RECUPERAÇÃO E PÓS OPERATÓRIO DA RINOPLASTIA: sintomas e dúvidas

O pós-operatório da rinoplastia é algo que assusta muitas pessoas que querem melhorar o nariz. No post de hoje falaremos com detalhes sobre tudo o que pode acontecer durante os meses que sucedem a operação, para que você fique preparado para o que der e vier! Em primeiro lugar, vale destacar que a recuperação da rinoplastia não é igual para todos. Contudo, há algumas situações recorrentes das quais é bom você estar ciente.

SINTOMAS DA RINOPLASTIA

Primeiramente, vamos falar sobre os principais sintomas da Rinoplastia, aqueles comuns à maioria das pessoas e esperados após uma cirurgia feita com sucesso e sem complicações.

1 – Dor

inchaço e hematomas no rosto após rinoplastiaIndependentemente do método utilizado ou do tipo de cirurgia feita, é comum que, no pós-operatório da rinoplastia, o paciente sinta uma dor relativamente forte no local e também dor de cabeça, mas isso dura pouco tempo, cerca de um ou dois dias. Durante este ínterim, grande parte dos pacientes fazem uso de analgésicos narcóticos. Passado esse período, a dor fica mais amena e os pacientes trocam os remédios fortes por outros mais fracos, como paracetamol.

Caso o paciente sinta dores intensas e insuportáveis, há grandes chances de que ele esteja com uma infecção. Portanto, caso isso ocorra durante a recuperação da rinoplastia, procure seu médico o quanto antes.

2 – Tala, tampões e esparadrapo

quem faz rinoplastia tem que usar tala por quanto tempo?Como mencionado em nosso primeiro post sobre como é feita a rinoplastia, o pós-operatório da rinoplastia inclui o uso de uma tala por um período que varia de quatro a sete dias, aproximadamente, findo o qual ela é substituída por um curativo simples que deverá ser usado por cerca de sete dias. Tais artifícios são necessários para a imobilização e melhor acomodação da nova estrutura nasal.

Você sairá da cirurgia com um tampão de gaze em cada orifício nasal. Dependendo da cirurgia feita, o uso de tampões pode ser necessário por até três dias, mas na maioria dos casos eles são dispensados antes disso. Logo, não preciso nem mencionar que nos primeiros dias da rinoplastia pós-operatório você terá que respirar pela boca, certo?

3 – Sangramento após a rinoplastia

Não se assuste caso seu nariz sangrar. Isso é bastante comum na primeira semana de recuperação da rinoplastia e pode acontecer ocasionalmente após esse tempo. No entanto, caso o sangramento seja excessivo, consulte seu médico.

4 – Congestão nasal

É extremamente comum (e muito chato, por sinal) apresentar congestão nasal por algumas semanas após a rinoplastia. Isso é normal e fácil de ser entendido: o inchaço do nariz causa a obstrução das vias aéreas. A congestão é intensa nos primeiros dias e tende a ficar mais amena ao longo do fim da primeira semana.

Rinoplastia Recuperação - Nariz inchado

Paciente após 1 mês da rinoplastia, com o nariz muito inchado

5 – Respiração melhor ou pior

Mesmo com o congestionamento nasal provocado pelo edema do nariz, os pacientes que sofrem de problemas respiratórios poderão experimentar uma melhora na respiração no pós-operatório da rinoplastia. Para alguns essa sensação boa é imediata e para outros leva mais tempo para ser percebida.

Todavia, caso sua operação não tenha sido feita por motivos funcionais, ou seja, você sempre respirou bem, é provável que se incomode mais com a congestão nasal do pós-operatório da rinoplastia do que aqueles que tinham dificuldades respiratórias anteriores à cirurgia, até por não estar acostumado a este quadro.

6 – Insônia

Uma das consequências diretas da congestão nasal, da piora na qualidade da respiração e também no uso prolongado de tampões nasais, são noites mal dormidas (a não ser que você seja acostumado a respirar pela boca). Portanto, pode ser que você tenha que usar remédios para dormir nos primeiros dias da recuperação da rinoplastia – sempre com indicação médica!

Para melhorar esta situação, o paciente deve ficar longe de ambientes com ar seco e, além disso, usar um spray nasal salino no nariz diariamente (e quantas vezes achar necessário durante o dia). Mas atenção: só assopre o nariz com o consentimento do seu médico! Essa frase soa estranha fora do contexto, mas é que todo cuidado é pouco… Não dá para sair da sala de operação e assoar o nariz, pois há suturas que poderão ser desfeitas.

7 – Hematoma e inchaço após rinoplastia

Olhos inchados e roxos após a rinoplastia - o que fazer É normal apresentar inchaço e hematomas tanto na região do nariz, quanto na região das bochechas e dos olhos após a operação, principalmente se o médico provoca a  fratura os ossos nasais. Isso, contudo, varia de paciente para paciente. Alguns pacientes sequer apresentam hematomas e outros ficam com a região logo abaixo dos olhos bem inchada e escura.

Os hematomas costumam desaparecer após uma ou duas semanas. Para amenizar este quadro, o médico poderá receitar algum remédio ou planta medicinal, os quais, todavia, devem ser tomados apenas se prescritos… não tome nada por conta própria.

Mas afinal de contas, por que a região dos olhos incha e fica roxa após a rinoplastia? Isso ocorre porque durante a cirurgia é comum que o sangramento se espalhe sob a pele. Esse edema fica mais acentuado nos dois primeiros dias de pós-operatório da rinoplastia e no sétimo dia os hematomas normalmente já estão amarelados/marrons. Porém, em algumas pessoas essas bolsas nos olhos podem levar meses para sumirem completamente, conforme a predisposição genética de cada um.

recuperação da rinoplastia: rosto muito inchaço e com hematomas

A paciente das fotos ao lado apresentou acentuado edema na área dos olhos após a cirurgia feita com fratura provocada, ficando praticamente irreconhecível (se as fotos não estivessem juntas, você saberia que se trata da mesma pessoa?). No dia seguinte após o procedimento cirúrgico os hematomas começaram a surgir, embora fossem mais tímidos. Já no segundo dia o edema e a equimose atingiram o ápice e, a partir disso, começaram a regredir até ficarem como na foto à sua direita. A pergunta que não quer calar é: será que doeu? Veja você mesmo a declaração dada pela paciente:

Minha cirurgia foi feita há uma semana atrás! Foi indolor e eu simplesmente amei o resultado – mesmo após uma semana, a maior parte do hematoma sumiu e meu nariz está muito menor e definido, sendo que ele ainda deve estar inchado!

8 – Remoção da tala e dos pontos

Após cerca de uma semana à dez dias da cirurgia, eventuais pontos que restarem são removidos e o paciente é liberado do uso da tala. Passado esse período, você poderá lavar sua face delicadamente e, caso queira, usar um pouco de maquiagem para disfarçar as marcas da cirurgia ao sair de casa.

9 – Inchaço prolongado e dormência

Passadas duas ou três semanas da rinoplastia, você perceberá que o inchaço terá regredido bem, aproximadamente 70%. Os outros 30%, contudo, irão regredir aos poucos, ao longo de cerca de um ano. Além disso, você poderá notar um inchaço ao exercitar-se ou realizar tarefas que demandem esforço físico.

Nessas primeiras semanas após a cirurgia é normal que você se sinta meio “esquisito”, com pouca sensibilidade na região do nariz, com a sensação de que há algo errado nele e de que ele não lhe pertence, principalmente ao sorrir. Isso não é motivo para preocupar-se, pois é algo plenamente normal e esta dormência demora algumas semanas para ir embora.

Você também poderá sentir algumas pontadas e dores no nariz após certos movimentos e toques.

Nos dois primeiros dias do pós-operatório da rinoplastia, recomenda-se que se faça compressas de gelo nas regiões com edema descobertas (bochechas e área dos olhos).

quanto tempo dura o inchaço da rinoplastia - pós operatório

10 – Nariz escorrendo

Nos primeiros meses seguintes à cirurgia plástica no nariz, pode ser que seu nariz escorra com mais facilidade, principalmente quando estiver irritado, como em ambientes secos. A rinite e outras alergias podem piorar ou até mesmo melhorar, dependendo do paciente (é a mesma lógica da melhoria na qualidade da respiração: quem possuía desvio de septo que foi reparado na cirurgia, possivelmente notará uma melhora).

Vale ressaltar que este quadro é temporário, ou seja, você terá que aguentá-los por apenas alguns meses, que passam num piscar de olhos.

11 – Mau cheiro no nariz após rinoplastia

Nariz cheirando ruim - mal odor após rinoplastiaAlgo que muitos sites de rinoplastia e os próprios pacientes que fazem relato da recuperação da rinoplastia em blog não costumam mencionar é sobre um odor desagradável que pode ser exalado pelo nariz algum tempo depois da operação.

Se isso acontecer, não se preocupe, é algo normal que acontece com muitos pacientes. Mas por que isso acontece? Pois bem. A cavidade nasal possui um revestimento mucoso que atua propulsionando o muco (que é naturalmente produzido pelo organismo) até a garganta. Essa ação involuntária ocorre todos os dias e é indispensável para que as vias aéreas se mantenham limpas… afinal, nosso organismo produz cerca de 1 litro de muco por dia, bastante não?! Acontece que depois da rinoplastia o funcionamento do nariz demora entre 4 a 6 semanas para retornar à normalidade, e durante este período ocorre acumulação de muco, que é a origem do mal cheiro.

O pior disso tudo é que o mal cheiro pode  durar um mês ou mais e é algo extremamente desagradável pois, por se localizar no próprio nariz, não há como evitar senti-lo… E para piorar, não é apenas cheiro, mas gosto também, devido à interligação entre as vias dos sistemas respiratório e digestivo.

Para tentar evitar ao máximo este quadro ou acabar com o problema, você deve limpar o nariz diariamente com um spray salino.

Mas atenção: caso isso aconteça com você, a primeira coisa que deve fazer é procurar seu médico o quanto antes possível. Apesar de ser normal o surgimento de um mal odor após a cirurgia, isso também pode ser sinal de uma infecção. Portanto, se seu nariz está cheirando mal, não se desespere, apenas marque uma consulta com seu cirurgião e espere pelo diagnóstico.

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE RINOPLASTIA – PÓS OPERATÓRIO

Agora vamos responder algumas das principais dúvidas que os pacientes tem sobre a rinoplastia – recuperação. Lembramos que as respostas aqui dadas tem caráter tão-somente informativo e não substituem as orientações prestadas por médicos.

1 – Massagem no nariz ajuda a desinchar?

Talvez você tenha lido em algum lugar relato de alguém que tenha feito massagens no nariz durante a recuperação da rinoplastia como forma de amenizar o inchaço. A eficácia desta tática encontra divergência entre os especialistas. Alguns médicos sugerem aos pacientes que façam uma massagem leve a partir do primeiro mês após a cirurgia, já outros condenam intensamente a prática, alegando que isso não contribui em nada e ainda pode atrapalhar no processo de cicatrização do nariz.

Ao fazer a rinoplastia, você deve ter em mente que suas “novas” estruturas nasais são delicadas e merecem cuidado. Então, antes de decidir tentar a sorte e começar a massagear seu nariz como se não houvesse amanhã, consulte seu médico. Só ele poderá dizer se isso pode ser feito ou não.

2 – Em quanto tempo posso voltar a TRABALHAR depois da rinoplastia?

Após cerca de três dias ou menos provavelmente você estará se sentindo bem o suficiente para as atividades do dia-a-dia. Contudo, a maior parte das pessoas que passam por uma rinoplastia tiram pelo menos uma semana de folga, pois normalmente é o tempo que leva até a retirada da tala e dos pontos. Mas, isso não significa que você não possa ir trabalhar com a tala, caso queira e esteja se sentindo bem.

É possível afirmar que depois de uma ou duas semanas o paciente já estará com uma aparência boa o suficiente para sair pela rua sem atrair olhares curiosos.

Como é a recuperação da rinoplastia?

Paciente no 4º dia após o procedimento cirúrgico

3 – Em quanto tempo depois da rinoplastia posso praticar EXERCÍCIOS FÍSICOS e academia?

Os médicos costumam liberar os pacientes para a prática de exercícios físicos após no mínimo duas a três semanas da rinoplastia, desde que com baixa intensidade. Isso se deve ao fato de que esforços físicos causam o aumento da pressão arterial que, por sua vez, poderá aumentar o inchaço e causar sangramento nasal.

Durante esse tempo de recuperação da rinoplastia, provavelmente o médico lhe dirá para fazer caminhadas leves.

4 – Em quanto tempo se pode TOMAR SOL depois da rinoplastia?

Nos primeiros meses da rinoplastia pós operatório, a pele de seu nariz apresentará maior sensibilidade e isso inclui uma maior propensão à manchas e descamação ao expor-se aos raios solares. Em razão disso, você não poderá tomar sol direto no nariz por três meses.

Note que estamos falando da incidência de raios solares diretamente na região operada, isto é, você não terá que viver num casulo por três meses, mas apenas proteger-se bem com chapéus e protetor solar e não sair nos horários com maior incidência de radiação solar.

Qualquer dúvida sobre esta questão poderá ser melhor solucionada por seu médico.

Dá pra tomar sol depois da rinoplastia - pós operatório

Adquira um sombreiro para andar pelas ruas após sua rinoplastia

5 – Em quanto tempo após a rinoplastia posso USAR ÓCULOS?

Há restrição quanto ao uso de óculos durante a recuperação da rinoplastia pelo fato de que um peso constante no dorso nasal poderia causar uma leve deformação no local ainda não recuperado totalmente. Via de regra, o paciente pode voltar a usar óculos após um mês da cirurgia plástica, em média.

6 – Posso encostar em meu nariz?

Não precisa ser tão bitolado quanto a isso. Seu nariz é delicado sim, mas não é qualquer toque que o “desmontará”, portanto, fique tranquilo. Apenas siga as instruções do médico e alerte-o de qualquer sinal estranho que eventualmente surgir no pós-operatório da rinoplastia.

7 – Afinal, a recuperação da rinoplastia é suportável?

como é a recuperação e pós-operatório da rinoplastia? Como dito no início do post, cada recuperação da rinoplastia é diferente. Tudo que citamos até agora são apenas alguns pontos em comum entre a maioria dos pacientes, mas isso não significa que você apresente todos ou somente estes sintomas. Logo, o melhor a se fazer é ouvir a opinião de várias pessoas… Converse com outros pacientes e procure por mais de um blog de rinoplastia para obter informações.

Além disso, é importante frisar que os períodos de duração das situações descritas neste post levam em consideração apenas a rinoplastia sem retoques. Caso o paciente venha a fazer retoques, os sintomas, obviamente, perdurarão por mais tempo e a recuperação da rinoplastia será mais chatinha e demorada.

Agora, o que realmente importa, no fim das contas, é saber se o pós-operatório da rinoplastia é suportável ou não. Afinal, todos nós sabemos que se trata de uma cirurgia e, como tal, não daria para esperar só alegria e total bem-estar. Quem vai atrás de um procedimento cirúrgico como este está disposto a sacrificar um pouco de sua comodidade (e de seu dinheiro) em prol de algo maior: um novo rosto e/ou uma maior qualidade de vida.

Pois fique sabendo que, apesar dos pacientes não afirmarem que a recuperação da rinoplastia é uma delícia, eles sempre dizem que é suportável e que valeu a pena (quando bem sucedida, logicamente). Portanto, tenha em mente que este é um caminho necessário e praticamente insignificante para atingir seu objetivo.

NÃO DEIXE DE COMPARTILHAR! :DShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someonePin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponShare on LinkedIn

51 thoughts on “RECUPERAÇÃO E PÓS OPERATÓRIO DA RINOPLASTIA: sintomas e dúvidas

  1. Daniella

    Gostei muito das dicas deste site! Estou no 4o dia após a operação e as descrições aqui sao bem coerentes, no meu caso o pós operatório esta bem tranquilo, o incomodo maior é realmente par dormir de barriga e rosto para cima. De resto estou tirando de letra!

    1. Eva Lobato Autor do Post

      Muito obrigada pelo comentário Daniella!
      Que bom que está tudo indo bem. :)

  2. Rosana

    Gostei muito!fiz uma rinoplastia há um ano e há um mês fiz o retoque, gostei do resultado só que senti muita dor no retoque e os pontos ainda não cairão

  3. Karoline

    Olá! Pretendo fazer rinoplastia para fins estéticos, entretanto, tenho rinite e sinusite e meu nariz está constantemente congestionado. É provável que, após eu relatar isso ao otorrino cirurgião, ele me peça exames e me recomende uma cirurgia estética e também funcional?

    Outra dúvida, o medico com quem eu pretendo realizar a cirurgia atende de segunda-feira e fica muito distante e difícil de chegar. Para não atrapalhar meu serviço (é complicado eu faltar), será q eu posso passar com outro otorrino e pedir pra ele me encaminhar para realizar todos os exames necessários para a rinoplastia, só pra eu economizar uma consulta q possa atrapalhar meu dia de trabalho?

