RECUPERAÇÃO E PÓS OPERATÓRIO DA RINOPLASTIA

O pós-operatório da rinoplastia é algo que assusta muitas pessoas que querem melhorar o nariz. No post de hoje falaremos com detalhes sobre tudo o que pode acontecer durante os meses que sucedem a operação, para que você fique preparado para o que der e vier! Em primeiro lugar, vale destacar que a recuperação da rinoplastia não é igual para todos. Contudo, há algumas situações recorrentes das quais é bom você estar ciente.

SINTOMAS DA RINOPLASTIA

Primeiramente, vamos falar sobre os principais sintomas da Rinoplastia, aqueles comuns à maioria das pessoas e esperados após uma cirurgia feita com sucesso e sem complicações.

1 – Dor

inchaço e hematomas no rosto após rinoplastiaIndependentemente do método utilizado ou do tipo de cirurgia feita, é comum que, no pós-operatório da rinoplastia, o paciente sinta uma dor relativamente forte no local e também dor de cabeça, mas isso dura pouco tempo, cerca de um ou dois dias. Durante este ínterim, grande parte dos pacientes fazem uso de analgésicos narcóticos. Passado esse período, a dor fica mais amena e os pacientes trocam os remédios fortes por outros mais fracos, como paracetamol.

Caso o paciente sinta dores intensas e insuportáveis, há grandes chances de que ele esteja com uma infecção. Portanto, caso isso ocorra durante a recuperação da rinoplastia, procure seu médico o quanto antes.

2 – Tala, tampões e esparadrapo

quem faz rinoplastia tem que usar tala por quanto tempo?Como mencionado em nosso primeiro post sobre como é feita a rinoplastia, o pós-operatório da rinoplastia inclui o uso de uma tala por um período que varia de quatro a sete dias, aproximadamente, findo o qual ela é substituída por um curativo simples que deverá ser usado por cerca de sete dias. Tais artifícios são necessários para a imobilização e melhor acomodação da nova estrutura nasal.

Você sairá da cirurgia com um tampão de gaze em cada orifício nasal. Dependendo da cirurgia feita, o uso de tampões pode ser necessário por até três dias, mas na maioria dos casos eles são dispensados antes disso. Logo, não preciso nem mencionar que nos primeiros dias da rinoplastia pós-operatório você terá que respirar pela boca, certo?

3 – Sangramento após a rinoplastia

Não se assuste caso seu nariz sangrar. Isso é bastante comum na primeira semana de recuperação da rinoplastia e pode acontecer ocasionalmente após esse tempo. No entanto, caso o sangramento seja excessivo, consulte seu médico.

4 – Congestão nasal

É extremamente comum (e muito chato, por sinal) apresentar congestão nasal por algumas semanas após a rinoplastia. Isso é normal e fácil de ser entendido: o inchaço do nariz causa a obstrução das vias aéreas. A congestão é intensa nos primeiros dias e tende a ficar mais amena ao longo do fim da primeira semana.

Rinoplastia Recuperação - Nariz inchado

Paciente após 1 mês da rinoplastia, com o nariz muito inchado

5 – Respiração melhor ou pior

Mesmo com o congestionamento nasal provocado pelo edema do nariz, os pacientes que sofrem de problemas respiratórios poderão experimentar uma melhora na respiração no pós-operatório da rinoplastia. Para alguns essa sensação boa é imediata e para outros leva mais tempo para ser percebida.

Todavia, caso sua operação não tenha sido feita por motivos funcionais, ou seja, você sempre respirou bem, é provável que se incomode mais com a congestão nasal do pós-operatório da rinoplastia do que aqueles que tinham dificuldades respiratórias anteriores à cirurgia, até por não estar acostumado a este quadro.

6 – Insônia

Uma das consequências diretas da congestão nasal, da piora na qualidade da respiração e também no uso prolongado de tampões nasais, são noites mal dormidas (a não ser que você seja acostumado a respirar pela boca). Portanto, pode ser que você tenha que usar remédios para dormir nos primeiros dias da recuperação da rinoplastia – sempre com indicação médica!

Para melhorar esta situação, o paciente deve ficar longe de ambientes com ar seco e, além disso, usar um spray nasal salino no nariz diariamente (e quantas vezes achar necessário durante o dia). Mas atenção: só assopre o nariz com o consentimento do seu médico! Essa frase soa estranha fora do contexto, mas é que todo cuidado é pouco… Não dá para sair da sala de operação e assoar o nariz, pois há suturas que poderão ser desfeitas.

7 – Hematoma e inchaço após rinoplastia

Olhos inchados e roxos após a rinoplastia - o que fazer É normal apresentar inchaço e hematomas tanto na região do nariz, quanto na região das bochechas e dos olhos após a operação, principalmente se o médico provoca a  fratura os ossos nasais. Isso, contudo, varia de paciente para paciente. Alguns pacientes sequer apresentam hematomas e outros ficam com a região logo abaixo dos olhos bem inchada e escura.

Os hematomas costumam desaparecer após uma ou duas semanas. Para amenizar este quadro, o médico poderá receitar algum remédio ou planta medicinal, os quais, todavia, devem ser tomados apenas se prescritos… não tome nada por conta própria.

Mas afinal de contas, por que a região dos olhos incha e fica roxa após a rinoplastia? Isso ocorre porque durante a cirurgia é comum que o sangramento se espalhe sob a pele. Esse edema fica mais acentuado nos dois primeiros dias de pós-operatório da rinoplastia e no sétimo dia os hematomas normalmente já estão amarelados/marrons. Porém, em algumas pessoas essas bolsas nos olhos podem levar meses para sumirem completamente, conforme a predisposição genética de cada um.

recuperação da rinoplastia: rosto muito inchaço e com hematomas

A paciente das fotos ao lado apresentou acentuado edema na área dos olhos após a cirurgia feita com fratura provocada, ficando praticamente irreconhecível (se as fotos não estivessem juntas, você saberia que se trata da mesma pessoa?). No dia seguinte após o procedimento cirúrgico os hematomas começaram a surgir, embora fossem mais tímidos. Já no segundo dia o edema e a equimose atingiram o ápice e, a partir disso, começaram a regredir até ficarem como na foto à sua direita. A pergunta que não quer calar é: será que doeu? Veja você mesmo a declaração dada pela paciente:

Minha cirurgia foi feita há uma semana atrás! Foi indolor e eu simplesmente amei o resultado – mesmo após uma semana, a maior parte do hematoma sumiu e meu nariz está muito menor e definido, sendo que ele ainda deve estar inchado!

8 – Remoção da tala e dos pontos

Após cerca de uma semana à dez dias da cirurgia, eventuais pontos que restarem são removidos e o paciente é liberado do uso da tala. Passado esse período, você poderá lavar sua face delicadamente e, caso queira, usar um pouco de maquiagem para disfarçar as marcas da cirurgia ao sair de casa.

9 – Inchaço prolongado e dormência

Passadas duas ou três semanas da rinoplastia, você perceberá que o inchaço terá regredido bem, aproximadamente 70%. Os outros 30%, contudo, irão regredir aos poucos, ao longo de cerca de um ano. Além disso, você poderá notar um inchaço ao exercitar-se ou realizar tarefas que demandem esforço físico.

Nessas primeiras semanas após a cirurgia é normal que você se sinta meio “esquisito”, com pouca sensibilidade na região do nariz, com a sensação de que há algo errado nele e de que ele não lhe pertence, principalmente ao sorrir. Isso não é motivo para preocupar-se, pois é algo plenamente normal e esta dormência demora algumas semanas para ir embora.

Você também poderá sentir algumas pontadas e dores no nariz após certos movimentos e toques.

Nos dois primeiros dias do pós-operatório da rinoplastia, recomenda-se que se faça compressas de gelo nas regiões com edema descobertas (bochechas e área dos olhos).

quanto tempo dura o inchaço da rinoplastia - pós operatório

10 – Nariz escorrendo

Nos primeiros meses seguintes à cirurgia plástica no nariz, pode ser que seu nariz escorra com mais facilidade, principalmente quando estiver irritado, como em ambientes secos. A rinite e outras alergias podem piorar ou até mesmo melhorar, dependendo do paciente (é a mesma lógica da melhoria na qualidade da respiração: quem possuía desvio de septo que foi reparado na cirurgia, possivelmente notará uma melhora).

Vale ressaltar que este quadro é temporário, ou seja, você terá que aguentá-los por apenas alguns meses, que passam num piscar de olhos.

11 – Mau cheiro no nariz após rinoplastia

Nariz cheirando ruim - mal odor após rinoplastiaAlgo que muitos sites de rinoplastia e os próprios pacientes que fazem relato da recuperação da rinoplastia em blog não costumam mencionar é sobre um odor desagradável que pode ser exalado pelo nariz algum tempo depois da operação.

Se isso acontecer, não se preocupe, é algo normal que acontece com muitos pacientes. Mas por que isso acontece? Pois bem. A cavidade nasal possui um revestimento mucoso que atua propulsionando o muco (que é naturalmente produzido pelo organismo) até a garganta. Essa ação involuntária ocorre todos os dias e é indispensável para que as vias aéreas se mantenham limpas… afinal, nosso organismo produz cerca de 1 litro de muco por dia, bastante não?! Acontece que depois da rinoplastia o funcionamento do nariz demora entre 4 a 6 semanas para retornar à normalidade, e durante este período ocorre acumulação de muco, que é a origem do mal cheiro.

O pior disso tudo é que o mal cheiro pode  durar um mês ou mais e é algo extremamente desagradável pois, por se localizar no próprio nariz, não há como evitar senti-lo… E para piorar, não é apenas cheiro, mas gosto também, devido à interligação entre as vias dos sistemas respiratório e digestivo.

Para tentar evitar ao máximo este quadro ou acabar com o problema, você deve limpar o nariz diariamente com um spray salino.

Mas atenção: caso isso aconteça com você, a primeira coisa que deve fazer é procurar seu médico o quanto antes possível. Apesar de ser normal o surgimento de um mal odor após a cirurgia, isso também pode ser sinal de uma infecção. Portanto, se seu nariz está cheirando mal, não se desespere, apenas marque uma consulta com seu cirurgião e espere pelo diagnóstico.

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE RINOPLASTIA – PÓS OPERATÓRIO

Agora vamos responder algumas das principais dúvidas que os pacientes tem sobre a rinoplastia – recuperação. Lembramos que as respostas aqui dadas tem caráter tão-somente informativo e não substituem as orientações prestadas por médicos.

1 – Massagem no nariz ajuda a desinchar?

Talvez você tenha lido em algum lugar relato de alguém que tenha feito massagens no nariz durante a recuperação da rinoplastia como forma de amenizar o inchaço. A eficácia desta tática encontra divergência entre os especialistas. Alguns médicos sugerem aos pacientes que façam uma massagem leve a partir do primeiro mês após a cirurgia, já outros condenam intensamente a prática, alegando que isso não contribui em nada e ainda pode atrapalhar no processo de cicatrização do nariz.

Ao fazer a rinoplastia, você deve ter em mente que suas “novas” estruturas nasais são delicadas e merecem cuidado. Então, antes de decidir tentar a sorte e começar a massagear seu nariz como se não houvesse amanhã, consulte seu médico. Só ele poderá dizer se isso pode ser feito ou não.

2 – Em quanto tempo posso voltar a TRABALHAR depois da rinoplastia?

Após cerca de três dias ou menos provavelmente você estará se sentindo bem o suficiente para as atividades do dia-a-dia. Contudo, a maior parte das pessoas que passam por uma rinoplastia tiram pelo menos uma semana de folga, pois normalmente é o tempo que leva até a retirada da tala e dos pontos. Mas, isso não significa que você não possa ir trabalhar com a tala, caso queira e esteja se sentindo bem.

É possível afirmar que depois de uma ou duas semanas o paciente já estará com uma aparência boa o suficiente para sair pela rua sem atrair olhares curiosos.

Como é a recuperação da rinoplastia?

Paciente no 4º dia após o procedimento cirúrgico

3 – Em quanto tempo depois da rinoplastia posso praticar EXERCÍCIOS FÍSICOS e academia?

Os médicos costumam liberar os pacientes para a prática de exercícios físicos após no mínimo duas a três semanas da rinoplastia, desde que com baixa intensidade. Isso se deve ao fato de que esforços físicos causam o aumento da pressão arterial que, por sua vez, poderá aumentar o inchaço e causar sangramento nasal.

Durante esse tempo de recuperação da rinoplastia, provavelmente o médico lhe dirá para fazer caminhadas leves.

4 – Em quanto tempo se pode TOMAR SOL depois da rinoplastia?

Nos primeiros meses da rinoplastia pós operatório, a pele de seu nariz apresentará maior sensibilidade e isso inclui uma maior propensão à manchas e descamação ao expor-se aos raios solares. Em razão disso, você não poderá tomar sol direto no nariz por três meses.

Note que estamos falando da incidência de raios solares diretamente na região operada, isto é, você não terá que viver num casulo por três meses, mas apenas proteger-se bem com chapéus e protetor solar e não sair nos horários com maior incidência de radiação solar.

Qualquer dúvida sobre esta questão poderá ser melhor solucionada por seu médico.

Dá pra tomar sol depois da rinoplastia - pós operatório

Adquira um sombreiro para andar pelas ruas após sua rinoplastia

5 – Em quanto tempo após a rinoplastia posso USAR ÓCULOS?

Há restrição quanto ao uso de óculos durante a recuperação da rinoplastia pelo fato de que um peso constante no dorso nasal poderia causar uma leve deformação no local ainda não recuperado totalmente. Via de regra, o paciente pode voltar a usar óculos após um mês da cirurgia plástica, em média.

6 – Posso encostar em meu nariz?

Não precisa ser tão bitolado quanto a isso. Seu nariz é delicado sim, mas não é qualquer toque que o “desmontará”, portanto, fique tranquilo. Apenas siga as instruções do médico e alerte-o de qualquer sinal estranho que eventualmente surgir no pós-operatório da rinoplastia.

7 – Afinal, a recuperação da rinoplastia é suportável?

como é a recuperação e pós-operatório da rinoplastia? Como dito no início do post, cada recuperação da rinoplastia é diferente. Tudo que citamos até agora são apenas alguns pontos em comum entre a maioria dos pacientes, mas isso não significa que você apresente todos ou somente estes sintomas. Logo, o melhor a se fazer é ouvir a opinião de várias pessoas… Converse com outros pacientes e procure por mais de um blog de rinoplastia para obter informações.

Além disso, é importante frisar que os períodos de duração das situações descritas neste post levam em consideração apenas a rinoplastia sem retoques. Caso o paciente venha a fazer retoques, os sintomas, obviamente, perdurarão por mais tempo e a recuperação da rinoplastia será mais chatinha e demorada.

Agora, o que realmente importa, no fim das contas, é saber se o pós-operatório da rinoplastia é suportável ou não. Afinal, todos nós sabemos que se trata de uma cirurgia e, como tal, não daria para esperar só alegria e total bem-estar. Quem vai atrás de um procedimento cirúrgico como este está disposto a sacrificar um pouco de sua comodidade (e de seu dinheiro) em prol de algo maior: um novo rosto e/ou uma maior qualidade de vida.

Pois fique sabendo que, apesar dos pacientes não afirmarem que a recuperação da rinoplastia é uma delícia, eles sempre dizem que é suportável e que valeu a pena (quando bem sucedida, logicamente). Portanto, tenha em mente que este é um caminho necessário e praticamente insignificante para atingir seu objetivo.

Publicidade



COMPARTILHE!Share on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePin on PinterestShare on Tumblr

151 thoughts on “RECUPERAÇÃO E PÓS OPERATÓRIO DA RINOPLASTIA

  1. Daniella

    Gostei muito das dicas deste site! Estou no 4o dia após a operação e as descrições aqui sao bem coerentes, no meu caso o pós operatório esta bem tranquilo, o incomodo maior é realmente par dormir de barriga e rosto para cima. De resto estou tirando de letra!

    Reply
    1. Eva Lobato Post author

      Muito obrigada pelo comentário Daniella!
      Que bom que está tudo indo bem. 🙂

      Reply
  2. Rosana

    Gostei muito!fiz uma rinoplastia há um ano e há um mês fiz o retoque, gostei do resultado só que senti muita dor no retoque e os pontos ainda não cairão

    Reply
    1. Aline

      Olá Rosana, fiz minha cirurgia a 20 dias, eu tinha um desvio de septo em S, muito acentuado e já noto que será preciso um retoque, as narinas ficaram bem diferentes, aconteceu isso com vc?? Estou bem preocupada Pq tenho medo de não ficarem assimétricas. Obrigada

      Reply
  3. Karoline

    Olá! Pretendo fazer rinoplastia para fins estéticos, entretanto, tenho rinite e sinusite e meu nariz está constantemente congestionado. É provável que, após eu relatar isso ao otorrino cirurgião, ele me peça exames e me recomende uma cirurgia estética e também funcional?

    Outra dúvida, o medico com quem eu pretendo realizar a cirurgia atende de segunda-feira e fica muito distante e difícil de chegar. Para não atrapalhar meu serviço (é complicado eu faltar), será q eu posso passar com outro otorrino e pedir pra ele me encaminhar para realizar todos os exames necessários para a rinoplastia, só pra eu economizar uma consulta q possa atrapalhar meu dia de trabalho?

    Ultima dúvida! Se por acaso meu nariz ficar torto ou não tiver uma melhora significativa e eu precisar de retoque por não estar satisfeita, o cirurgião cobrará novamente?

    Muito obrigada e parabéns pelo seu excelente trabalho!

    Reply
    1. Eva Lobato Post author

      Boa tarde, Karoline. Obrigada pela visita!

      Quanto à primeira pergunta: Sim, é provável que ocorra exatamente isso.

      Quanto aos retoques, normalmente funciona assim: você só paga as despesas do hospital e da anestesia, ou seja, o médico não cobrará honorários. É estipulado um período para retoques, que normalmente vai até 1 ano após a cirurgia. Converse sobre isso com seu médico para saber mais detalhes.

      Por último, em relação à consulta com outro otorrino, você até pode fazer isso, mas pode ser que o cirurgião peça exames a mais. Cada médico trabalha de uma forma.

      Reply
  4. Rita

    Olá! Estou começando a pesquisar sobre rinoplastia e implante de silicone das mamas. Encontrei blogs dizendo que o otorrino é a melhor indicação para se fazer rino, devido ao seu conhecimento da parte funcional, e não apenas estético. Porém, como quero colocar silicone tudo junto, o custo de dois cirurgiões seria muito maior que apenas um que fizesse tudo. Gostaria de opiniões e indicações de bons cirurgiões plásticos que resolvesse ambas as coisas em apenas um dia de cirurgia (se possível, gostaria de ver fotos de antes e depois). Muito obrigada!!! Beijos

    Reply
    1. edna

      Fiz a cirurgia de redução de mama e colocação de prótese de silicone, a doía anos atrás e a 35 dias fiz uma ri tido plastia. E agora no próximo dia 24 do 9 vou realizar uma cirurgia de rinoplastia tudo os procedimentos com o mesmo médico. Gostei muito do resultado.

      Reply
  5. suzane

    gostaria de tirar uma duvida. Desdo dia que fiz a rinoplastia com desvio de septo tirei os pontos e fiquei com uma pequena abertura do lado esquerdo do nariz isso é normal?

    grata .

    Reply
  6. patricia

    Oi pessoal,fiz a rino e a septo,foi bem tranquilo, Anestesia assistida .Bem uns 10 dias antes da cirurgia o médico mandou tomar arnica q é um anti-flamatório natural,e que era para continuar depois pq iria ajudar com os hematomas tbm.É muito desconfortável, mas pra quem já estava acostumada a respirar só pela boca ate q foi tranquilo,estou no 6 dia pós-cirurgia, já consigo respirar pelas 2 narinas mesmo com um pouco de secreção, o rosto esta um pouco inchado e amarelado,no geral valeu a pena!

    Reply
    1. Eva Lobato Post author

      Obrigada pelo seu relato Patricia!
      Que bom que ocorreu tudo bem!

      Reply
  7. CRISTINA

    Achei boas as dicas. Fiz há uma semana e não tive nenhuma dor e fiquei com muito pouco hematoma.

    Reply
  8. Gabriela Prado

    Nossa, que horror! Eu por curiosidade entrei aqui, operei meu nariz quando eu tinha 16 anos, há 8 anos atrás, tinha aquele osso horrível. Não fiquei NEM UM POUCO parecida com ninguém da foto, não tive nem um pouco de inchaço, não fiquei nem um pouco roxa em nenhum lugar, não tive absolutamente dor NENHUMA, nem de cabeça, nem no local, nem insônia, nem nada… estou abismada com essas fotos! E aliás, saí da cirurgia apenas com uma ‘massinha’ laranja em cima do nariz, nada mais que isso… Por isso a escolha do médico faz toda diferença. Esse site deve estar apavorando as pessoas que vão operar!
    Eu sou de SP, operei com o Dr. Deodato Ferreira Leite, não tive problema algum em nenhum momento, e aliás, vou por silicone com ele amanhã. Quem tiver interesse em cirurgia plástica vale a pena procurar o site dele no Google, já umas 4 amigas minhas operaram diversas coisas com ele, e é sempre o mesmo resultado, recuperação maravilhosa, e resultado lindo!
    Bjs e boa sorte pra quem for fazer

    Reply
    1. Eva Lobato Post author

      Olá Gabriela.

      Não estamos querendo apavorar ninguém, muito pelo contrário. Na verdade, estamos apenas mostrando os possíveis incômodos do pós-cirurgia, tomando por base o que normalmente ocorre com os pacientes, como você mesma pode concluir lendo os comentários acima.

      Não é apenas a mão do médico que determina o quão dolorosa ou sofrida será a recuperação, mas também o tipo de cirurgia. Em alguns casos o procedimento é muito rápido e simples e, consequentemente, o pós é mais tranquilo. Além disso, há muitos casos de pacientes que optaram pelo cirurgião com base no sucesso de outros pacientes e não tiveram o mesmo resultado, nem a mesma recuperação.

      Reforço que cada caso é um caso.

      Reply
    2. Karoline

      Olá! Poderia me passar o telefone do seu cirurgião, por favor? Obrigada

      Reply
    3. Renata

      Oi Gabriela, por favor me fale como foi o resultado do silicone?! Como foi seu pós operatório? E a rinoplastia foi tranquila? Eu peguei o contato desse médico espero que dê certo.
      Obrigada!

      Reply
    4. jessica

      Aff, a pessoa vem ate aqui e só para defamar o texto muito bem escrito! se liga se com você não foi assim problema é seu! se o seu médico é tão maravilhoso ao ponto de prever os hematomas das pessoas, manda ele dar aula para os outros, porque só o seu medico que se formou né?

      Reply
    5. alaine

      Por favor me fale mais desse médico Dr. Deodato Ferreira Leite

      Reply
  9. Catarina

    Olá! Fiz rinoseptoplastia + turbinectomia há 4 dias e até agora nada doloroso! É so mesmo incómodo. Daqui a 3 dias vou retirar as talas e o tamponamento que no meu caso são de silicone e deixam o ar entrar pelo nariz. Nao tive dores uma unica vez! Fiquei so com um ligeiro hematoma nos olhos mas mal se nota. Claro que depende de cada pessoa, mas achei que fosse pior! 🙂

    Reply
  10. sany

    Olá fiz minha rinoplastia há exatamente 11 dias, não tive nenhum hematoma, nem dor, apenas na 1ª noite não dormi bem por não conseguir respirar direito, ou seja um pós operatório excelente, que até me assusta, as vezes tenho a impressão que se quer passei por uma cirurgia. Já estou conseguindo ver os resultados, e estou bem contente, no entanto ainda estou muito insegura em relação aos “buraquinhos” do nariz, eles estão um tanto desiguais (estavam mais desiguais nos primeiros dias), meu médico me garantiu que é por conta do inchaço e que eles irão ficar iguais, ele olha e diz convicto que meu nariz vai ficar perfeito e se quer vai precisar de retoques… Mas mesmo com toda essa segurança dele eu ainda estou ansiosa. A pergunta que não quer calar é: Isso é mesmo normal, será mesmo por conta do inchaço???

    Reply
    1. Brenda

      Ola,gostaria de saber se os “burraquinhos” ficaram iguais?? Pois eu estou com a mesma duvida,tirei as talas ontem…

      Reply
      1. Jennifer

        Brenda, tudo bem? Fiz a rino a 4 dias e meus buraquinhos estão suoer diferentes, os seus voltaram ao normal?

        Reply
    2. Jennifer

      Sany, tudo bem? Fiz a rino a 4 dias e meus buraquinhos estão suoer diferentes, os seus voltaram ao normal?

      Reply
  11. iara Araújo

    Olá
    Meu nome er iara tenho 18 anos nasci com fissura labial no entanto ainda hoje faço tratamento, tratamento odontológico td mes,fiz uma cirurgia plástica uma rinoplatia, ja tou com entrando na quarta semana ou seja vou completa um mes de cirurgia q eu fiz,O meu nariz tem partes baixas e outras altas ainda na ponta do meu nariz tah fundo a outra tah alta e grosso a minha pele dai então tou com medo de ficar esse furoo ou sejaa fundinho?? Er so partes ja desinchada e vai ficar normal kando desinchar todinho???por favor me ajudaa er difícil demaisl ter q passar por isso er mt ruium… choro kase td dia….

    Reply
  12. Caroline

    Boa tarde.
    Estou fazendo os exames para realizar a septoplastia e a rinoplastia. ..
    Quanto tempo após realizar os exames demora para realizar a cirurgia ?

    Reply
  13. Kary

    Olá, fiz uma rinplastia tem uma 5 dias e não senti dor nenhuma também, o ruim é o incomodo de ficar respirando pela boca e a dificuldade na hora de dormir (pra mim a pior parte) mas daqui a 2 dias tiro as talas e acho que tudo ficará melhor .. rsrs mas valeu super a pena, ja vejo bastante diferença e sei que ainda vai desinchar muito. To com alguns roxos tbm de baixo do olho mas isso é absolutamente normal e vai saindo com o tempo.. enfim, cirurgia com um pós operatorio tranquilo! recomendo. bjss

    Reply
  14. fernanda

    Oi
    Fiz uma cirurgia de rinoplastia há três meses e meu nariz continua muito inchado, será que ainda vai levar muito tempo para desenchar, pois bati o nariz quanto eu tinha uma semana de cirurgia, será que pode ter relação com o inchaço de agora? Vivo batendo ele a todo momento, quanto mais eu cuido, mais eu bato.

    Reply
    1. Haissa

      Oi fernanda gostaria de saber como esta ô seu nariz
      Pq tambem bâti ô meu e ESTOU morrendo de medo

      Reply
  15. Lívia

    Fiz minha rinoplastia+desvio de septo a cerca de 8 meses. Escolhi um médico otorrino especializado em cirurgia plástica. Infelizmente o plano de saúde não arcou porque incluiu procedimentos estéticos.
    Não fiquei roxa como nas fotos, apesar de ter fraturado muito os ossos e praticamente ter moldado meu nariz novamente. Fui orientada pelo médico um mês antes da cirurgia a tomar comprimidos manipulados de arnica. Não sei se com certeza foram eles que não me deixaram ficar tão roxa. Mas li muito na internet que ajuda sim.
    Infelizmente, meu nariz não ficou com um resultado muito bom então o médico decidiu operá-lo novamente. Dessa vez apenas para afinar mais. Realmente conheço pessoas que ficaram muito roxas e com muitos hematomas. Mas não é uma regra. Depende muito dos procedimentos e grau da cirurgia. Muito legal a matéria. Mas NÃO TENTE ESPERAR O RESULTADO DE UMA RINOPLASTIA EM APENAS 3 MESES. Neste tempo (ainda mais se o clima estiver muito quente) o nariz ainda está muito inchado e se “ajeitando”. O erro das pessoas que vejo nos blogs é achar que após um mês o seu nariz está pronto! Rinoplastia exige paciência. Espero ter ajudado.

    Reply
  16. Lizandra Azevedo

    Muito bom o post! Minha recuperação foi tranquila. Fiz minha rinoplastia na Master Health, em SP, e eles são excelentes! Me deram todas as orientações para que tudo corresse bem.

    Reply
  17. Kricya

    Fiz a cirurgia hà cinco dias e apesar dos hematomas, congestão nasal, incomodo ao dormir, não doeu nada… Impressionante ( exceto quando tirei os tampões que o médico puxava e as lágrimas desciam.

    Reply
    1. Ike Santiago

      Pode ter certeza que esta é a pior parte: a retirada dos tampões. Estou com 39 dias de cirurgia e as piores fases foram insônia nos primeiros dias; retirada dos tampões; bem como, a retirada de crostas que se formam no nariz, que o obstruem e causam mau odor. Esse procedimento é sofrível, dói bastante.

