RINOPLASTIA FECHADA OU RINOPLASTIA ABERTA?

Muitos pacientes questionam qual é a melhor técnica para operar o nariz, se é a rinoplastia fechada ou a rinoplastia aberta e quais as indicações para cada uma. Para responder isso é preciso saber como cada uma funciona, e é o que vamos explicar ao longo do post de hoje!
Entretanto, é bom que você saiba desde já que esta questão é ainda polêmica e encontra opiniões divergentes entre cirurgiões plásticos renomados.

Rinoplastia Fechada

No século anterior, quando esta cirurgia plástica popularizou-se pelo mundo, a técnica utilizada era a fechada. O médico realizava a cirurgia às cegas, através de um túnel formado até a região do nariz a ser alterada. As incisões ficavam todas dentro do nariz. Esta é a chamada rinoplastia fechada.


Hoje em dia, o procedimento fechado não é exatamente o mesmo, mas pouco mudou. A título de ilustração, podemos fazer a seguinte analogia para explicar o funcionamento desta técnica cirúrgica de maneira simplista: é como se um escultor pegasse um bloco de vidro coberto por uma manta e assim, deste jeito, tentasse esculpir uma estátua, sem retirar a manta.

rinoplastia fechada ou aberta qual é a melhor

Este método apresenta duas variações: a clássica, em que o médico realiza a rinoplastia sem nenhum campo de visão; e a parcial, em que são feitas algumas incisões a mais no interior do nariz, trazendo as cartilagens da ponta nasal para fora das narinas, de modo a deixá-las expostas, possibilitando a visualização parcial das alterações que estão sendo feitas. O ponto negativo desta segunda versão da técnica da rinoplastia fechada é que a capacidade de visualização experimentada pelo cirurgião não garante a percepção fiel da anatomia nasal, o que pode ser um problema em modificações que requerem precisão.

Vantagens

Entre as vantagens da rinoplastia fechada, a maior de todas está no fato de que não há incisões externas: elas são feitas todas no interior do nariz. Isso quer dizer que a cirurgia não resulta em cicatrizes visíveis.

Outra vantagem citada por alguns médicos é a de que, através da rinoplastia fechada, é possível ter uma noção melhor de como o nariz ficará no final, pois ele é visto por fora durante o procedimento.

Por fim, alega-se que esta abordagem garante um menor inchaço no pós-operatório. Assim, para os especialistas que defendem esta técnica, a recuperação da rinoplastia fechada é melhor.


Desvantagens

Entre os pontos negativos desta tática anciã, o mais relevante, como você já deve saber, é a limitação que o cirurgião tem em razão da pouca visibilidade da estrutura nasal. Em razão disso, esta técnica requer maior habilidade por parte do profissional, principalmente em se tratando de cirurgias com grau de complexidade elevado e com várias alterações a serem feitas.

Rinoplastia Fechada Antes e Depois

Chegou a hora de sairmos da teoria e irmos para a prática, visualizando algumas fotos de resultados da rinoplastia fechada.
Obs: Não é coincidência o fato de a maioria dos pacientes submetidos a esta técnica tenham tido passado apenas por pequenas correções, como a da giba óssea. De fato, é de preferência de grande parte dos médicos optar por esta abordagem para procedimentos mais simples.

rinoplastia fechada - fotos e vantagens

Correção da giba óssea e redução da columela

Fotos antes e depois da rinoplastia fechada

Esta cirurgia plástica no nariz foi feita apenas para corrigir a giba

Resultados antes e depois da rinoplastia fechada

Rinoplastia Aberta

Como dito, nos primórdios da cirurgia plástica no nariz, a técnica usada era a fechada. Até que, em 1921, o cirurgião e pesquisador Rethi teve a incrível ideia de fazer uma incisão na columela (está lembrado dela?) e, assim, descolar toda a tampa do nariz, abrindo o campo de visão para a cirurgia. Isso é o que se conhece por rinoplastia aberta.