    Ultima dúvida! Se por acaso meu nariz ficar torto ou não tiver uma melhora significativa e eu precisar de retoque por não estar satisfeita, o cirurgião cobrará novamente?

    Muito obrigada e parabéns pelo seu excelente trabalho!

    1. Eva Lobato Autor do Post

      Boa tarde, Karoline. Obrigada pela visita!

      Quanto à primeira pergunta: Sim, é provável que ocorra exatamente isso.

      Quanto aos retoques, normalmente funciona assim: você só paga as despesas do hospital e da anestesia, ou seja, o médico não cobrará honorários. É estipulado um período para retoques, que normalmente vai até 1 ano após a cirurgia. Converse sobre isso com seu médico para saber mais detalhes.

      Por último, em relação à consulta com outro otorrino, você até pode fazer isso, mas pode ser que o cirurgião peça exames a mais. Cada médico trabalha de uma forma.

  4. Rita

    Olá! Estou começando a pesquisar sobre rinoplastia e implante de silicone das mamas. Encontrei blogs dizendo que o otorrino é a melhor indicação para se fazer rino, devido ao seu conhecimento da parte funcional, e não apenas estético. Porém, como quero colocar silicone tudo junto, o custo de dois cirurgiões seria muito maior que apenas um que fizesse tudo. Gostaria de opiniões e indicações de bons cirurgiões plásticos que resolvesse ambas as coisas em apenas um dia de cirurgia (se possível, gostaria de ver fotos de antes e depois). Muito obrigada!!! Beijos

    1. edna

      Fiz a cirurgia de redução de mama e colocação de prótese de silicone, a doía anos atrás e a 35 dias fiz uma ri tido plastia. E agora no próximo dia 24 do 9 vou realizar uma cirurgia de rinoplastia tudo os procedimentos com o mesmo médico. Gostei muito do resultado.

  5. suzane

    gostaria de tirar uma duvida. Desdo dia que fiz a rinoplastia com desvio de septo tirei os pontos e fiquei com uma pequena abertura do lado esquerdo do nariz isso é normal?

    grata .

  6. patricia

    Oi pessoal,fiz a rino e a septo,foi bem tranquilo, Anestesia assistida .Bem uns 10 dias antes da cirurgia o médico mandou tomar arnica q é um anti-flamatório natural,e que era para continuar depois pq iria ajudar com os hematomas tbm.É muito desconfortável, mas pra quem já estava acostumada a respirar só pela boca ate q foi tranquilo,estou no 6 dia pós-cirurgia, já consigo respirar pelas 2 narinas mesmo com um pouco de secreção, o rosto esta um pouco inchado e amarelado,no geral valeu a pena!

    1. Eva Lobato Autor do Post

      Obrigada pelo seu relato Patricia!
      Que bom que ocorreu tudo bem!

  7. CRISTINA

    Achei boas as dicas. Fiz há uma semana e não tive nenhuma dor e fiquei com muito pouco hematoma.

  8. Gabriela Prado

    Nossa, que horror! Eu por curiosidade entrei aqui, operei meu nariz quando eu tinha 16 anos, há 8 anos atrás, tinha aquele osso horrível. Não fiquei NEM UM POUCO parecida com ninguém da foto, não tive nem um pouco de inchaço, não fiquei nem um pouco roxa em nenhum lugar, não tive absolutamente dor NENHUMA, nem de cabeça, nem no local, nem insônia, nem nada… estou abismada com essas fotos! E aliás, saí da cirurgia apenas com uma ‘massinha’ laranja em cima do nariz, nada mais que isso… Por isso a escolha do médico faz toda diferença. Esse site deve estar apavorando as pessoas que vão operar!
    Eu sou de SP, operei com o Dr. Deodato Ferreira Leite, não tive problema algum em nenhum momento, e aliás, vou por silicone com ele amanhã. Quem tiver interesse em cirurgia plástica vale a pena procurar o site dele no Google, já umas 4 amigas minhas operaram diversas coisas com ele, e é sempre o mesmo resultado, recuperação maravilhosa, e resultado lindo!
    Bjs e boa sorte pra quem for fazer

    1. Eva Lobato Autor do Post

      Olá Gabriela.

      Não estamos querendo apavorar ninguém, muito pelo contrário. Na verdade, estamos apenas mostrando os possíveis incômodos do pós-cirurgia, tomando por base o que normalmente ocorre com os pacientes, como você mesma pode concluir lendo os comentários acima.

      Não é apenas a mão do médico que determina o quão dolorosa ou sofrida será a recuperação, mas também o tipo de cirurgia. Em alguns casos o procedimento é muito rápido e simples e, consequentemente, o pós é mais tranquilo. Além disso, há muitos casos de pacientes que optaram pelo cirurgião com base no sucesso de outros pacientes e não tiveram o mesmo resultado, nem a mesma recuperação.

      Reforço que cada caso é um caso.

    2. Renata

      Oi Gabriela, por favor me fale como foi o resultado do silicone?! Como foi seu pós operatório? E a rinoplastia foi tranquila? Eu peguei o contato desse médico espero que dê certo.
      Obrigada!

  9. Catarina

    Olá! Fiz rinoseptoplastia + turbinectomia há 4 dias e até agora nada doloroso! É so mesmo incómodo. Daqui a 3 dias vou retirar as talas e o tamponamento que no meu caso são de silicone e deixam o ar entrar pelo nariz. Nao tive dores uma unica vez! Fiquei so com um ligeiro hematoma nos olhos mas mal se nota. Claro que depende de cada pessoa, mas achei que fosse pior! :)

  10. sany

    Olá fiz minha rinoplastia há exatamente 11 dias, não tive nenhum hematoma, nem dor, apenas na 1ª noite não dormi bem por não conseguir respirar direito, ou seja um pós operatório excelente, que até me assusta, as vezes tenho a impressão que se quer passei por uma cirurgia. Já estou conseguindo ver os resultados, e estou bem contente, no entanto ainda estou muito insegura em relação aos “buraquinhos” do nariz, eles estão um tanto desiguais (estavam mais desiguais nos primeiros dias), meu médico me garantiu que é por conta do inchaço e que eles irão ficar iguais, ele olha e diz convicto que meu nariz vai ficar perfeito e se quer vai precisar de retoques… Mas mesmo com toda essa segurança dele eu ainda estou ansiosa. A pergunta que não quer calar é: Isso é mesmo normal, será mesmo por conta do inchaço???

    1. Brenda

      Ola,gostaria de saber se os “burraquinhos” ficaram iguais?? Pois eu estou com a mesma duvida,tirei as talas ontem…

  11. iara Araújo

    Olá
    Meu nome er iara tenho 18 anos nasci com fissura labial no entanto ainda hoje faço tratamento, tratamento odontológico td mes,fiz uma cirurgia plástica uma rinoplatia, ja tou com entrando na quarta semana ou seja vou completa um mes de cirurgia q eu fiz,O meu nariz tem partes baixas e outras altas ainda na ponta do meu nariz tah fundo a outra tah alta e grosso a minha pele dai então tou com medo de ficar esse furoo ou sejaa fundinho?? Er so partes ja desinchada e vai ficar normal kando desinchar todinho???por favor me ajudaa er difícil demaisl ter q passar por isso er mt ruium… choro kase td dia….

  12. Caroline

    Boa tarde.
    Estou fazendo os exames para realizar a septoplastia e a rinoplastia. ..
    Quanto tempo após realizar os exames demora para realizar a cirurgia ?

  13. Kary

    Olá, fiz uma rinplastia tem uma 5 dias e não senti dor nenhuma também, o ruim é o incomodo de ficar respirando pela boca e a dificuldade na hora de dormir (pra mim a pior parte) mas daqui a 2 dias tiro as talas e acho que tudo ficará melhor .. rsrs mas valeu super a pena, ja vejo bastante diferença e sei que ainda vai desinchar muito. To com alguns roxos tbm de baixo do olho mas isso é absolutamente normal e vai saindo com o tempo.. enfim, cirurgia com um pós operatorio tranquilo! recomendo. bjss

  14. fernanda

    Oi
    Fiz uma cirurgia de rinoplastia há três meses e meu nariz continua muito inchado, será que ainda vai levar muito tempo para desenchar, pois bati o nariz quanto eu tinha uma semana de cirurgia, será que pode ter relação com o inchaço de agora? Vivo batendo ele a todo momento, quanto mais eu cuido, mais eu bato.

  15. Lívia

    Fiz minha rinoplastia+desvio de septo a cerca de 8 meses. Escolhi um médico otorrino especializado em cirurgia plástica. Infelizmente o plano de saúde não arcou porque incluiu procedimentos estéticos.
    Não fiquei roxa como nas fotos, apesar de ter fraturado muito os ossos e praticamente ter moldado meu nariz novamente. Fui orientada pelo médico um mês antes da cirurgia a tomar comprimidos manipulados de arnica. Não sei se com certeza foram eles que não me deixaram ficar tão roxa. Mas li muito na internet que ajuda sim.
    Infelizmente, meu nariz não ficou com um resultado muito bom então o médico decidiu operá-lo novamente. Dessa vez apenas para afinar mais. Realmente conheço pessoas que ficaram muito roxas e com muitos hematomas. Mas não é uma regra. Depende muito dos procedimentos e grau da cirurgia. Muito legal a matéria. Mas NÃO TENTE ESPERAR O RESULTADO DE UMA RINOPLASTIA EM APENAS 3 MESES. Neste tempo (ainda mais se o clima estiver muito quente) o nariz ainda está muito inchado e se “ajeitando”. O erro das pessoas que vejo nos blogs é achar que após um mês o seu nariz está pronto! Rinoplastia exige paciência. Espero ter ajudado.

  16. Lizandra Azevedo

    Muito bom o post! Minha recuperação foi tranquila. Fiz minha rinoplastia na Master Health, em SP, e eles são excelentes! Me deram todas as orientações para que tudo corresse bem.

  17. Kricya

    Fiz a cirurgia hà cinco dias e apesar dos hematomas, congestão nasal, incomodo ao dormir, não doeu nada… Impressionante ( exceto quando tirei os tampões que o médico puxava e as lágrimas desciam.

    1. Ike Santiago

      Pode ter certeza que esta é a pior parte: a retirada dos tampões. Estou com 39 dias de cirurgia e as piores fases foram insônia nos primeiros dias; retirada dos tampões; bem como, a retirada de crostas que se formam no nariz, que o obstruem e causam mau odor. Esse procedimento é sofrível, dói bastante.

  18. Verônica

    Bom dia! Gostei muito do site.. Tirei várias dúvidas com a leitura. Quero muito fazer a rinoplastia, mas não conheço ninguém que tenha feito, sou de salvador e gostaria de indicação de algum médico.

  19. Sandra

    Oi. Amei o post, super informativo. Alguém mencionou sobre tampões de siliicone com orifícios, que permitem a passagem de ar. Gostaria de saber se é possível respirar pelo nariz logo após a cirurgia com esses tampões, ou fica impossível em razão de estar inchado? Sou viciada em neosoro e tenho medo de entrar em pânico por ter que respirar pela boca por mais de um dia. Grata

  20. joel

    Fiz a Rinoplastia e desvio de septo estou no terceiro dia não senti dor,um pouco congestionado, pouco hematomas,estou me sentido melhor cada dia,gostei do site tirei muitas duvidas

  21. Cesar

    Não caiam nessa balela que cirurgião conta de que daqui tantos meses vai desinchar e que ainda tem tanto pra desinchar, eles dizem isso só pra enrolar e dar tempo de você se acostumar a ponto de não perceber mais mudanças. Se com 1 2 meses já não estiver legal pode ter certeza que com 3 4 não estará tão diferente assim, va se acostumando com seu batatão aí e pare de se iludir, eles dão essa margem pra ganhar tempo. Se tu chegar reclamando apos 3 meses vao dizer que só desincha em 6 meses, se passar 6 meses e tiver a mesma coisa vão dizer que é só depois de 1 ano, e assim vai até vc se acostumar e não reclamar mais. Rinoplastia é a maior enganação do planeta, se não ficou bom na hora amigas(os) podem deitar e chorar mais.

  22. rodrigo

    Olá. vou ter que fazer uma rinoplastia , e tenho uma viagem marcada para uma semana depois. Posso viajar normal?

  23. ELIANE

    Olá pessoal vou fazer uma rino reconstrutora aberta,não tenho medo da cirurgia mas sim do pós do tampão mas quero muito fazer,e estou adiando a cirurgia por isso ai meu Deus rsrs

  24. Marina

    Muito bom seu artigo. Mas, se puder corrigir o plural de chapéu, ficará bem melhor. Chapéu – plural: chapéus

  25. Elizandra

    Fiz a cirurgia e estou no 5o dia, em momento algum senti dor, meus olhos, por eu ter renite e olheiras…ficaram inchados e escuros à partir do segundo dia. Agora já estão quase que totalmente desinchados e clareando, creio que até completar uma semana, estarão bons! Tirei meus pontos no 4o dia, e ja está bem cicatrizado. Respiro pela boca pra não esforçar o nariz, mas ja solto o ar por ele…tirarei a tala no 7o dia, e ja noto a diferença no novo nariz, mesmo que só enchergando a pontinha. Enfim…estou super satisfeita, e aconcelho; se por estética e ou correção interna…é uma cirurgia muito suave! Li as dicas do site, e até agora meu pós operatório esta confirmando quase tudo! Abraços

  26. Naira

    Olá! Adorei o post. Muito bem específico, detalhado e esclarecedor. Formo em dezembro e pretendo fazer esta cirurgia até o fim de 2015. Eu queria expor uma dúvida, pois reparei que em algumas pessoas que fazem este procedimento, apresentam um certo “aspecto”, por assim dizer, de que o nariz foi operado. É como se as marcas ficassem mais expostas. Pelo que observei, essas marcas ficam bem evidentes em até um ano após o a cirurgia, mas depois se amenizam e fica bem mais natural. É isso mesmo?

    Abraços!

  27. Juliana Hilária dos Santos

    Realizei minha operação no último dia 18/07, não doeu nada, só ficou muito inchado e próximo aos olhos roxo… Mas com o passar dos dias , deu tudo certo, já estou trabalhando .

  28. terezinha maria de jesus Bueno

    Fiz cirurgia de rinoplastia. faz 22 dias estou me recuperando rápido adorei a explicação, sobre pós operátorio, sensacional!!!! obrigadan pelo esclarecimentos

  29. carlos

    ola boa noite,
    fiz uma rino a um mês e meio com um otorrino e estou em dúvidas quanto a um procedimento que esta sendo feito no pós, gostaria muito de uma ajuda a respeito.Meu nariz era bem torto e após a rino nao alterou muito a simetria, porém fiquei 6 dias com a tala e desde que tirei o médico força o nariz para o lado e manda eu fazer o maior numero de vezes ao dia com intenção de deixa-lo mais reto.Estou com medo pois nunca vi alguem fazer isso após uma rino.Gostaria de saber se isso pode prejudicar e acabar deixando-o mais torto?
    obrigado.

  30. Samara

    olá, fiz a rinoplastia e septoplastia há 1 ano, resultado não foi exatamente o q eu esperava, mas melhorou bastante, as narinas ficaram desiguais, então me submeti a um reparo há 1 semana e realmente o inchaço e o roxo nos olhos foram exorbitantes nos 2 procedimentos, fora isso a recuperação foi e está sendo tranquila, sem dores.

  31. Maria

    Oi
    Quanto tempo de cirurgia mais ou menos levaria a combinação de rinoplastia aberta com aumento de cartilagem e lipoaspiração,
    O que é mais seguro fazer uma de cada vez?ou combinar as duas? se for uma de cada vez depois de quanto tempo poderia fazer o segundo procedimento?
    Obrigada.

  32. Claudia

    Muito boa a matéria. Estou no meu 12º dia após a rinoplastia e aqui encontrei informações mais esclarecedoras que na própria clínica que fiz o procedimento. Muito bom mesmo! :)

  33. Brenda

    Ola,estou com uma duvida. Semana passada fiz a cirurgia,ontem fui ao medico e tirei o gesso,meu nariz esta um pouco inchado ainda e as bordas do nariz uma esta maior que a outra. Gostaria de saber se faz parte do inchaço ou ira fica para sempre assim de tamanhos diferentes? Obrigada pela atençao,espero uma resposta.. :)

  34. Annelize

    ADOREEEEEEI este blog!!!
    Sempre fui louca para fazer essa cirurgia, mas só agora tive tempo e coragem!
    Estou pesquisando médicos cirurgiões cujo sejam bem reconhecidos, pois tenho medo de não dar certo.
    Moro no litoral paulista na cidade Guarujá, gostaria de saber se vcs indicariam algum medico por aqui que atendem pelos convênios???

    Confesso que olhando as fotos fiquei com medo, mas uma colega já fez e o resultado foi maravilhoso.

    Se puderem me indicar algum cirurgião ficaria grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *