X

TURBINECTOMIA: Como é Feita, Indicações, Pós Operatório

Uma turbinectomia é um procedimento cirúrgico que é usado para ajudar a aliviar a congestão nasal crônica. O procedimento pode ser realizado em conjunto com outros tipos de cirurgia como rinoplastia e septoplastia. Existem várias técnicas diferentes para este procedimento e cada um deles é útil em diferentes situações.

Indicações

  • Acesso cirúrgico durante a cirurgia endoscópica nasossinusal
  • Congestão nasal subjetiva devido à hipertrofia de corneto que falhou a terapia médica apropriada
  • Pode ser feito em combinação com outra cirurgia de vias aéreas como  septoplastia e tratamento  multinível para apnéia obstrutiva do sono.



Há várias razões por que uma turbinectomia pode ser recomendada. Pacientes que sofrem com inflamação nasal constante ou freqüente inchaço das adenóides são bons candidatos para este tipo de operação. Se houver um desvio de septo nasal, uma turbinectomia inferior pode ajudar. Deve haver tumores ou outros crescimentos presentes nas passagens nasais, este tipo de cirurgia pode muitas vezes trazer algum alívio.

Com pacientes que sofrem de apnéia do sono, uma turbinectomia pode muitas vezes facilitar o descanço suficiente para se sentirem mais revigorados ao acordar. No entanto, conforme citado anteriormente este tipo de cirurgia para esses problemas de saúde geralmente não são recomendado depois que medidas menos invasivas forem experimentadas.

Contraindicações

Pacientes que vivem em um ambiente  com muito pó ou seco podem não ser bons candidatos, entretanto cada caso é um caso. A diminuição da área de superfície devido a perda da mucosa inferior do corneto pode possivelmente predispor os pacientes a ter um quadro de mucosa nasal seca. Isso pode levar a formação de crostas e obstrução.

Como é feita a turbinectomia

A forma mais comum do procedimento envolve a remoção parcial ou total do osso conhecido como o cornetos nasais – pode ser realizada uma turbinectomia bilateral ou parcial. A turbinectomia parcial é um método de cirurgia de redução de corneto para reduzir a área inferior que às vezes é muito grande. Este osso encontra-se nas laterais do nariz. O corneto é protegido por uma membrana mucosa fina. Pessoas com alergias muitas vezes resolvem o problema depois de serem submetidos a este tipo de operação. Este procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia geral.

Durante uma turbinectomia parcial, a frente do corneto inferior é ressecada e removida com uma tesoura cirúrgica, incluindo a mucosa e osso. A parte da camada mucosa do corneto inferior medial e lateral são removidos. Alguma hemorragia secundária pode ocorrer. Este procedimento cria uma superfície grande ferida ao longo do corneto inferior e normalmente não preserva a aerodinâmica do corneto inferior.


A turbinectomia a laser surgiu nos últimos anos. Esta abordagem torna possível cauterizar as incisões causadas pela cirurgia, isso minimiza as chances de desenvolver infecções. O paciente muitas vezes pode conseguir a recuperação em um curto período de tempo.

Turbinoplastia

Duas técnicas principais caem sob a categoria de turbinoplastia. Numa das técnicas utiliza-se um instrumento para o reposicionar corneto lateralmente e aumentar a permeabilidade das vias aéreas. Na técnica de ressecção da submucosa, uma incisão é feita na cabeça do corneto. Uma parte do tecido corneto é removido e posteriormente a mucosa é reaproximada para se curar sobre o corneto menor. A perfuração do retalho da mucosa ou má aproximação da incisão pode resultar em crostas, sinéquias e sangramento.


Preço

Os valores podem variar bastante, entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00, pode depender também se é feita em conjunto com a septoplastia e rinoplastia. É possível também que ela seja feita pelo SUS de forma gratuita.

Pos operatorio

Geralmente isto não é mencionado pelos cirurgiões e algo muito importante:

  • Muitas pessoas submetidas a este procedimento podem ter uma melhora na respiração, entretanto mais tarde, pode haver um efeito reverso, talvez devido a aerodinâmica nasal alterada e que consequentemente causa atrofia e uma má climatização nasal.
  • Os sintomas incluem sangramento, formação de crostas,  rinite atrófica secundária e uma sensação de respiração congestionada, que na verdade é causada por uma cavidade nasal muito vazia. Outro ponto a se observar é que a inervação dos cornetos é afetada pelo tecido cicatricial. O tecido de cicatriz é um tecido de substituição de baixa qualidade com sangue ruim e quantidade de nervos.

View Comments (93)

  • preciso fazer uma turbinectomia parcial inferior bilateral.gostaria de saber se vou poder respirar normalmente,poder nadar,dormir.sem ter que usar medicação e anti-alergicos,ja pensei em me matar.é muito ruim ficar sem respirar,nenhuma medicação resolve mais.

    • Ananias, se vc nao consegue mais respirar enquanto dorme, se fizer a cirurgia, o pos operatorio só vai durar 7 dias. Pra quem ja esperou a vida toda, dá pra esperar mais 7 dias.

    • E horrível fiz a turbinoplastia e septoplastia e estou em recuperação mas ainda sinto falta de ar pois estou com curativo nariz ,é uma sensação péssima pois as vezes falta ar até pela boca e ainda assim percebi melhora e ainda fará uma semana da cirurgia .

  • Anaias, sem dramas. Eu estava também como tu. Fiz a cirurgia há 10 dias e já me sinto muito bem. É rápida e de fácil recuperação. Procure um bom otorrino e boa sorte.

    • Alfredo vc fez pelo convenio?Qual convenio? Vc fez somente a turbiniplastia? Se olfato e sua respiraçao melhorou?

  • Fiz minha cirurgia sabado pela manha.. Meu nariz estava pingando sangue mais frequente mas agora ja passou.. Quando eu estava internada o medico veio me explicar que nos primeiros dias vai tampar completamente e que depois passa. Levando em consideração que fazendo ou não a cirurgia eu ja não respirava, optei por fazer, e nao me arrependo de modo algum. Externamente ja é perceptível a mudança q teve no meu nariz.

      • vc fez a cirurgia com qual medico como foi o seu pos operatorio hj alem da rinite alergica adiquiri a rinite medicamentosa. mas so a noite de dia nem uso remedio mesmo assim o medico pediu a cirurgia mas nao sei se realmente e necessaria

        • Seguindo orientação de meu otorrino (Dr Ocar Loyola), pra me livrar do vício em descongestionantes, passei um mês usando NEOSORO H, que é basicamente solução salina a 3% numa bombinha aplicadora. Arde, mas funciona muito bem, e tem que aplicar algumas vezes ao dia.

          Depois disso foram 15 dias usando antibióticos até marcar a cirurgia, pois a crise aguda atrapalha o procedimento.

          Fiz a cirurgia há 18 dias, os primeiros 7, 8 dias da cirurgia foram da pior crise que já tive, com dor, sangramento e inchaço, até a retirada dos splints (apoios de silicone pra posicionar o nariz), AI COMEÇA A MELHORA REAL.

          Daí pra frente, obstrução melhora, o ronco diminui (agora minha mulher consegue dormir), e o ar começa a passar pelo nariz quase que normalmente...

          E olha que fiz três procedimentos de uma vez: septoplastia, turbinectomia e sinusectomia.

          VALE A PENA FAZER A CIRURGIA.

  • Oi'h, To pra fazer (turbinectomia e Adenoidectomia) em março e gostaria de saber se nessa cirurgia colocam Splints nasal???

  • Boa tarde, preciso fazer a turbinectomia , mas trabalho em um local que contém muito pó, corre o risco de causar a hipertrofia dos cornetos novamente?

    • Corre o risco sim, pois aconteceu comigo. Após 2 anos tive que fazer de novo a cirurgia pois hipertrofiou novamente.

    • Patricia vc ja fez a cirurgia? por qual convenio? Vc fez somente a turbinoplastia? Seu olfato e sua respiraçao melhorou?

  • Fiz turbinectomia e septopladtia há 6 dias.Ainda tô meio entupida,mas a recuperação tá sendo tranquila.Como é bom respirar.....devia ter feito antes.

  • Boa tarde, estou com dúvidas em relação à cirurgia de turbinectomia. Tenho rinossinusite crônica e meu médico me chama de "super alérgica", pois é realmente muito forte. O ideal seria a cirurgia para diminuir a hipertrofia dos cornetos (vejo eles "inchados" pelo espelho, quase encostados no septo) e também tenho bastante coriza. Entretanto, li que algumas pessoas, ao contrário do que deveria acontecer, apresentam piora no quadro de obstrução nasal e fiquei receosa. Ao ler essa matéria, vi que pacientes que vivem em ambientes com muito pó não são candidatos a essa cirurgia. Minha dúvida é nesse sentido, pois moro em apartamento sem forro, apenas telhado, e sem outros prédios ao lado. Dessa forma, qualquer vento derruba muita poeira do teto e tudo vive empoeirado, por mais que se limpe todos os dias. Essa cirurgia apenas diminui o tamanho dos cornetos, sem influenciar na coriza? E, no caso de cornetos que incham e desincham quase todo dia, a cirurgia é recomendada?
    P.S.: Já tentei tratamento com corticoide e sprays nasais.

  • Eu me chamo Sueli a quase dez meses fiz uma rinoplastia com desvio de séptico e a úvula , e agora fiz uma Tomografia da face deu que tenho que fazer uma turbinectomia estou com muito medo. o que devo fazer pois vão mexer na minha úvula que caiu novamente . Muito obrigada. Que Deus nos abençoe.

  • Bom dia eu fiz a quase um ano uma rinoplastia com desvio de séptico e úvula e agora fiz uma tomografia da face, O resultado deu que tenho que fazer uma turbinectomia estou com medo pois vão mexer na minha úvula que caiu. Mas estou com muito medo. Obrigada que Deus nos abençoe.