E, como todos sabem, se há novidade, há oposição… Não foi diferente com a rinoplastia aberta: muitos especialistas mostraram-se resistentes ao novo método.  A princípio, essa abordagem era admitida em casos mais complexos ou em rinoplastia revisional. Num segundo momento, passou-se a aceitá-la em casos que requeriam intensa alteração na ponta do nariz. Até que, com o tempo, a tática foi ganhando popularidade dentro da comunidade de cirurgiões plásticos, passando a ser vista como um procedimento adequado para qualquer caso, seja complexo ou não.

Rinoplastia aberta vantagens e fotos

Na rinoplastia aberta, é feito um corte na pele da columela. A columela é, então, descolada da cartilagem. Em seguida, é utilizado um gancho para levantar a pele do nariz. A segunda figura mostra a aplicação de uma injeção de solução vasoconstritora no dorso nasal.

Vantagens

Entre as vantagens da rinoplastia aberta está, em primeiro lugar, obviamente, a ampliação do campo de visão do cirurgião, o que possibilita que a operação seja feita o mais precisa possível, com a detecção dos exatos pontos a serem corrigidos, de forma milimétrica. Além disso, é um método vantajoso no que diz respeito ao posicionamento preciso de suturas.

A consequência direta disso  é um resultado mais consistente e previsível.

Desvantagens

E quais seriam as desvantagens da rinoplastia aberta?

Em primeiro lugar, temos o fato deste método resultar em uma cicatriz externa fruto da incisão que é necessariamente feita na columela. Isso, contudo, apesar de parecer ser um enorme problema, na realidade não o é. A incisão feita por um bom profissional não deixa cicatriz perceptível na maioria das pessoas.

Vantagens rinoplastia aberta e fecjada

Locais onde são feitas as incisões na Rinoplastia Fechada e Aberta

Além da cicatriz, outra crítica comum é a de que este método causa um edema (inchaço) mais prolongado, tornando o pós-operatório mais “chatinho” e fazendo com que o resultado final demore mais a aparecer.


Porém, esta afirmação deve ser considerada com cautela, pois a diferença é pouco significativa: na análise de 82 casos feita por Lintz, verificou-se que 6% dos pacientes submetidos a rinoplastia fechada apresentaram inchaço após o período de três meses da operação, enquanto que, dentre os pacientes que passaram pela técnica aberta, a porcentagem foi de 7,2%, perfazendo, portanto, uma diferença de apenas 1,2%.

Rinoplastia Aberta Antes e Depois

Vejamos quatro fotos de resultados da rinoplastia aberta, para que você tenha uma noção do que esperar.

Resultados da rinoplastia aberta

Além de reduzir a giba, foi feito um enxerto cartilaginoso para abaixar a ponta do nariz

Fotos rinoplastia aberta

Rinoplastia para melhorar o dorso e a ponta do nariz

Rinoplastia aberta antes e depois

Esta paciente teve a giba corrigida e a ponta nasal elevada

Fotos de nariz rinoplastia aberta

Correção de desvio de septo, redução e rotação da ponta do nariz

Afinal, qual é a melhor? Rinoplastia fechada ou aberta?

Pra responder esta questão, mencionaremos mais uma vez o estudo citado acima, que mostrou um resultado impressionante no tocante ao índice de satisfação dos pacientes:

Entre os operados pelo método aberto, cerca de 85% disseram-se altamente satisfeitos, enquanto que no grupo submetido à técnica fechada o percentual aproximado foi de 72%. Ou seja, a rinoplastia aberta apresentou 13% a mais de alta satisfação do que a fechada, sob o ponto de vista dos pacientes.

Rinoplastia aberta e fechada - diferença

Ainda mais relevante foi a diferença verificada quanto à proporção de pacientes que realizaram uma rinoplastia secundária depois das operações analisadas: apenas cerca de 6% dos pacientes que fizeram rinoplastia aberta reoperaram, enquanto que esse índice foi de aproximadamente 18% no grupo dos que passaram pela rinoplastia fechada.