      Reply
      1. Joao WeckWerth

        Nossa, o cheiro e super mega horrível, as vezes até respiro pela boca pra nao senti-lo. Fiz desvio de septo

        Reply
    2. Dagmar

      O meu também foi igual ao seu. Rsrsrs. Mas o meu septo está meio virado. Estou um pouco preocupada por conta disso. E muito inchado. Será normal

      Reply
  18. Verônica

    Bom dia! Gostei muito do site.. Tirei várias dúvidas com a leitura. Quero muito fazer a rinoplastia, mas não conheço ninguém que tenha feito, sou de salvador e gostaria de indicação de algum médico.

    Reply
    1. Juliana pineiro

      VC já fez a sua cirurgia? TB sou de salvador e fiz essa cirurgia. tenho um médico excelente. Se quiser posso indicar.

      Juliana Pineiro

      Reply
      1. fabiane

        Olá Juliana Pineuro,sou de asa tbm, estou querendo fazer a essa cirurgia,mas por estética,pois tenho o nariz muito grande ,vir que você fez e gostou,pode me indicar o seu médico?e quanto foi a média de preço? Desde de já obrigada pela ajuda.

        Reply
  19. Sandra

    Oi. Amei o post, super informativo. Alguém mencionou sobre tampões de siliicone com orifícios, que permitem a passagem de ar. Gostaria de saber se é possível respirar pelo nariz logo após a cirurgia com esses tampões, ou fica impossível em razão de estar inchado? Sou viciada em neosoro e tenho medo de entrar em pânico por ter que respirar pela boca por mais de um dia. Grata

    Reply
  20. joel

    Fiz a Rinoplastia e desvio de septo estou no terceiro dia não senti dor,um pouco congestionado, pouco hematomas,estou me sentido melhor cada dia,gostei do site tirei muitas duvidas

    Reply
  21. Cesar

    Não caiam nessa balela que cirurgião conta de que daqui tantos meses vai desinchar e que ainda tem tanto pra desinchar, eles dizem isso só pra enrolar e dar tempo de você se acostumar a ponto de não perceber mais mudanças. Se com 1 2 meses já não estiver legal pode ter certeza que com 3 4 não estará tão diferente assim, va se acostumando com seu batatão aí e pare de se iludir, eles dão essa margem pra ganhar tempo. Se tu chegar reclamando apos 3 meses vao dizer que só desincha em 6 meses, se passar 6 meses e tiver a mesma coisa vão dizer que é só depois de 1 ano, e assim vai até vc se acostumar e não reclamar mais. Rinoplastia é a maior enganação do planeta, se não ficou bom na hora amigas(os) podem deitar e chorar mais.

    Reply
    1. maria de fatima Teixeira

      Concordo com VC fiz e fiquei roxa inxada horrível desfigurada mas tirou o curativo em 8 dias dava pra ver que tinha ficado otimo, o roxo levou um mês não sei como falam de trabalhar em 3 dias eu tirei 30 dias de ferias já que coloquei protese de mama tb e ainda achei pouco pois o inchaço ainda era visível não senti dor so incômodo nas duas cirurgias, mas que meu nariz apesar de tudo tava lindo com 15 dias isso e fato!!!

      Reply
      1. claudia

        Ah se soubesse que ia ser essa moleza ja tinha feito ha anos…fiz técnica aberta, fiz septo, fiz fratura, tirei o tampao no mesmo dia, não doeu, inchou um pouco. Não ficou nada roxo, hj fazem 25 dias. Meu nariz esta ainda inchado e meio dormente, mas ta lindo demais, muito natural…nem parece de plastica. Ah, e não respirei jamais pela boca após a retirada do tampão. Ele não entupiu… Estou muito feliz, tomara que o verão passe rápido pois está um calorão no Rio e não posso pegar nada de sol. Esse é o lado ruim da cirurgia nessa época de calor, no mais, estou ótima, graças a Deus. Ja voltei a trabalhar, so não voltei pra academia. Boa sorte a todos, que tudo corra bem com vocês! E não esqueçam que o repouso no primeiro mês é tudo…

        Reply
          1. claudia

            Poxa só vi essa pergunta agora…não recebi notificação…espero que vc tenha escolhido um bom médico, o meu foi Dr. Ronaldo Pontes. Já fez um ano, meu nariz ficou bom, e a cirurgia foi muito facil de aguentar. nem doeu nada, ficou inchado um tempo pequeno, tão pequeno que tive alta em 2 meses. Normalmente não é isso que ocorre. Essa alta tão rápida.

        1. Vânia

          Nossa Cláudia que bom ouvir isso.
          Eu tb vou fazer rinoplastia com técnica aberta, septo e fratura, estou apavorada imaginando o tempo que ficarei cheia de hematomas. Pq se uma rinoplastia só demora isso, imagina então tudo junto.
          Achei super legal esse post, assim posso tirar minhas dúvidas e não pirar. rsrsrsrs

          Reply
          1. claudia

            espero que tenha corrido tudo bem. Só vi esse seu comentário agora, por acaso. Se eu soubesse que era tão fácil operar o nariz tinha feito bem mais nova!! boa sorte a todos!

  22. rodrigo

    Olá. vou ter que fazer uma rinoplastia , e tenho uma viagem marcada para uma semana depois. Posso viajar normal?

    Reply
  23. ELIANE

    Olá pessoal vou fazer uma rino reconstrutora aberta,não tenho medo da cirurgia mas sim do pós do tampão mas quero muito fazer,e estou adiando a cirurgia por isso ai meu Deus rsrs

    Reply
  24. Marina

    Muito bom seu artigo. Mas, se puder corrigir o plural de chapéu, ficará bem melhor. Chapéu – plural: chapéus

    Reply
    1. jessica

      Nossa !!!!!!!!! Vai procurar o que fazer, vai dar aula em uma escola ao invés de ficar opinando … aff

      Reply
  25. Elizandra

    Fiz a cirurgia e estou no 5o dia, em momento algum senti dor, meus olhos, por eu ter renite e olheiras…ficaram inchados e escuros à partir do segundo dia. Agora já estão quase que totalmente desinchados e clareando, creio que até completar uma semana, estarão bons! Tirei meus pontos no 4o dia, e ja está bem cicatrizado. Respiro pela boca pra não esforçar o nariz, mas ja solto o ar por ele…tirarei a tala no 7o dia, e ja noto a diferença no novo nariz, mesmo que só enchergando a pontinha. Enfim…estou super satisfeita, e aconcelho; se por estética e ou correção interna…é uma cirurgia muito suave! Li as dicas do site, e até agora meu pós operatório esta confirmando quase tudo! Abraços

    Reply
  26. Naira

    Olá! Adorei o post. Muito bem específico, detalhado e esclarecedor. Formo em dezembro e pretendo fazer esta cirurgia até o fim de 2015. Eu queria expor uma dúvida, pois reparei que em algumas pessoas que fazem este procedimento, apresentam um certo “aspecto”, por assim dizer, de que o nariz foi operado. É como se as marcas ficassem mais expostas. Pelo que observei, essas marcas ficam bem evidentes em até um ano após o a cirurgia, mas depois se amenizam e fica bem mais natural. É isso mesmo?

    Abraços!

    Reply
  27. Juliana Hilária dos Santos

    Realizei minha operação no último dia 18/07, não doeu nada, só ficou muito inchado e próximo aos olhos roxo… Mas com o passar dos dias , deu tudo certo, já estou trabalhando .

    Reply
  28. terezinha maria de jesus Bueno

    Fiz cirurgia de rinoplastia. faz 22 dias estou me recuperando rápido adorei a explicação, sobre pós operátorio, sensacional!!!! obrigadan pelo esclarecimentos

    Reply
  29. carlos

    ola boa noite,
    fiz uma rino a um mês e meio com um otorrino e estou em dúvidas quanto a um procedimento que esta sendo feito no pós, gostaria muito de uma ajuda a respeito.Meu nariz era bem torto e após a rino nao alterou muito a simetria, porém fiquei 6 dias com a tala e desde que tirei o médico força o nariz para o lado e manda eu fazer o maior numero de vezes ao dia com intenção de deixa-lo mais reto.Estou com medo pois nunca vi alguem fazer isso após uma rino.Gostaria de saber se isso pode prejudicar e acabar deixando-o mais torto?
    obrigado.

    Reply
  30. Samara

    olá, fiz a rinoplastia e septoplastia há 1 ano, resultado não foi exatamente o q eu esperava, mas melhorou bastante, as narinas ficaram desiguais, então me submeti a um reparo há 1 semana e realmente o inchaço e o roxo nos olhos foram exorbitantes nos 2 procedimentos, fora isso a recuperação foi e está sendo tranquila, sem dores.

    Reply
  31. Maria

    Oi
    Quanto tempo de cirurgia mais ou menos levaria a combinação de rinoplastia aberta com aumento de cartilagem e lipoaspiração,
    O que é mais seguro fazer uma de cada vez?ou combinar as duas? se for uma de cada vez depois de quanto tempo poderia fazer o segundo procedimento?
    Obrigada.

    Reply
  32. Claudia

    Muito boa a matéria. Estou no meu 12º dia após a rinoplastia e aqui encontrei informações mais esclarecedoras que na própria clínica que fiz o procedimento. Muito bom mesmo! 🙂

    Reply
  33. Brenda

    Ola,estou com uma duvida. Semana passada fiz a cirurgia,ontem fui ao medico e tirei o gesso,meu nariz esta um pouco inchado ainda e as bordas do nariz uma esta maior que a outra. Gostaria de saber se faz parte do inchaço ou ira fica para sempre assim de tamanhos diferentes? Obrigada pela atençao,espero uma resposta.. 🙂

    Reply
  34. Annelize

    ADOREEEEEEI este blog!!!
    Sempre fui louca para fazer essa cirurgia, mas só agora tive tempo e coragem!
    Estou pesquisando médicos cirurgiões cujo sejam bem reconhecidos, pois tenho medo de não dar certo.
    Moro no litoral paulista na cidade Guarujá, gostaria de saber se vcs indicariam algum medico por aqui que atendem pelos convênios???

    Confesso que olhando as fotos fiquei com medo, mas uma colega já fez e o resultado foi maravilhoso.

    Se puderem me indicar algum cirurgião ficaria grata!

    Reply
  35. Bruna Araújo

    Olá
    Estou querendo muito fazer a rinoplastia , queria saber qual é a melhor anestesia ( local ou geral ) para a cirurgia ?

    Reply
  36. Helena

    Olá.
    Sobre a questão do óculos. Eu tenho um grau altíssimo e não consigo ficar sem óculos por muito tempo, nem posso usar lentes por causa da fragilidade da minha retina.
    Não tem nenhum jeito mesmo de eu usar o óculos?
    Obrigada.

    Reply
  37. Rodrigo

    Ola, fiz a rinoplastia e desvio de septo. Estou no terceiro dia pos, e concordo c tudo o q foi dito acima, a maior dificuldade e dormir virado p cima, pois n sou acostumado, fora isto, as vezes sinto uma ardencia na ponta do nariz, mas acredito ser pela cecatrizacao. Adorei as dicas e sugiro q facam o procedimento, q e suportavel e vale o esforco!

    Reply
  38. Eliana Martins

    Olá hoje fazem 16 dias que fiz a minha rinoplastia , estou feliz com o resultado.
    A médica liberou para fazer drenagem na face , isso pode prejudicar em algo???

    Reply
  39. Barbara Alves Duarte

    Olá, realizei a rino e estou no meu 5º dia do pós, entretanto à noite bati a mão no nariz e estou com medo de ter alterado a forma com a qual o médico modelou. Isso é muito perigoso?

    Reply
    1. Carla

      Ola Barbara. Estou no 3º dia do pós e tambem bati com a mão na ponta do nariz. Apesar de ainda ter a tala, estou com receio que provoque alguma alteração. Como resultou o seu?

      Reply
  40. Daniel

    Ola estou pra fazer a rino e a septo, porem estou com duvidas,pq tenho refluxo esofagico,será que em relação ao pos pode me complicar devidoo respirar pela boca?alguém que tem refluxo ja fez rinosseptoplastia?

    Reply
    1. Maricleyde

      Vou fazer dia 12 dezembro vou pagar 7.000 em 3 vezes.Confesso que estou apavorada por causa dos tampoes estou quase desistindo pois sou asmatica e o fato de ficar com respiracao reduzida me apavora.

      Reply
      1. Daviny

        Ola Maricleyde, gostaria de saber se fez a cirrurgia e como foi o resultado. Bj

        Reply
  41. Gabriela

    Fiz rinosseptoplastia à 8 dias e noto que se formou uma camada de pele dentro do meu nariz em uma das narinas ( como uma cartilagem) que obstruiu quase toda passagem do ar. Antes eu não motava porque tinha os pontos e ficava sangue endurecido ali, O que será isso?

    Reply
  42. Maricleyde

    Eva vou fazer a retirada de amidala e rinoplastia juntos sera que isso nao ira piorar minha respiracao ja que terei que usar minha garganta para respirar.

    Reply
  43. Misael Marcos

    Boa Noite!
    Estou com uma cirurgia de rinoplastia agendada para o dia 09/12/2014.
    Eu possuo ostogenes imperfeita e meu casamento está marcado para daqui quatro meses, meu medo é… vou estar recuperado até lá?
    E no meu caso que ja tenho quadro de ostogenese imperfeita é recomendado
    Realizar o procedimento?

    Reply
  44. carla

    À procura de uma excelente clínica e médico cirurgião, é claro, em Porto Alegre RS;alguém sabe me indicar?

    Reply
  45. Cristiny

    Olá bom dia!
    Eu fiz a minha cirurgia a 14 dias em cali, colombia, optei por fazer na colombia por ser uma rinoplastia smart , sem dor sem hematomas e por não obstruir meu nariz.. minha cirurgia foi super tranquila, não fiquei com hematomas e sair da sala respirando normalmente o único incomodo foi durante a primeira noite para dormir mais fora isso estou ótima, acho que a escolha do médico especialista é essencial. .

    Reply
  46. Vivian

    Olá, Fiz minha rinoseptoplastia há 2 dias atras. O pos operatorio para mim no primeiro dia foi horrivel, respirar apenas pela boca, e a sensação de garganta seca e falta de ar constante foi horrivel e ter que dormir assim nem se fala, fiquei assim apos a cirurgia e no outro dia até as 11:00h da manha, ate que minha medica veio me dar alta e retirou os algodões que tampavam as minhas vias aereas nasais deixando apenas a tala. Foi um alivio neste momento, mas depois começou a sangrar muito e a dor que eu nao senti antes comecei a sentir, mas esta dor foi aliviada pela medicação que a medica prescreveu, tomei lisador e outros medicamentos. Estou com os olhos super inchados e roxos, igual ao da foto da moça que esta irreconhecivel. Estou usando sorine constantemente para lavar o nariz, no inicio arde bastante, mas hoje fui usar e nao ardeu…Não estou respirando bem pelo nariz e sim mais pela boca, e estou ansiosa para passar tudo isso, estou com medo apenas de retirar os pontos… vai ser na semana que vem que irei em consulta com a minha medica… Ela me disse que ficou lindo meu nariz e a sua equipe que participou também, acredito que tenha ficado, porque ela e super competente e me sinto super segura com ela. Beijos

    Reply
  47. Luara Sofia

    Olá fiz a cirurgia tem 14 dias, meus lábios superiores estão paralisados não consigo falar direito, e meu sorriso está estranho e não aparece, minha pele tbm tá cheio de espinha super oleosa coisa que nunca foi e normal? Quanto tempo para melhorar? Não aguento mais essa feiura minha =/

    Reply
  48. ludmilla

    Bom dia! fiz minha rinoplastia tem 14 dias, porém estou com o lábio superior paralisado, não consigo abrir a boca direito, e meu sorriso está torto, horrível, fora a minha pele tá só a espinha e super oleosa coisa que nunca foi. É normal? Com quantos dias desaparece? Não aguento mais trabalhar assim esse bagaço. =/

    Reply
  49. JÓICE G L FIBRES

    gente gostaria de saber quanto voces pagaram para fazer a cirurgia de Rinoplastia… quero fazer mas tenho medo do valor, pois nao tenho todo o dinheiro, os medicos parcelam a cirurgia?

    Reply
  50. Alex

    Fiz a cirurgia de septo no dia 08/12/14, nos primeiros dias tudo ocorreu muito bem, nada de hematomas, dores e tive pouco sangram entorno, porém, após 2 semanas comecei a sentir um odor insuportável (cheiro de carniça).
    Continuei fazendo a higienização conforme orientação do médico, lavando com soro fisiológico, espirrando fluimare e maxidrate, mas o odor foi lamentando a cada dia.
    Dias atrás consegui sentir com a ponta do dedo que no interior da narina, na parte superior, tem uma cartilagem exposta (parecendo um osso fino), acreditando eu ser essa a origem do mau cheiro.
    Esse cheiro é muito incomodo, pois minha filha e esposa também sentem o odor findo do meu nariz.
    O que pode ter acontecido? Isso é normal? O que posso fazer para acabar com isso?

    Reply
  51. Netto Godoy

    Eu estou para fazer uma cirurgia daqui uma semana dia 14/01, estou com um pouco de medo mais isso eh muito normal. Na minha vida toda eu reclamei de meu nariz, as piadas feitas sobre meu nariz me magoavam muito, ate que comecei a tolerar e entrar na brincadeira, afinal temos que nos aceitar como somos e enquanto nao houver a oportunidade de mudar um “defeito” de que voce nao goste, temos que nos aceitar assim. Agora que estou 18 anos tenho mais do que a coragem de enfrentar essa situação e mudar minha vida, sei que vai incomodar e doer a recuperação, mais se nao passar por isso agora, nunca vou passar, encorajo a todos que querem fazer ou tem duvidas se vao fazer ou nao, se eh uma coisa que te incomoda e vc tem a oportunidade de mudar isso, va em frente, nao deixe seu problema te incomodar para sempre. Faz um ano que descobri que tenho Síndrome do Panico, e se tem coisa pior eh uma coisa te incomodar e vc sofrer por isso, durante as minha crises de panico, muitas vezes meu nariz era uma das causas, estou fazendo tratamento e agora estou super bem, ainda tenho algumas crises, e por ansiedade pela cirurgia estou tendo alguma recentemente, mais com essa cirurgia vindo, um peso vai sair das minhas costas, e vou finalmente me sentir melhor, acabei ate falando oq eu nao queria aqui mais a minha intenção eh encorajar as pessoas que sofrem do mesmo mal de ter um “narigao” a poder fazer a rinoplastia, eh uma coisa que pode mudar muito sua vida alem de teu rosto, mais tua confiança e segurança.

    Reply
  52. Mariana

    Fiz a minha rinoseptoplastia há 14 dias, estou muito feliz com o resultado, tinha muito medo de ficar parecendo porquinho. Os dois primeiros dias foi onde o hematoma ficou maior mesmo, bem inchado e roxo, a partir do terceiro dia já começou a ficar amarelado abaixo dos olhos e assim só melhorando a cada dia. A minha rino não teve tampões por dentro do nariz, segundo meu medico essa técnica já é um pouco antiga, os cortes da cirurgia foram todos internos, e a anestesia local com sedação. A recuperação é super tranquila, desde o primeiro dia de cirurgia eu dormi de lado normal, apenas tomando o cuidado para não forçar o nariz no travesseiro. O que mais incomoda são os pontos, que no meu caso ainda não caíram, e parece que o nariz ta cheio de caca. Quanto as dores, não senti nada, inclusive acordei no meio da cirurgia, conversei com o médico, me lembro das coisas que falei com ele (normal na anestesia local). A unica dor que senti foi nas duas vezes que fui fazer curativo, na primeira vez quando tirei a tala, estava muito sensível a região, doeu bastante para tirar pq ela fica muito bem colada, e também porque o médico mexe por dentro do nariz, ai se puxa um pontinho dói. Do resto, a melhor decisão que tomei.

    Reply
  53. Thais Ferreira

    Muito esclarecedora a matéria. Fiz a minha rinoplastia na Montenegro Cirurgia Plástica, em SP, e eles fizeram um excelente trabalho! O meu nariz ficou perfeito, do jeito que eu tanto sonhei. Estou muito feliz!

    Reply
  54. Ana Valéria

    Fiz a minha rinoplastia ontem. Já estou em casa. Os doutores Davi Esquenazi (cirurgião), Aluan (seu assistente) e Marcello Bendet (anestesista) tem sido atenciosos comigo. Ao ler esta matéria fiquei com muito medo do pós-operatório, quase desisti. O que me deu coragem foi ler os depoimentos: a maior parte dizia que o pós foi tranquilo.
    Assim que acabou a cirurgia e fui levada ao quarto, senti muita ardência no nariz, na garganta e outras parte do corpo. Depois a ardência foi melhorando, mas fiquei com um pouco de dor de garganta. Nariz sempre escorrendo muito e com sangue. Preciso de um “bigodinho” abaixo das narinas eito de gaze e micropore transparente. O ar condicionado me deixou “atacada”, aí eu tossia e punha muco pela boca (com sangue). O nariz continua escorrendo, porém menos. O rosto esta inchando (inclusive lábios) e a pele grudando (nos olhos) por cauda da remela. Pouca dor até agora, graças a Deus. Estou usando compressas de gelo desde ontem. Tenho dormência no nariz.
    Saí com tubinhos e dentro de cada narina e pontos ao lado de cada uma.
    Fiquei preocupada com um possível mau cheiro, mas até agora tudo bem. Estou preocupada com a obstrução.

    Reply
  55. Renata

    Olá fiz a minha há 25 dias atrás, pra mim foi ruim só dormir de barriga pra cima, o resto foi perfeito amei o resultado estou me amando e realizada. Fiz em Presidente Prudente com doutor Flávio Fernandes ele arrasa( Feliz)!!!

    Reply
  56. Mateus

    Bom dia, bem irei fazer minha rinosseptoplastia amanha, já fui diagnosticado a uns anos com desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais… iria fazer apenas a septoplastia, porém mudei de medico pois antes iria fazer particular e agora o plano vai cobrir, e o meu novo medico nos fizemos apenas 2 consultas, e ele falou em rinosseptoplastia, olha, não conversamos muito sobre a parte estetica, mas eu vi que altera a parte estetica, minha pergunta é que SEMPRE meche com a estetica ou só em casos?

    Reply
  57. wellington geraldino

    Estou na terceira semana do pos operatori meu nariz ainda esta muito inchado mais percebo q ele esta meio tortinho na ponta tenho a duvida depois q desincha volta? Isso e normal devido um lado do meu rosto esta mais inchado q o outro….

    Reply
  58. Luana

    Tenho uma duvida. eu fiz minha rinoplastia faz um pouco mais de 2 meses e levei um beliscao no meu nariz e isso esta me preocupando muito. Isso pode influeciar resultado final. Estou achando meu nariz maior e mais para baixo. Um apertao pode entortar por dentro?

    Reply
  59. Lucia

    Olá a todos os depoimentos e a matéria são muito esclarecedores. Fiz a minha Septoplastia à 37 dias ainda estou um pouco inchada mas esse inchaço não me incomoda, mas o roxo debaixo dos olhos ainda não saiu e foi por isso que vim para o site para saber quantos dias pode demorar e pelo que entendi depende de pessoa para pessoa. A minha recuperação foi boa mas os primeiros dias foram muito ruins. As primeiras 24 horas tive náuseas e vômitos e nos dias seguintes muita sensibilidade nos dentes superiores, foi algo que ninguém comentou. Essa sensibilidade ainda continua nos dentes da frente. A respiração está maravilhosa desde o segundo dia, quando o médico tirou o tampão. Tinha uma obstrução na narina e só respirava pela boca. Estou muito satisfeita com a cirurgia, respiro muito bem e o nariz ficou bonito. Valeu a pena!

    Reply
  60. gilvana

    Fiz a cirurgia a 15 dias e o meu olho direito sofreu alteração do movimento , dificuldade no piscar ele não fecha na piscada. Estou preocupada. Pode ser normal ou ocorreu algum erro? Obrigada.

    Reply
    1. Ludmila

      Bom dia!Gostaria de saber como ficou, fiz a cirurgia faz 6 dias e estou com esse piscar lento e lacrimejando porque o olho nao fecha direito. Obrigada!

      Reply
  61. VaNessa

    Muito esclarecedora a matéria!! Minha rinoplastia é essa semana na quinta feira estou muito ansiosa, O que mais me preocupa é questão da respiração pôs operatório!!!! Voltarei para contar a vcs como foi ..

    Reply
  62. Mileba

    Adorei a materia!!! Finalmente decidi q vou fazer minha rinoplastia. Ja estou com consulta marcada com alguns cirurgioes, mas indicacoes nunca eh demais. Alguem tem indicacao de cirurgiao em bh???

    Reply
    1. SUZY BRITO

      Olá, se você ainda não fez a rino, recomendo a drª Ana Helena Patrus dona da clínica Santé, ela é maravilhosa!

      Reply
  63. valquiria

    Ola fiz minha rino a 21 dias a recuperaçao foi boa na medida do possivel è ruim ficar sem respira pelo nariz a boca seca o medo de engasgar e morrer sufocada .,tive muita dor de cabeça mais o pior e q gostei do dorso e da ponta do meu nariz mais as narinas ficaram ridiculas muito diferentes certeza q vou fazer uma correçao msm o medico dizendo q ta bom q nenhum nariz fiica simetrico mais o meu ta muito distorcido. Meu nariz era feio mais pelo menos nao era torto. Fiz em brasilia com um especialista e ainda assim nao ficou bom!!!!!

    Reply
  64. Anjelo

    Oi pessoal
    Eu tenho 14 anos e queria fazer Rinoplastia e com quantos anos eu posso fazer a cirugia ???????????

    Reply
  65. georgine

    Estas informacoes me ajudaram bastante, fiz minha rino a 15 dias, nao senti dor, nem mal cheiro( ate agora), os hematomas sumiram na segunda semana porem quando tirei o curativo de micropore a dois dias, meu nariz ficou muito inchado, muito mesmo pessoal, a ponta então, ta uma bola gigante. Segundo meu medico, a muito tempo nao via um nariz assim, mas disse que é possivel e normal, que agora o negocio e fazer drenagem linfatica diaria e aguardar. Por enquanto to fazendo auto drenagem que uma fisioterapeuta amiga me ensinou, e bem barbada e vale a pena pessoal, mas segunda vou marcar com um profissional. Acredito que o tempo de recuperação varia muito de pessoa pra pessoa, entao to tentando nao encanar com isso, pois segundo meu medico, so depois de 1 mes para se ter ideia de como ficara. Espero ter contribuido com quem assim como eu, estava com receio de fazer. Se tem vontade, faça. Abraços a todos.

    Reply
    1. Leonel

      Também estou nas drenagens. Continue com elas e muito gelo. E tempo hahaha

      Reply
  66. Roberta

    Fiz minha rino a 5 dias, estou assustadissima parece que estou com o dobro de nariz que tinha, uma batata mesmo isso e normal ichar tanto assim?

    Reply
    1. Leonel

      E sIm,tenha paciência e coloque muito gelo! Os edemas vão se desfazendo ao longo dos meses,dai VC verá o resultado!

      Reply
  67. Roberta

    Estou preocupada em ficar com o nariz enorme na ponta, esta muito inchado!

    Reply
  68. eliane

    Oi fiz uma rinoplastia a 5 dias, vi que segundo a reportagem era para dor sessar apos 2 a 3 dias mas tenho muita dor tem horas que narece que lateja e outras vezes arde, tenho bastante secreção de sangue grudada na parede do nariz to respirando bem mas fico c/ a boca aberta e ela ta muito ressecada tanto que chegou rachar, será que é norma estes sintomas apos 5 dias ja? to muito preocupada…

    Reply
    1. Leonel

      Passei por isso, coloca cacau nos lábios, evita ventilador, muito próximo. E bastante gelo e repouso ajudarão bastante, caso a dor continue, entre em contato com seu médico urgente.

      Reply
  69. Tâmara Alcântara

    Quero tirar uma dúvida quero fazer a cirugia rinoplastia só que eu estou com muito medo de morrer corre algum risco de morte?

    Reply
    1. Pedro

      Tâmara, eu fiz rinosseptoplastia e turbinectomia. O dr. disse q não sangra mais que 1 mL durante a cirurgia. Faça a cirurgia, vale muito a pena.

      Reply
    2. SUZY BRITO

      Tâmara não existe cirurgia 100% segura, o que existe é você estar em boas condições de saúde e sempre procurar um profissional membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica , peça para ver fotos do antes e depois para ver se você gosta do trabalho do médico ou vá algum indicado por alguém que já tenha feito o procedimento, eu fiz há 14 dias e foi um sucesso, fui com medo mesmo, confiando em Deus ! Boa sorte…

      Reply
  70. Izaura Henrique

    Eu fiz uma cirurgia de desvio de sépto e cornetos, que melhorou muito minha respiração e até os processos alérgicos que tinha, não sei da relação, mas quase não tenho coriza que era comum quando acordava. Em seguida, com um cirurgião plástico fiz uma rinoplastia fechada e que teve de quebrar o osso . Não senti nenhuma dor, apenas o incômodo de respirar pela boca e pequenos sangramentos quando a cabeça ficava na posição normal ou baixava um pouco. Percebendo isso mantinha a cabeça sempre um pouco levantada ou ficava deitada. Tive apenas um pequeno hematoma próximo ao olho que foi desaparecendo. Foi colocado um tampão que foi retirado no dia seguinte pelo otorrino e alguns dias depois tirei parte do curativo com o cirurgião plástico. Depois de 15 dias todos esses sintomas desapareceram, ficando apenas um pequeno inchaço que desapareceu após alguns meses.

    Reply
  71. Pedro

    Fiz uma rinosseptoplastia funcional e turbinectomia bilateral dos cornetos inferiores no dia 13/06. Só a rino que foi particular, as outras, pelo plano.
    Meu nariz “era” negroide e de pele grossa, com ponta globosa e sem projeção de alguma, bem difícil… consultei com 3 médicos antes de escolher.
    O primeiro foi um otorrino membro da sociedade de cirug. de cabeça e pescoço e da soc. de plástica facial; disse que o nariz ficaria muito bom etc e tal e que também devíamos fazer o septo. Me mostrou algumas fotos de cirurgias dele. Disse que não trabalhava com programa de simulação de antes e depois, devido a escola que ele estudou. Ele me alertou sobre a dificuldade devido ser pele grossa e até sugeriu que bem após a cirurgia eu fizesse uns peelings com a dermato para melhorar o aspecto da pele, tirar cravos, acnes. Os exames que ele pediu foram hemograma, coagulograma, hiv, TC dos seios da face, glicemia e ECG, mas não os fiz e fui em outro médico. Preço da rino: 4,5 + hospital (2,5) e anestesista (1,4) e as outras seriam pelo plano.
    Agora, fui ouvir a opinião de um plástico. Ele fez um monte de desenhos, falou sobre ângulos, mas quando falei com ele sobre o desvio do septo, ele disse que não mexia com a parte de ossos, e que teria que entrar um otorrino na cirurgia. Nem chegou a pedir exames porque o otorrino era quem pediria. Ele informou que devido ao aspecto da pele, alcançaria-se, do ponto de vista estético, um resultado de 50%; caso alcançasse uns 60%, seria como 100%. Preço da rino: 4,0 a 4,5 + hospital (2,5) e anestesista (1,4) e as outras seriam pelo plano.
    Depois do plástico, percebi que teria que procurar um otorrino mesmo… Fui a outro, muito bem titulado, membro de várias academias de cirurgia, fellowship em 2 universidades dos EUA na área de rinologia e cirurgias, mestrado na USP e 10 anos de experiência. Expliquei as consultas anteriores e ele só reforçou mesmo a “dificuldade” do resultado estético com o nariz de pele grossa. Inclusive quando retornei, ele disse que o nariz de pele grossa tem “memória” para a ponta voltar à forma globosa como era (algo assim).
    A cirurgia foi bem tranquila, não senti dor alguma no pós-operatório, não fiquei roxo nem nada. Somente a obstrução nasal durante 6 dias após, mas que melhorou com a retirada dos splints. Fiquei usando a esparadrapagem por 15 dias. Usei o antibiótico Zinnat (bem caro, mas que causaria menos efeitos colaterais) e Prelone, antes e após a cirurgia, e estou usando Maresis para lavagem.
    Hoje estou no 24º dia do pós-operatório e voltei ao otorrino (pela 3ª vez após a cirurgia), porque no 20º dia senti um “incômodo doloroso” na região perto do olho direito, como se fosse o osso que estivesse “inchado”. É o calo ósseo que está se formando, pois o dr. teve que fraturar o osso do septo, e parece que vai demorar uns 6 meses para “cicatrizar”. A orientação é de não usar óculos por, pelo menos, uns 3 meses, até uns 6.
    E o resultado será visto mesmo só com 1 ano…

    Reply
    1. Pedro

      Esqueci de acrescentar o custo da cirurgia e os exames que fiz: 7,0 + 2,5 hosp + 1,4 anestesista. As outras 2 foram pelo plano. Fiz TC dos seios da face, ECG, uréia, creatinina, raios- x do tórax, glicemia, coagulograma. Ele me deu 30 dias de atestado p/ serviço.

      Reply
  72. Pedro

    As 3 cirurgias demoraram 4h30. Entrei no centro cirúrgico às 14h30, devo ter demorado uns 30 minutos lá dentro. Primeiro apareceu a técnica de enfermagem para colocar um aparelho dos batimentos cardíacos, depois o otorrino e ainda analisou mais algumas vezes o nariz e me disse mais algumas coisas que iria fazer na cirurgia, e logo após o anestesista. A anestesia foi geral e comecei por uma inalação (só lembro de uns 10 segundos com a máscara, rsrs). Quando recobrei a memória, estava entrando no apartamento com a ajuda do enfermeiro e com os curativos no nariz, por volta das 21h. Parece que fiquei por umas 2h na sala de recuperação da anestesia, mas não tive mal estar algum.

    Reply
  73. jeane

    olá, fiz uma correção e desvio de septo, já faz 10 dias estou com uma carne dentro de uma das narinas que impede minha respiração, ontem fui ao médico o mesmo disse que é por conta do edema, disse pra fazer muita massagem pois onde foi raspado (lixado) seilá está com bolha de ar tipo água, parece ser infamação, minha dúvida é, pode ficar uma quilóide?

    Reply
  74. SUZY BRITO

    Boa noite, fiz minha rinoseptoplastia há 13 dias, tomei anestesia geral , voltei super bem da anestesia, não senti nenhum tipo de mal estar, o único incomodo suportável foi o tampão no nariz que tirei no 3º dia, a gente se habitua a respirar apenas pela boca, da para aguentar muito bem, principalmente quando queremos muito algo. O nariz escorria bastante no começo, mas hj com quase duas semanas já não escorre mais, óbvio que tive hematomas, fiquei mega inchada , mas aí fiz algumas seções de fisioterapia e melhorou rapidinho, então super recomendo , desde que com um bom cirurgião, afinal o anriz tem a parte funcional e também que sua sáude esteja em ordem, depois é só curtir. Aproveito para parabenizar a drª Ana Helena Patrus da clínica Santé, ela e equipe.

    Reply
  75. Angelo

    Fiz rinoplastia há 2 dias. Estou sem dor e sem muito hematoma. Graças a Deus. O único incômodo é pra dormir e o corrimento nasal. Mas valeu a pena demais. Daqui há 4 dias tiro as talas e pontos.

    Reply
    1. Angelo

      Quanto ao preço, que pode variar é claro, gastei aproximadamente 9.000 com todos os gastos contabilizados.

      Reply
  76. Marcos

    Olá, fiz há 2 dias a minha rinoplastia junto com a septoplastia. A grande maioria das informações batem com o que foi descrito nesse post.
    O procedimento cirúrgico foi bem tranquilo, sangrou bem pouco após ir para o quarto do hospital.
    Um dia depois começaram a surgir os hematonas (roxos na pele), hoje, 2º dia, percebo que as áreas roxas já começam a ficar num tom amarelado.
    A ponta do nariz está totalmente dormente, no entanto, o que mais me incomoda nesse 2º dia de recuperação é a respiração. De uma hora para outra, as vias aéreas ficaram totalmente obstruídas, creio que pelo inchaço interno, pois no meu caso o nariz foi fraturado para a correção.
    Tirando isso está tranquilo, não senti dor nenhuma.
    Espero que o resultado seja satisfatório, tanto na parte funcional, que é o que mais me incomodava, quanto na parte estética.
    Para aqueles que estão pensando em fazer uma rino, vai uma dica: escolha aquele profissional que realmente te dê todo o suporte de informações e que transmita a segurança necessária para que vc tome a decisão.
    Um grande abraço a todos.

    Reply
  77. angela

    Vou ter que fazer uma cirurgia pôs em uma batida quebrou os ossinhos do meu nariz,eu gostaria de saber se existe algum caso de paciente nao consegui respirar so pela boca, pois so de pensa fico apavorada fiz o teste em casa tampando meu nariz e nao consegui de jeito maneira respirar so pela boca parece que meu coração começa acelerar a alguma contra indicação em algum paciente assim??espero a resposta porfavor obrigada!!!

    Reply
  78. angel

    Gostaria de saber se existe algum paciente que nao consiguiu respirar apos a cirurgia, pois normalmente tenho dificuldade para respirar so de pensar em respirar so pela boca estou apavorada ,no meu caso o medico vai colocar o osso do nariz no lugar que saiu por causa de uma batida e quebrou, mas ele disse que apos vou ficar com tampos no nariz e gazes to muito nervosa por causa dessa questao de respirar pois tb tenho claustrofobia to muito tensa muito ,espero resposta pfv obrigada!!!

    Reply
    1. Laila

      Angel, esse negócio de respirar só pela boca é mais simples do que eu imaginava. Eu também fiquei preocupada e até treinava em casa isso kkkkk mas é bem tranquilo viu, o único problema é na hora de dormir, no primeiro dia eu não consegui dormir, já no segundo eu consegui dormir um pouco. Deixe una garrafinha se água perto da cama, pois a boca e a garganta seca muito. Lembrando de imobilizar a cabeça para não dormir de lado; eu comprei aquela almofadinha de prscoso que usa em avião, me ajudou muito. Boa Sorte e fique tranquila!

      Reply
  79. Aline

    Gente fiz uma rinoplastia com desvio de septo faz 20 dias. Eu não gostei, apesar da base do meu nariz ter ficado reto o que antes era em S, as natinas ficaram diferentes e a abinha das narinas em cima ficou uma mais funda que a outra, quando eu sorrio então, meu Deus que esquisito, estou super chatiada Pq antes meu nariz era torto porém nem todos notavam, agora é visivelmente esquisito, sei q falam q é cedo que dedo esperar, mas como tem mto enxerto percebo que não tem como mudar. Meu médico disse antes da operação que talvez seria preciso uma segunda cirurgia por conta do desvio ser muito acentuado, eu sofri de mais com o pôs operatório mais eu enfrentaria tudo novamente a questão é : quais as chances desta segunda cirurgia ser bem sucedida? Uma segunda cirurgia é mais complicada do q a primeira ou o índice de satisfação pode ser melhor? Por favor me ajudem com informações, meu médico é um agraça mas tudo q ele me diz é que ainda é cedo eu não quero sair de casa com este nariz.

    Reply
  80. Marcia

    Amei! !!!!! Antes de fazer…não li esta matéria. .. não teriafeito muito tempo perdido. …..uma pergunta posso andar de avião com quatro semanas após cirurgia? fui a praia duas vezes qdo volto morro de dor e inchado. …..

    Reply
  81. Daviny

    Sou da Baixada Santista, alguém conhece algum cirurgião bom por aqui ;

    Reply
  82. Rafael Senefonte

    Tem 4 dias qUE fiz minha rinoplastia, posso afirmar que após a cirurgia e até agora não senti dor, o único incomodo q tive, foi na hora de tirar os tampões, mas não senti dor só o encomendo msm, e eu ainda sinto meu nariz anestesiado eu coloco o dedo ou na hora de limpar, sinto como se fosse uma almofadinha kkkk. E tbm está muito entupido…. Além da tala q colocaram, tem dois tubos dentro do meu nariz eu não sinto, mas terei q tirar na próxima segunda…. Acho q irar doer kkkk
    Quem quiser meu conta eh esse ” [email protected]

    Reply
  83. Rodrigo

    Fiz minha rino há 4 dias, gostei bastante do resultado até então. O pós operatório está tranquilo, não sinto nenhuma dor, meu rosto e nariz estão um pouco enchados ainda, mas com o decorrer dos dias está melhorando. Quem tem dúvida em fazer, eu aconselho q faça, é muito tranquilo, e se o cirurgião for bom como o meu ( modesta parte hehe), vc terá uma satisfação imensa!

    Reply
  84. Kacia

    Olá boa noite, tenho uma cirurgia marcada de rinoplastia só por estética mesmo, com o doutor Renato fusaro em São Paulo, estou muito segura e ainda mais agora com essas dicas… Obrigado

    Reply
  85. Paulo

    Dicas fantasticas Aqui. Mas depende De organismos mesmo, Tambem a alimentação pode ajudar muito no pós. Falando De valores, no brasil as rinoplastias custam em média 6.000,00 a 9.000,00 Reais. Falo isso porque pesquisei bastante, em varias clinicas. E realmente uma grande surpresa na conta bancaria nos dias De hoje. Com isso tenho dois amigos. Quee Ja operaram fora com Dr. De Santa Cruz De la sierra (BOLIVIA). O Dr. Se chama Burgos, E muuito Bom em rino. Com Ele paguei 550,00 Dolares. Como R$ 2.085,00 Dependendo De Como esta O preço do dolar. A Mais ou menos um mes estou tranquilo. O medico E muito Bom. Porem precisei pelo menos 12 dias em Santa Cruz para fazer todo O acopanhamento do pos operatorio que E indispensavel. Boa sorte!.

    Reply
  86. Leandro

    Fiz a cirurgia faz uma semana, resultado ficou perfeito, porém como li acima no pós operatório não consigo rir normalmente. Fiquei um pouco nervoso pois ao falar só aparece os dentes inferiores. Espero que esse incômodo passe logo.

    Reply
  87. Cibelle

    Oi tenho 16 anos fiz a rinoplastia há 2 dias…meus hematomas estão piores do que os das fotos…está dificil dormir, e o sangramento também incomoda…
    O site foi bem esclarecedor! “)

    Reply
  88. Silmara

    Fiz minha rinoplastia no dia 27/11/15. Estou com depressao pois o medico mudou totalmente a minha aparencia e a unica coisa que eu queria era raspar um pouco do ossinho, pois nao gostava das minhas fotos de perfil. Tive que procurar ajuda e estou fazendo terapia.

    Reply
  89. Selma

    Olá! alguém aqui que fez a cirurgia rinoplastia e desvio de septo, ficaram sem sentir o gosto das coisas que comem?
    Minha filha fez essa cirurgia a dois dias e está reclamando que não sente o gosto de nada.

    Reply
  90. Luciana

    Fiz a minha rinoplastia há 42 dias e no meu caso os primeiros 3 dias do pó s operatório foram terríveis. Sangrou apenas por 2 dias mas essa história de que não tem dor é mentira, eu tive que tomar Lisador até na segunda semana após a cirurgia. Não fiz fratura do osso mas lixri as laterais do osso nasal, pois eu tinha dois calombos nesta região portanto não usei tampões. Meu nariz ficou desfigurado por 1 semana após a retirada do curativo, fiquei desesperada..mas aos poucos ele foi pegando a forma da cirurgia. Ficou legal, hoje estou curtindo meu nariz, mas confesso que me surpreendo quando vejo comentários de que não doeu, não inchou, etc..Não tem como fazer uma cirurgia sem passar pelo pós operatório! E dizer que pode trabalhar após 1 semana também é surreal, até hoje se eu fizer esforço físico incha demais! Não tem como sair de casa para trabalhar e se movimentar bruscamente com 1 semana de cirurgia. Até hoje a ponta do meu nariz está dormente e as vezes tenho pontadas onde lixou no osso. Meu médico disse que 80% do inchaço sai após 1 mês, os outros 20% demoram 6 meses. Minha dúvida hoje é que sem querer vivo batendo no nariz com a mão durante o banho e dormindo. Daqui 3 dias tenho retorno com o médico e vou perguntar a respeito, pois não sei quais as complicações disso. Mas mesmo com o pós operatório bem chato e incômodo, vale a pena se você pesquisar bastante sobre o médico antes. Boa sorte para quem vai fazer a rinoplastia!

    Reply
  91. maria aparecida

    ADOREI A MATERIA, MAS SERA QUE ALGUÉM PODE ME RESPONDER?. EU FIZ RINOPLASTIA HA QUATRO DIAS E MEUS OLHOS ESTAO AMARELOS COMO SE ESTIVESSE COM ICTERICIA

    Reply
  92. maria aparecida

    gostei da materia. bem esclarecedora, mas porque meus olhos estao amarelos? faz 4 dias que fiz a rinoplastia.

    Reply
  93. Ellen

    Faz uma semana que fiz minha renoplastia só que percebi que está um pouquinho torto na parte da cartilagem será q e normal….

    Reply
  94. Laila

    Hoje faz 10 dias que fiz minha rinoplastia na Bolívia. Está sendo mais tranquilo do que eu imaginava, o difícil foi os 2 primeiros dias, dormir com o tampão e de boca aberta é horrível, a boca seca tanto q chega a engasgar. Depois de 2 dias retiraram o tampão, daí fiquei de boa. Até hoje não senti nada de dor, meus remédios já acabaram e estou usando o micropore. Apesar do meu nariz nao ser muito defeituoso, a cirurgia foi bem invasiva, com direito a martelada e lixação, fiquei acordada o tempo todo (de olhos fechados) e a cirurgia não demorou nem 15minutos. Não tenham medo de fazer, basta ter um repouso e cuidados para não mexer no nariz. Boa Sorte!

    Reply
  95. Luciana

    Fiz rinoplastia há 4 anos. No começo ficou perfeito depois, inchou muito ficou com edemas e torto. Voltei no cirurgião e ele disse que por conta da fratura do desvio de séptico teve má cicatrização. Em fim, vou para a rinoplastia secundária para reparar a estética…

    Reply
  96. Jaqueline

    Gente, faz 50 dias que fiz a minha rino, minha preocupação está na respiração, ainda não consegui respirar normal e na última semana me atacou a renite, meu rosto inchou e mal consigo respirar, também tem um lado mais inchado que o outro é ainda está durmente, qria que alguém me tirasse a dúvida se é normal está falta de ar, estou com muito medo, é muito ruim não poder respirar direito estou na maior depre, fui no meu médico, mas ele diz que é normal e que é pra mim procurar o otorrino pra cuidar da senusite, ele é só cirurgião.tem alguém que passou por esta mesma situação.

    Reply
    1. claudia

      Jaqueline, se vc tem rinite alérgica, seu nariz vai entupir, é assim mesmo. Meu nariz também ficou dormente vários meses….já tenho um ano de operada, um lado está diferente do outro, mas só eu noto. Sempre temos um lado do rosto diferente do outro e achamos que uma plástica fará um milagre, o que não acontece.
      O que um bom cirurgião pode fazer é diminuir os defeitos que temos.
      Hoje quando aperto a ponta do meu nariz não sinto dor alguma apenas estranho, acho meio durinho . O nariz de minha sobrinha, quando tocado na ponta estala. E ficou maravilhoso, é o nariz mais lindo da
      família., ela também fez plástica. Se eu soubesse que o pós era tão tranquilo teria feito bem nova.
      Espero que o seu nariz fique bom logo, curta bastante, pois ter um nariz bonito é bom demais!!!
      Essa deprê é normal, se chama medo, vai passar, quando seu nariz desinchar.
      Abçs

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *