora, i eu tenho desvio de septo.me muita dor de cabeça e não consigo dormir direito.

    • Bruno,
      Fiz a Septoplastia e a Turbinectomia há 11 dias, durante anos sofri com a rinite e congestionamento nasal. Usei vários medicamentos, para reduzir o congestionamento, cheguei a pingar remédio a cada uma hora e meia.
      Isso me deixava muito desconfortável, quando participava de eventos e reuniões a cada uma hora e meia tinha que pingar remédio pois congestionava e como aquilo me incomodava.
      Na segunda noite dormi muito bem, já não tenho congestionamento.
      Consulte seu otorrino, mantenha o repouso adequado e felicidades.

      • Então faça a cirurgia, pois a sensação depois da retirada das placas - que são usadas apenas quando há muito desvio de septo, é MARAVILHOSA! Recomendo a cirurgia e vida nova!;-)

    • Então faça a cirurgia, pois a sensação depois da retirada das placas - que são usadas apenas quando há muito desvio de septo, é MARAVILHOSA! Recomendo a cirurgia e vida nova!;-)

    • Eu fui operada ao septo (septoplastia) no mês de Agosto de 2015. Nas primeiras semanas da cirurgia fiquei bem, conseguia respirar bem normalmente senti alguma diferença, entretanto entrei para a escola em setembro na qual levei uma pancada no nariz ficou enchado e começou-me a doer mas passado una dias voltou ao normal. Passado uns meses em setembro, levei outra pancada mas esta muito mais forte onde tive de fazer gelo durante a noite e medicacao para as dores fiquei umas semanas com algumas dores, depois foram diminuindo. Desde então tenho reparado que tenho sangramento do nariz cada vez que me assou-o da narina esquerda na qual onde tenho as costuras da operação. não respiro muito bem. Em Dezembro fui a uma consulta e tinha muita obstrução no nariz estou a fazer um tratamento, melhorei mas o sangramento continua, apesar de não sair para fora mas saí quando me asso-o ou mesmo quando lá vou limpar com um papel porque é desconfortável nao conseguir respirar entao ando sempre a mexer. E alguma das vezes tenho um mau cheiro no nariz, parece ser a sangue , é horrível. Será me deva preocupar com isto? ou o que deva fazer? Aguardo resposta. Obrigado.

  • gostaria de saber o que é esporao no nariz tem haver com o desvio e causa mau halito?obrigada

  • Boa tarde,
    Eu tenho discreto desvio do septo ósseo nasal para direita e quando estou dormindo respiro pela boca só que no epiglote fica todo machucado será que tenho que fazer cirurgia.
    att:
    Edson

  • Eu fiz uma Septoplastia tá com 3 semanas, a recuperação está indo bem, porém, ainda não senti uma grande diferença na respiração, é normal? E também estou com um mal cheiro terrível.

  • Bom dia, eu fiz uma cirurgia de desvio de septo e hoje está com 33 dias de pós cirúrgico, o meu médico disse que atividade física só após 1 mês, então lhe perguntei se poderia jogar bola, ele disse que eu deveria primeiro fazer um trabalho de recondicionamento físico e voltasse a jogar depois de 3 semanas dos 30 dias que já haviam passado, o que aconteceu! Com exatos 30 dias eu achei que estava bem e fui jogar bola, joguei sábado passado e joguei ontem, tava tudo normal, porém, hoje pela manhã eu espirrei bem forte e saiu sangue, isso é normal sair sangue após um espirro forte? Estou preocupado...

  • Acabei de fazer a cirurgia, confeso que ta foda, os efeitos pos operatorio é terrivel no meu caso, não quero assustar ninguem mar no meu caso ta foda, estou no quarto dia, faz 4 noites que não durmo, o nariz ta todo intupido, tenho que respirar pele boca, é orrivel, fica pingando uma agua junto com sangue o empo todo, enjuado, sem fome ta ruim mesmo
    e acabei de ler umas informaçoes e elas dizem qye pode demorar de 2 ou 4 semanas esse sinoma. ta dificil. não tem nada o que vc. possa fazer,,a nçao ser aguenar, estou rezando para que quando passars tenh valido a pena.. porque eu ja tou arrepedindo de ter feito. simto muito dizer isso mas é a real no meu caso. boa sorte para vcs de narizes intupidos.

    • Boa tarde Colega,
      Faz 4 noites que não durmo depois de fazer cirurgia de septo igual á sua, nariz obstruido, quando vou dormir, acordo assustado minutos depois, olhos ardendo; tontura quando levanto; sem fome.
      Como foi continuação de sua recuperação, estou pensando seriamente em tomar calmante para poder dormir, não aguento mais.

  • O preço é apenas esse, que consta no site??? Fiz em 1991, e acho que na época, paguei bem mais. Cuidado com médicos pilantras e oportunistas. porque acho que fui explorado. Na época, não tinha convênio médico, mas acho que saiu bem mais do que isso. Naqueles tempos, o dinheiro era outro, e a inflação estava muito em alta. Não vou colocar o nome do médico, porque não sei se corro o risco de que ele me processe, mas quem merecia ter sido processado seria ele. Melhorei muito com a cirurgia, mas depois voltei nesse doutor, para acompanhamento, e não gostei do jeito que ele me tratou, então não voltei mais. O consultório dele é no centro de São Bernardo do Campo - SP. Cuidado com esses otorrinos oportunistas, que amam mais o dinheiro do que prezam a saúde dos pacientes.

  • Eu fiz uma Septoplastia tá com tres dias , e ainda não senti uma grande diferença na respiração, é normal? E também estou com um mal cheiro terrível? e bem inchado

  • Eu tenho desvio de septo, nao tenho nariz entupido e nem nada desses sintomas, mas quero fazer cirurgia pq acho meu nariz grande. Então posso fazer a septoplastia pelo sus? E quanto custa se for ter que pagar??

    • Gabriela, a septoplastia não consiste numa cirurgia plástica do nariz. É só um reparo interno, com intuito de melhorar a qualidade de vida de quem sofre com os sintomas descritos aqui, e não externo. Pelo que vc disse, o que vc tem vontade de fazer é rinoplastia e pelo que eu saiba, o SUS não disponibiliza a rinoplastia gratuita, a menos em casos de reconstrução, que seria no caso de uma deformidade grave, fora que até mesmo a septoplastia pelo SUS, vc só faz se tiver realmente uma indicação médica.
      Quanto a rinoplastia, que é cirurgia que vc tem vontade de fazer, eu não faço idéia do valor, mas vc pode pesquisar em clínicas especializadas, porém acredito eu que só te dirão, depois de uma consulta com o médico cirurgião, pq cada cirurgia exige um grau de dificuldade, então pode variar de pessoa pra pessoa.
      Boa sorte!

      • No hospital de clinica toda a sexta feira tem marcação para rinoplastia pelo sus..uma amiga fez e ficou linda!!

    • Bom Gabriela minha cirurgia de desvio de septo esta marcada para janeiro, e foi tudo pelo sus, foi super rápido minhas consultas e exames , com excelente profissionais.
      Peça encaminhamento a um otorrino e veja se vc realmente precisa fazer.
      Aqui em minha cidade foi bem rápido , espero que vc tenha a mesma sorte ;)