Com base nisso e em todas as demais considerações feitas,  tendo como prioridade a obtenção de resultados o mais satisfatórios possíveis, podemos afirmar que a rinoplastia aberta é melhor que a rinoplastia fechada na maioria dos casos. Faço essa ressalva por dois principais motivos:

Rinoplastia fechada e aberta - vantagens e indicações

1 – Em casos mais simples, a abordagem fechada pode ser mais adequada, por poder proporcionar o mesmo resultado de forma menos agressiva. Um exemplo disso é quando o único problema estético apresentado pelo paciente é a giba óssea – dependendo do caso, ela pode ser apenas lixada, o que é algo que não requer a abertura do nariz.

2 – Em tese, bons cirurgiões plásticos deveriam ser ótimos em ambas as técnicas. Mas, a situação que mais se verifica na área é a seguinte: cada especialista tem mais afinidade com uma das técnicas, aquela para a qual foi mais treinado. Assim, pode ser que a qualidade de uma rinoplastia fechada supere a de uma aberta feita pelo mesmo profissional, caso este esteja habituado e seja extremamente habilidoso com tal abordagem.

A sugestão que nós damos é: caso tenha condição financeira suficiente, procure pelos melhores cirurgiões plásticos da área para fazer sua operação, independentemente do método por eles usado. Por outro lado, caso queira uma cirurgia em conta e não tenha muitas opções, dê preferência para os médicos adeptos da rinoplastia aberta.

Durante a consulta, converse com o médico e não deixe de pedir explicações sobre tudo: pergunte-lhe sobre a técnica que será utilizada, questione o fato de ele optar por uma técnica em detrimento da outra e peça para que ele lhe explique a cirurgia detalhadamente. Você, como paciente, tem o direito de saber em detalhes o que será feito em sua face. Investigue o histórico do cirurgião, pesquise, procure por fotos de pacientes e consulte outros profissionais antes de tomar sua decisão.

Caso ainda tenha dúvidas sobre esta cirurgia plástica, dê uma olhada em nossos tópicos iniciais:
Tipos de Rinoplastia
Preço, exames, e cuidados pré-operatórios

26 thoughts on “RINOPLASTIA FECHADA OU RINOPLASTIA ABERTA?

  1. Charles Ferreira Lopes

    Muito proveitosas essas declarações.
    Gostei!

    Reply
  2. tais

    oi , meu nome é Tais , eu queria saber o valor exatamente do cirurgia incluindo hospital e consulta! meu nariz é o famozo , chato ou seja bem aberto mesmo rsrsrd qual seria o valor?

    Reply
  3. Lailah

    Olá! Muito bom o site.
    Gostaria de ter informações sobre nariz “negroide” , como é feito o procedimento, quais seriam os valores estimados e se vc teria “antes e depois” (em fotos).
    Desde á agradecida.

    Reply
    1. Bruna

      O meu nariz é mestiço, mas pensava, até a cirurgia, que ele fosse tipo negróide. Minha cirurgia foi fechada e ficou lindo, estou amando, me amando mais…

      Reply
  4. Carol Sena

    Passei a vida toda sofrendo bullyng por conta desse nariz, eu não sabia como era feita a cirurgia mas agora ficou bem esclarecido. Tenho tendência pra ter quelóide e por isso não posso fazer cirurgias, mas observando esse método fechado fiquei mais aliviada e com esperança.
    Tudo em mim vira quelóide, desde uma simples espinha até a minha cesariana que acabou virando um monstro.. Já fiz 2 plasticas nela e estou cuidando pra ela não voltar a ser um monstro..
    O único problema é que na minha região só existem 2 cirurgiões plásticos e é quase 2 anos de espera por uma consulta. Porém ambos cirurgiões são execelentes e vem pessoas do estado inteiro pra operar com eles.. Mas vou procurar de imediato uma otorrinolaringologista pra ver se tem a possibilidade dela fazer.

    Reply
  5. yasmin

    oi,no caso do nariz um pouco torto e com a ponta quadrada,qual é o melhor jeito para opera.

    Reply
  6. Bruna

    Fiz minha cirurgia fechada há 1 semana, o meu cirurgião trocou a tala do meu nariz e aproveitei para ver como ficou, e adorei o resultado, não sei se poderia ficar melhor.

    Reply
  7. Vanessa Souza

    Esclarecimentos ótimos e proveitosos, com linguagem simples e objetivas, parabéns! E obrigado por tirar minhas dúvidas. .

    Reply
  8. lucileide

    Ótimo,linguagem clara,esclareceu minhas dúvidas.Faltou apenas uma foto de um nariz negróide pós cirurgia. Estou obcecada para fazer,é meu sonho de consumo!

    Reply
  9. Priscila

    Tem alguma forma de ver a reputação do cirurgião e do anestesista, além do boca a boca ??

    Reply
  10. LELA MARA

    gostaria de saber em caso do nariz chato que incomoda e serve de piadas pricipalmente em fotos.NÃO TIRO FOTOS ESCONDO ,SERÁ QUE EU COSIGOA A CORREÇÃOSEM PAGAR.

    Reply
  11. andy

    alguem pode me responder o que fazer com nicroze quasada na cerurtgia na columela e fazendo perder a columela

    cmo construir nova columela

    Reply
  12. andy

    alguem pode me ajudar em informcaoe squal o medico compitente a fazer essa cerurgia construcao de nova columela

    Reply
  13. Thaís

    preciso uma correção no meu nariz pois sofro bastante bulling’me chamam do ‘famoso nariz de coxinha’em fotos nunca me acho legal pois tenho a aba muito aberta!alguém tem um cirurgião de confiança e que não cobre muito caro pra me indicar?

    Reply
  14. Suerda

    Olá!

    Tenho a pretensão de fazer a minha rinoplastia em janeiro do próximo ano, sendo assim, quando devo iniciar este processo? Dois meses, três antes? ?? qual o tempo ideal de programação?

    Reply
  15. Paulo

    Olá!
    Tenho um nariz negróide(ñ dos mais grandes,porém as narinas ñ deixam de serem um pouco largas e o dorso um pouco achatado),e tenho bastante vontade de fazer minha rino.A minha duvida é:A uma maior dificuldade na operação por se tratar desse tipo de nariz?

    Reply
  16. Meire

    Boa noite gostaria de refazer a rinoplastia e preciso de uma indicação, alguém pode me ajuda, moro na região de Campinas .

    Reply
  17. Karinyy

    Boa noite tenho uma grande dúvida :

    Existe outro procedimento para ser feito a rinosseptoplastia alem da Aberta e Fechada?

    Exemplo: Da para o médico Cirurgião Plastico, cortar por dentro da boca? PQ MEU NARIZ TEM A GIBA REDONDONA A PONTA SABE?

    AGUARDO OBRIGADA <3

    Reply
  18. Brenda Gomes

    Eu já passei pela rinoplastia fechada na Montenegro Cirurgia Plástica e fiquei muito satisfeita com o resultado, minha autoestima está lá em cima! Parabéns ao Dr. Wagner Montenegro que realizou esse meu sonho!

    Reply
  19. Aldo dos Santos Sampaio

    Aldo .eu sonho em fazer um uma uma cirurgia plástica em meu nariz acho ele um pouco grande, alguém pode mim informar como devo fazer para encontrar o médico mais competente e com bom histórico de operar outras pessoas tento elas bons resultados? e tmbem o preço a essa cirugias

    Reply
  20. SONIA

    GOSTARIA DE SABER O PRECO RINOPLASTIA MEU NARIS E TORTO CORRIGIR A PONTA

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *